Veja tudo que rolou na segunda noite do Festival Virada Salvador

Devinho Novaes, Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Durval Lelys, Léo Santana e Mano Walter foram as atrações de sábado (29)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2018 às 15:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Secom Salvador/Divulgação

O Festival Virada Salvador 2019 teve seu segundo dia neste sábado (29). Após receber Milton Nascimento, Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba na sexta-feira (28), foi a vez de Devinho Novaes, Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Durval Lelys, Léo Santana e Mano Walter.

Ao todo, até o dia 1º, o evento receberá 29 shows, com mais de 70 horas de música, além de brinquedos como a roda-gigante e a tirolesa. A Prefeitura de Salvador espera que mais de 2 milhões de pessoas passem por lá.

Veja o que rolou:

***

Se liga no gigante

***

Habemus Léo! Léo Santana está comandando a quebradeira Depois de convidar o público pra ir com ele atrás do famoso bloco As Muquiranas, Léo continuou o show com sucessos como Dia de Maldade e Empina e Treme colocando o público da Arena Daniela Mercury para dançar.

***

Na expectativa Fernando de Jesus e Willian Cruz Os amigos Fernando de Jesus e Willian Cruz ja estavam se aquecendo antes do show começar. Eles sabiam que iam ouvir as novas músicas do gigante, mas estavam anciosos pelos sucessos também. " A santinha não pode faltar", disse Wilian. O show começou com 'Blogueirinha' um dos lançamentos de Léo Santana

***

Réveillon também é coisa séria"Este ano é a consolidação do Festival da Virada aqui nesta região da cidade. Estamos superando as marcas do ano pasado em todas as áreas. As ocupações dos hóteis chegam a quase 100%, o incremento na economia é de quase 500 milhoes de reais... Ontem teve publico de mais de 200 mil pesssoas, hoje a expectativa é de 300 mil. Graças a Deus, num clima de harmonia e tranquilidade. Isso coloca, hoje, Salvador como principal destino de Réveillon. Estamos fazendo a melhor festa da virada do Brasil." (Bruno Reis, vice-prefeito de Salvador)***

Todo top

O sucesso de Crush Blogueirinha, música de Léo Santana, está na casa dos 10 milhões de visualizações no Youtube. E o cantor já está cheio de novidades para seus ensaios de Verão, o Baile da Santinha. Assista:

***

Léo Santana tá na área! Cantor acabou de chegar na coletiva ***

O pranchão de Durval

"Meu estúdio é um lugar em que vários artistas gravam. Frequentado por Ivete, Márcio vitor, Léo Santana... Todo mundo grava lá. Nesse movimento surgiu a ideia de fazer o pranchão, que é o filho ou o neto da fobica, que é a mãe do Carnaval. Essa festa deu uma química perfeita..."

Assista ao depoimento completo de Durval, onde ele conta, inclusive, qual vai ser seu personagem no Carnaval 2019:

***

Enquanto Léo não vem... Gleiciane e as amigas: cochilo Conhece alguém que cochila em pleno show? Foi o caso da jovem Gleiciane Lima, 13, que estava recarregando as energias enquanto esperava o ídolo Léo Santana. "Acompanho ele tem muito tempo. Cheguei aqui às 14h e lutei pra conseguir esse lugar. Não posso perder", disse. De cartaz na mão, ela deseja realizar um sonho. "Quero muito que ele fale o meu nome", disse.

***

Gratiluz Durval Lelys (Foto: Jefferson Peixoto/Secom Salvador/Divulgação) Estar tocando aqui hoje a noite é uma dádiva de Deus. Obrigado por vocês estarem aqui. Aqui (na Boca do Rio) foi o primeiro bairro em que meus pais construíram uma casa. Eu só tenho a desejar um feliz ano novo e muito sucesso para vocês porque ser baiano é ser do cara***!

***

Desde 18h na grade pra ver o gigante Luana Oliveira, 21 Luana Oliveira, 21, é fã de Leo Santana e conta que já foi para "um bocado de show". O Festival da Virada, no entanto, é o único em que ela conseguiu ficar grudada na grade. "Foi difícil, eu tive que empurrar muita gente, mas tô aqui na frente esperando Leo", disse ela, que chegou à Arena Daniela Mercury às 18h.

***

Camarote bombando

Mais um poderoso que circulou pelo Camarote Virada Salvador foi o deputado federal eleito João Roma, que conversou com o Alô Alô Bahia. E você não vai acreditar quais são as duas atrações mais esperadas pelo político. Clique aqui e confira.

***

Rosa quer lacrar A corretora Rosa Lacroir A corretora Rosa Lacroir era uma das mais animadas no meio da multidão que se divertia com o show de Durval. "Meu querido, há mais de 20 anos eu pulo Carnaval com o Asa", falou, referindo-se à banda que consagrou o cantor baiano. Ela puxava as amigas pelo braço e não parava de dançar.

***

Carnaval tá chegando

Vai ter novidade no camarote do Nana em 2019. Quem anuncia é o empresário à frente do espaço, Hugo Ramos, que também é um dos responsáveis pela construção do camarote do Réveillon de Salvador. Confira a nota de Alô Alô Bahia.

***

Bem blogueirinha Marcos Araújo Marcos Araújo, 17, garantiu seu lugar na frente do palco desde as 17h. Ele é fã de Leo Santana e assistiu a todas as atrações coladinho no palco. "Era para eu ter ficado na frente, mas só consegui aqui na lateral, mas pelo menos tô conseguindo ver", destacou. Quando perguntado sobre qual música mais gosta do cantor, ele citou a nova, Crush Blogueirinha. E logo apontou para sí mesmo: "Tô blogueirinha, meu amor", disse rindo.

***

Durvalette Renata Ribeiro Renata Ribeiro, 35, colou na grade na hora do show de Durval e tem a letra das músicas na ponta da língua. Ela conta que é fã e já chegou a viajar para outros estados por conta do cantor.

***

Tô a toa!

Se ligue:

***

Durval é Com Amor

***

Dose-dupla Rosangela Santos Rosangela Santos, que trabalha em uma barraca de praia, veio aproveitar um combo. Os dois artistas que mais gosta vão se apresentar em sequência no Festival da Virada. "Cheguei aqui às 18h30. Vim pra ver Leo Santana e adoro Durval também", contou. Instantes depois, ouviu Durvalino começar o show com o sucesso 'Quebra Aê'.

***

Durval chegou! Eita! ***

Luan gosta de acarajé!

E com pimenta! Esse é o genro com o qual mainha sempre sonhou!

***

Sertanejo Cyber Punk

Você sabe o que significa cyber punk? Calma que Luanzinho te explica tudo sobre o tema do DVD que ele vai gravar em Salvador ano que vem:

***

Luan já tem convidado! O blogueiro das celebridades, Hugo Gloss, já entregou quem vai ser o primeiro convidado do DVD de Luan: Alok! ***

E a namoradinha, cadê?

***

Tudo sobre o DVD de Luan

Estou muito feliz, realizado. Sair de um show em Salvador já é histórico. Não só porque lancei um DVD mas é sempre lindo cantar para Salvador. A cidade tem uma energia muito diferente do Brasil. Muitos perguntam o motivo de Salvador e a gente não tinha um DVD no Nordeste e sempre havia esse pedido de um DVD em Salvador e eu espero que seja o melhor da minha vida.

De projeto para o ano que vem, o DVD vai consumir todo o nosso tempo. Eu espero que seja o maior show que Salvador já viu. Eu espero que seja o maior e melhor de todos. Espero que seja o melhor DVD do Brasil. Isso vai consumir muito do meu tempo. Quero compor muito e eu gosto de me envolver em todos os detalhes, então isso vai ser o meu projeto de 2019.

Assista à entrevista:

***

Bom-moço Luan Santana chamou o pessoal da limpeza pro palco e agradeceu "Essa festa só é possível por causa de vocês, viu?", afirmou o cantor, e tocou a música "Chuva de arroz" enquanto estava abraçado com eles. E assim, com muita emoção, acabou o show de Luan Santana no Festival Virada Salvador.

***

Quatro momentos de Luan no palco Cheguei! Mandando ver! Pensando em mozão Luanzinho fim de show (Fotos de Jefferson Peixoto/Seco Salvador/Divulgação)

***

Plateia poderosa O presidente da Câmara lamentou não ter conseguido ver Zezé di Camargo e Luciano, mas vai curtir Luan Santana Saiba mais, na nota exclusiva de Alô Alô Bahia.

***

Um baiano 'Di Camargo' O operador de xerox Deco Di Camargo: emoção e homenagem Se tem alguém que é apaixonado pela dupla Zezé di Camargo e Luciano, essa pessoa é o operador de xerox, André Silva, de 38 anos. Conhecido como Deco Di Camargo, o morador do Nordeste de Amaralina, vestiu uma camisa estampada com várias fotos de seus ídolos, levou também um cartaz e homenageou as filhas gêmeas de Luciano. Clique aqui e saiba de tudo.

***

Você quer toalha, @?

Eita, Luan pirracento... Mas no fim ele conta mais a gravação de seu novo DVD em Salvador.

***

Menino compositor Reinam Soares, 13 O menino Reinam Soares, de 13 anos, veio atrás de um sonho: que Luan Santana grave uma de suas músicas. Ele é compositor e fã do cantor. O desespero veio quando o cartaz que ele trouxe caiu na parte interna da grade, de acesso proibido ao público. O cartaz só voltou à mão dele com a ajuda de uma pessoa da produção do evento.

***

Eu, você, dois filhos e um cachorro

Cê topa, Luan?

***

10x Luan Nadja Vilas Boas (à esquerda na foto) está em seu décimo show de Luan Santana Esta é a 10° vez que Nadja Vilas Boas (à esquerda na foto) traz a filha para assistir ao show do sertanejo. Foram tantas vezes que as músicas estão na ponta da língua. E a emoção ao cantar também. Quem vê até pensa que é a mãe a fã do cantor. Ruth Lima, 57, também trouxe a filha, Emanuele, 15. Mas foi pela primeira vez.

***

Acordando o prédio

Vamo' acordar esse prédio Fazer inveja pro povo Enquanto eles 'tão indo trabalhar A gente faz amor gostoso de novo

***

Roda gigante Fabrício Lopes, Priscila Teles, e o pequeno Cauan Uma das atrações mais disputadas da noite está sendo a roda gigante. Com uma fila enorme, o tempo de espera para entrar no equipamento é de quase uma hora. Na cabine em que cabem quatro pessoas, a disputa é grande, mas tudo transcorre na maior calma. O casal Marcus Vinicius, 42, e Solange Galvão, 46, tiveram paciência e estavam na expectativa do passeio: “Espero poder me divertir e curtir a companhia num lugar diferente”, conta Marcus.

Já o caminhoneiro Fabrício Lopes, 32, trouxe a esposa Priscila Teles, 27 e o filho Cauan de 7 anos. Eles vieram ano passado e dizem que desta vez a fila foi menor e mais rápida. Para ele, apesar da rapidez da experiência, vale a pena enfrentar as dificuldades: “É bem rápido, cerca de 5 minutos. Lá de cima dá pra ter uma vista privilegiada. Isso não tem preço”, comemora.

***

Fã-mirim Regiane Cruz e o filho Paulo Felipe Regiane Cruz, 29, veio por um motivo especial: trazer o filho Paulo Felipe, 7, fã incondicoional de Luan. "A familia toda gosta, mas ele é o maior fã. Vim por causa dele", disse a mãe. Sentado na grade, o garoto cantava todas as músicas junto com o ídolo. "Eu adoro o Luan", falou. A mãe sonha em conseguir que o garoto ganhe um abraço do cantor. Paulo Felipe metendo dança ***

Luan <3

Olha que fofura Luan Santana começando seu show no Festival Virada Salvador:

***

Na paz O posto de saúde do Festival Virada Salvador Até o momento, o posto de saúde do Festival Virada Salvador está tranquilo. Foram feitos 16 atendimentos, mas nenhum caso grave, a maioria por causa de pressão alta ou mal-estar relacionado ao uso de bebidas alcoólicas. Nenhuma cirurgia nem remoção. E nenhuma fã de Luan Santana ficou desidratada de tanto chorar. Ainda.

***

Premonitórias Ano passado, Lavínia e as amigas levaram uma faixa pedindo que Luan gravasse seu próximo DVD em Salvador No dia 29 de dezembro do ano passado, no Festival Virada de 2018, esse grupo de amigas trouxe uma faixa pedindo que Luan Santana gravasse seu DVD em Salvador. Hoje, elas comemoram a notícia. "Nós passamos por muita coisa. Estou muito ansiosa", disse Lavínia Gomes, 17, chorando.

***

Mas sua filha gosta... A estudante Gabriela Souza A estudante Gabriela Souza, 14, da frente do palco já estava ligada na notícia da gravação do novo DVD de Luan Santana. "Minha mãe não gosta de Luan. Fica reclamando. Mas desde que soube que o DVD podia ser aqui, sabia que ia dar um jeito de ir", disse. A história de Gabriela acompanhando Luan na Virada é antiga "Meu primeiro show dele foi aqui, no Festival da Virada, em 2015. Depois, fui a todos de Salvador. Peguei até uma toalha dele, fica na cabeceira da minha cama", avisou.

***

Antenadíssimos Olha que príncipe! "Uh, é DVD! Uh, É DVD!" - esse foi o grito dos fãs, em coro, quando anunciaram o nome de Luan Santana. O cantor sertanejo subiu no palco cantando a música Vingança.

***

Delícia de camarote A pizza brotão da Di Mari (Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia) Sabe o que bombando pra comer no camarote? Alô Alô Bahia conta tudo sobre as pizzas que estão fazendo o maior sucesso entre os vips do evento: clique aqui.

***

Amor de fã Luan levou multidão de fãs Fã clubes se uniram na grade, na espera pelo cantor sertanejo Luan Santana. Quando soube do anúncio do DVD em Salvador, a turma comemorou. "Já vamos dormir na porta desde hoje", disse Breno Santos, de 17 anos (ao fundo).

***

Só nos lanches Duda, da banda de reggae Diamba: Vila Gastronômica é 'o verdadeiro camarote do povo' Duda, vocalista da banda de reggae Diamba, estava circulando na Vila Gastronômica e elogiou a organização do local: "Tem opções pra todo mundo aqui. Acho que esse é o verdadeiro camarote do povo. Também rola uma integração harmoniosa e legal entre a galera que vende comida".

***

Teremos gravação de DVD de Luan Santana em Salvador!

Cantor anunciou escolha pela capital baiana neste sábado (29), pelo Instagram - mesmo dia em que se apresenta no Festival Virada Salvador. O DVD será gravado dia 19 de maio de 2019, no Parque de Exposições. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 7 de janeiro. Luan gravará seu DVD em maio, no Parque de Exposições (Foto: Reprodução) ***

É o amoooooooooor!

***

Em pedaços:

Veja mais trechos do show:

***

Transmissão proibida

A produção de Zezé Di Camargo & Luciano, infelizmente, proibiu a transmissão do show deles. No lugar, fique com o espetáculo de Claudia Leitte, que permitiu a exibição - da mesma forma que atrações como Milton Nascimento, Bell Marques e Harmonia do Samba.

***

Em vídeo

Veja um trecho do show de Zezé di Camargo e Luciano:

***

Surpresa!

Creusa de Souza, 45,  e sua filha Elaine, de 21, vieram de São Paulo para passar a virada de ano em Salvador. Para surpresa da diarista, que era uma das mais emplogadadas na plateia, um de seus maiores ídolos iam tocar e ela nem sabia: "Sou super fã de Zezé de Camargo e Luciano e foi uma grande surpresa saber disso hoje. Já chorei muito ouvindo eles", conta. Creuza e Elaine vieram de São Paulo para curtir o Réveillon em Salvador (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Chegou cedo

Aislane Melo, de 17 anos, chegou 8h da manhã e está esperando seu ídolo Luan Santana. “Por ele eu faço tudo que for possível. É um grande amor”. Aislane chegou para o Festival às 8h (Foto: Carla Galrão/CORREIO) ***

Para onde ele for...

Ingrid Cruz, 18, veio para seu 25º show de Luan Santana. “Eu sou fã dele há 9 anos já. Amo muito. Sempre que eu vou para esses shows, chego cedo para ficar na frente”, conta ela. Ingrid está grudada na grade ainda no show de Zezé Di Camargo & Luciano.  Ingrid tem até tatuagem para Luan Santana! (Foto: Júlia Vigné/CORREIO) Ingrid disse que vai correr atrás do cantor após o show. “Vou no hotel, no aeroporto. Em todos os lugares. Quero falar com ele”, disse a menina, que foi de ônibus de Lauro de Freitas.

***

Sonhando...

Andrea Souza, 19, diz que desde os cinco anos acompanha Luan. Quando criança, tinha que convencer os pais para ir aos shows. Hoje, ela - que faz parte de um fã clube batizado Meteorinhas do Luan -  sonha com um anúncio do ídolo. Andrea faz parte do Meteorinhas do Luan (Foto: Gabriel Amorim/CORREIO) "Minha expectativa é ele dizer que o novo DVD vai ser gravado aqui em Salvador", disse ela

***

Começou!

Com a música Sonho de Amor, Zezé Di Camargo & Luciano iniciam a apresentação no Festival Virada Salvador. Zezé e Luciano já estão se apresentando (Foto: Reprodução) ***

A animação não termina

Até no intervalo tem animação. Enquanto espera a próxima atração, o público curte a agitação da FitDance. A FitDance se apresenta nos intervalos dos shows (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Momento fofura!

Por essa a gente não esperava! Devinho chamou a avó, Dona Lourdes, para subir no palco - brincando que, se ela não fosse, ele não a deixaria tirar foto com Mano Walter, última atração da noite. E ainda deu o microfone a d. Lourdes, para ela mandar uma mensagem para o público."Gente, quero agradecer a Deus e a vocês de Salvador, por darem essa oportunidade a Devinho. Feliz ano novo, muita prosperidade! Voltaremos sempre", falou a avó do artista, Dona Lourdes, que também cantou trechos de Alô Dono do Bar.  Devinho e Dona Lourdes no palco (Foto: Reprodução) ***

Nova tentativa

Mais uma vez, Devinho canta a música Zé da Recaída. E, depois, Desça Daí, Seu Corno - o mesmo sucesso que ele estava intepretando quando a energia sumiu. Mas deu tudo certo agora! E o público acompanhou.

***

Ídolo e fã

Chegando no fim da sua apresentação, o Boyzinho interpretou trechos de É o Amor, megahit de Zezé Di Camargo & Luciano - que sobem ao palco logo em seguida.

***

Vem aí música nova

No palco do Festival Virada Salvador 2019, Devinho anunciou que lançará CD novo em janeiro. Ele aproveitou o evento para cantar trechos das músicas.

***

Matando a saudade

A admiração de Raiane Freitas, 21 anos, por Devinho Novaes é recente - tem cerca de um ano -, mas a atendente já pode se orgulhar de ter abraçado o cantor. No cartaz, ela explicita a vontade de estar próxima do ídolo mais uma vez. Raiane já conseguiu abraçar seu ídolo (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) "Gastei meu salário quase todo para ir no show, mas valeu a pena pelo abraço. Quero repetir a dose hoje", falou.

***

Boyzinho temático

Devinho entrou, de fato, no clima da música Volta Boyzinha. O motivo? Ao cantar os primeiros versos da canção, ele apareceu com um copo de bebida na mão (e falou que era cachaça). Não entendeu? É que o hit começa falando: "Eu só paro de beber/ Se minha boyzinha voltar".  O artista e seu copo de cachaça na mão (Foto: Reprodução) ***

Só sucessos

Devinho incluiu no repertório as músicas My Baby (hit de Zé Felipe com Naiara Azevedo e Furacão Love), Atrasadinha (sucesso de Felipe Araújo com participação de Ferrugem) e Cuidado (de Gaab). (Foto: Reprodução) ***

No coro

Legião de traídos canta "Desça Daí, Seu Corno":

***

Oops...

Palco do Festival Virada Salvador se apagou e Devinho voltou ao camarim. Problema durou poucos minutos, mas já foi resolvido. Não sem antes o cantor fazer uma brincadeira ao voltar..."Eu acho que o gerador parou porque o cara que tava coordenando ali era corno", riu. Lembrando que ele estava cantando a música Desça Daí, Seu Corno quando houve o problema. Retornou interpretando O Bebê. O apagão durou pouco tempo (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Sofrência no palco"Já tem alguém que levou o galho aí? Então Desça Daí, Seu Corno", falou Devinho, antes de começar os trechos de Desça Daí, Seu Corno. Público canta junto.***

Começou!

Devinho já está no palco! Ele escolheu Alô Dono do Bar, parceria com Wesley Safadão, para abrir seu show."É um prazer imenso estar pela primeira vez nesse Réveillon de Salvador", comemorou. Cenas do clipe da música apareceram no telão (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

Tá chegando a hora

Últimos ajustes para o show de Devinho, primeira atração do dia. Público já espera Devinho (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Romance no ar

O casal Carlos Cerqueira, 19, e Flávia Aguiar, 15, esperam ansiosos pelo show de Devinho, primeira apresentação do dia. Em clima de romance, os dois esperam curtir todas as bandas e acreditam que esse é um bom dia para se curtirem. " Acho que hoje vai ser mais tranquilo. Dá pra namorar sem me preocupar muito e dançar agarradinho", diz Carlos. Carlos e Flávia estão ansiosos por Devinho (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Luan-loucas

Toda loucura para fã de Luan Santana é pouco. Tem gente que veio de Itabuna, distante de mais de 400 km de Salvador, escondidada do pai, só pra ver o sertanejo, como fez a estudante Talita Damasceno, de 18 anos. Já a moradora da Federação, Jamily Costa, que hoje tem 17, aos 14 se arriscou viajando sozinha para outra cidade só para ver o ídolo. As fãs de Luan já estão coladas na grade do Festival (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) Também tem quem não se contenta com apenas com o show. A auxiliar de DJ, Karine Santos, 18, saiu de Mar Grande, onde mora,  bem cedo para chegar à Boca do Rio por volta das 08h. Pretende ir ao hotel onde o cantor está hospedado para encontrar com ele. Se não o achar por lá vai apelar para outra estratégia: "Sei qual o restaurante preferido dele. Se ainda assim não conseguir, vou esperar ele no aeroporto ou qualquer outro lugar", revela.

A sua amiga de longa data Ingrid Cruz, 18, tem gravada na pele a sua admiração pelo artista, com uma tatuagem em sua homenagem.

***

No estilo

Apesar de baiano e admirador do pagode e axé, Jones Salles não esconde que seu gênero favorito é o sertanejo. Aos 43, ele se apaixonou pela música sertaneja ouvindo Zezé Di Camargo & Luciano, por isso veio ao Festival com trajes que homenageiam o estilo. Jones prefere o sertanejo, mas também curte pagode e axé (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) "A organização está de parabéns por trazer o sertanejo clássico e também o moderno, com Luan Santana. Mas, independente da minha preferência, vim para curtir de tudo. O melhor dessa festa é a mistura, que é a cara da Bahia", afirma.

***

Como assim???

Os amigos Rodrigo Pinho e Aislane Melo, ambos de 17, saíram de Santo Antônio de Jesus só para ver o cantor Luan Santana. “Pegamos ferry e topique, viemos direto pra cá. Estamos aqui desde 8h, no sol quente”, conta Aislane. Já Rodrigo, além de tudo isso, mentiu para os pais. “Eles não sabem que estou aqui, fugi de casa. Só vão saber quando eu voltar”, revelou. Rodrigo e Aislane: de Santo Antônio de Jesus para ver Luan Santana (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Devinho no camarim!

Cantor repostou vídeo em que aparece preparando o look para o espetáculo. (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Gosta do Instagram Stories?

Segue a gente no nosso perfil, @correio24horas! Temos conteúdo especial por lá também <3 Nosso Stories tem entrevistas, em vídeo, com a galera que está no Festival (Foto: Reprodução) ***

Chegaram antes de meio-dia!

As amigas Nair Pereira, Railana Santos e Mariana Lopes chegaram antes de meio-dia para não correrem o risco de ficar longe do palco na hora que Luan Santana começar sua apresentação. Elas se conheceram pela internet e, do amor pelo cantor, nasceu o fã clube Luan Santana Bahia. Nair, Railana e Mariana fundaram o fã-clube Luan Santana Bahia (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Tome cuidado!

Apesar de ter registrado um número menor de ocorrências - redução de 8% em relação ao mesmo dia do ano passado -, a primeira noite do Festival Virada Salvador teve um crescimento significante em relação ao número de documentos perdidos - 114 itens, um aumento de 260% em relação ao ano passado. 

“Voltamos a orientar que os participantes do evento levem apenas o que for necessário, evitando grandes volumes de utensílios que não terão utilidade durante a festa. Isso minimiza as chances de se perder alto”, recomendou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima, Maurício Lima. 

***

Menos ocorrências

O primeiro dia do Festival Virada Salvador anotou uma redução de 8% no número de ocorrências em comparação com o mesmo dia do ano passado. Mesmo com as 250 mil pessoas presentes na Arena Daniela Mercury, segundo a prefeitura de Salvador, não foram registradas ocorrências graves pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou Guarda Civil Municipal. 

O módulo assistencial à saúde montado pela Prefeitura para a festa registrou 63 ocorrências contra 69 do evento do ano passado. A maior parte dos atendimentos foi de natureza clínica (41) - enjoo, intoxicação alcoólica e cefaleia. Outros 22 atendimentos - nove em ortopedia e outras 13 cirurgias de pequeno porte - também foram contabilizamos nesta primeira noite de festa. 

***

Fãs desde os anos 90

As amigas Osana Rodrigues, Cleane dos Santos e Taís Farias saíram de Águas Claras ao meio-dia, para chegar cedo ao Festival e garantir um lugar perto do palco para assistir o show de Zezé de Camargo & Luciano. As três formaram o fã clube há pouco mais de um ano, quando a dupla se apresentou na Arena Fonte Nova, mas garantem que acompanham os ídolos desde a década de 1990. Osana, Cleane e Taís criaram o fã-clube da dupla há pouco mais de um ano (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) Elas trocam ideias e marcam encontros através de um grupo do Whatsapp, onde é proibido falar sobre outro assunto. Hoje, a expectativa é de um show cheio de emoção, já que elas dispensam o termo sofrência. "Nosso sonho é encontrá-los pessoalmente, imaginar um beijo e um abraço neles, até me arrepio só de pensar", diz Taís mostrando a pele arrepiada.

***

Pontuais

O público já começa a chegar para o Festival Virada Salvador. Os portões abriram pontualmente às 16h. O público já está entrando na Arena Daniela Mercury (Foto: Anderson Ramos/CORREIO) ***

Pertinho do ídolo

O show de Devinho Novaes só começará 18h... Mas, 1h30 antes, a frente do palco está cheia de gente! Os fãs do cantor já chegaram para guardar lugar e acompanhar a apresentação do ídolo, o mais perto possível. A frente do palco já está cheia de fãs de Devinho (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) ***

Segura essa marra, Salvador!

Olha só quem já está preparado para embarcar rumo à capital baiana: Luan Santana fez pose em frente a um jatinho (Foto: Reprodução/Instagram) Mal pode esperar para o show de Luan? Anote: ele se apresenta depois de Devinho Novaes e Zezé Di Camargo & Luciano.

***

Turistando

O cantor Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, já está pela Bahia há dois dias. Ontem, ele visitou o Projeto Tamar, na Praia do Forte, junto com a mulher, Flavia, e as filhas, Helena e Isabella. Luciano e a família posaram para foto na placa do Tamar (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Point das selfies

Na primeira noite do Festival Virada Salvador, o público escolheu o melhor lugar para fazer centenas de selfies: a roda-gigante. Desde a abertura da Arena Daniela Mercury, grandes filas foram formadas na entrada da atração, que é gratuita. O passeio na roda-gigante é gratuito (Foto: Betto Jr./CORREIO) Para que todos possam desfrutar do atrativo, o brinquedo é adaptado para pessoas com deficiência. Uma das cabines tem toda a estrutura para uma cadeira de rodas e um acompanhante. Cada participante tem direito a uma volta.

O equipamento chegou ao Brasil em 2015. Além do Festival Virada Salvador, a roda-gigante já passou pelo Rock in Rio, Villa Mix Goiânia, Lollapalooza, Game XP, no Rio de Janeiro e Vaquejada do Milhão 2018. Longas filas se formaram na entrada do brinquedo na primeira noite do Festival (Foto: Betto Jr./CORREIO) No Festival Virada Salvador, ano passado, pelo menos 45 mil pessoas andaram na roda-gigante, nos cinco dias de festa.

***

Boyzinho está na área!

Às 18h, Devinho Novaes, o 'boyzinho' abre o segundo dia do Festival Virada Salvador. "Hoje tem o Réveillon de Salvador, vai ser o fluxo!", comemorou o cantor, natural de Aracaju.Quer já entrar no clima? Veja os clipes de dois sucessos do artista, Como A Culpa É Minha? (Oi Nego) e Alô Dono do Bar, parceria com Wesley Safadão.

***

Programação completa

Os shows começam às 18h neste sábado (29). A abertura dos portões é mais cedo, a partir das 16h. Confira a ordem das apresentações:

Devinho Zezé Di Camargo & Luciano Luan Santana Durval Lelys Léo Santana Mano Walter

***

Quer ficar conectado?

Quem não quiser perder a oportunidade de registrar todos os momentos da festa poderá contar com a rede de wi-fi gratuita que a prefeitura irá oferecer. São 80 antenas espalhadas pelo entorno da arena. Para acessar, é só procurar a rede aberta #conecta_salvador e apertar em "conectar".

***

Além dos shows

O Festival Virada Salvador 2019 também terá vila gastronômica a espaços de lazer para adultos e crianças, além dos shows.

Feira Criativa - Nos intervalos dos shows e quando bater aquele cansaço, os mais de 2 milhões de pessoas poderão dar uma passada na Feira Econômica Criativa, que terá 40 estandes, que, além de opções gastronômicas, ofertarão acessórios, camisetas e galeria de achados criativos.

Vila gastronômica - Além da Feira Econômica Criativa, a Arena Daniela Mercury também terá uma Vila Gastronômica com comidas típicas da Bahia e com um espaço para food trucks com cardápios variados.

Espaço Kids - Para aqueles que irão levar crianças, haverá todos os dias programação das 16h às 18h. Hoje e nos dias 30 e 1º, a programação fica com a Eureka Brincantes. Amanhã, terá Palhaça Colmeia com brincadeiras Sustentáveis e oficina de bolha de sabão gigante com Pelotão Verde. A oficina também funcionará no dia 1º. As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis para participar das brincadeiras.

Roda-gigante - A maior roda-gigante da América Latina, com 36 metros de altura, deve receber mais de 10 mil pessoas por dia neste fim de ano. Ela tem capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez e funcionará das 16h às 3h da manhã. Cadeirantes também têm acesso à roda-gigante.

Tirolesa - Além da roda-gigante, o evento também terá uma tirolesa com 10 metros de comprimento e 80 de extensão. Crianças entre 5 e 16 anos podem se aventurar na tirolesa - que descida com velocidade de até 30 km/h - mas terão que estar acompanhadas de um adulto. ***

Vai pro festival? Veja acessos e opções de transporte:

As três entradas para a Arena Daniela Mercury contarão com o controle de policiais militares e o auxílio de detectores de metal. O acesso 1 fica na orla; o 2 fica em frente ao posto de gasolina da região e antes da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Já o acesso 3 é exclusivo para quem vai parar o carro no estacionamento da Arena Daniela Mercury, que terá 500 vagas na área do antigo estacionamento do Aeroclube, com valor de R$ 30.

Estacionamento -  A Transalvador disponibilizará 1.700 vagas de estacionamento para o público que pretende ir de carro à festa, sendo 1,2 mil vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, no valor de R$ 20, e 500 vagas na área interna do antigo Aeroclube, no valor de R$ 30. Na área externa será possível estacionar no Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado WallMart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba, e em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado. O evento também terá local para estacionar bicicletas e um espaço acessível para cadeirantes.

Transporte público -  Uma operação especial colocará 400 ônibus diários em três áreas da cidade: orla, Centro e Subúrbio. Das 22h às 5h, 56 ônibus extras da frota reguladora rodarão na cidade. Um ponto especial de táxi e mototáxi será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à arena. O metrô terá funcionamento especial: as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa irão antecipar a abertura para embarques e começarão a transportar os passageiros a partir das 4h.

Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros, enquanto a partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações. No dia 1º de janeiro, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também estenderão seu funcionamento até 1h da manhã.

Ônibus:  Operação especial 38 linhas que compõem uma frota de 400 veículos terão horário de atendimento prolongado. O esquema contará ainda com mais 56 veículos extras da frota reguladora. 

Horário estendido Neste sábado (29) e domingo (30), as 38 linhas circularão das 16h até 5h da manhã do dia seguinte. Para o festival, será criada a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, para atender passageiros que utilizarão o metrô. Nesse caso, serão 18 veículos operando das 18h até 0h. No dia 31, essa linha irá operar com frota de 36 veículos. O ponto de embarque e desembarque ficará na Rua Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil. 

Confira as linhas reforçadas    Código - linha  0218 Ribeira - Pituba 0324 Marechal Rondon - Pituba 0345 Boa Vista de São Caetano - Pituba 1538 Conjunto Pirajá - Pituba 1508 Pirajá - Pituba 1616 Plataforma - Pituba 1637 Mirante Periperi – Boca do Rio 1611 Paripe - Pituba 1634 Alto de Coutos - Pituba 1643 Fazenda Coutos - Pituba 1644 Base Naval - Pituba 1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba 1129 Cabula VI - Pituba 1363 Pau da Lima - Aeroclube 1114 Pernambués - Pituba 1129 Cabula 6 - Pituba 1220 Mata Escura - Pituba 1247 Conj. Arvoredo/Tancredo Neves – Estação do Imbuí (Prolongada até o Festival da Virada. 1238 Jardim Santo Inácio - Pituba 1305 Castelo Branco - Pituba 1320 Pau da Lima - Nordeste 1356 Nova Brasília - Pituba 1420 Boca da Mata - Pituba 1436 Cajazeira 11 - Pituba 1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio 1231 Sussuarana – Barra R2 0412 Duque de Caxias - Pituba 0426 Santa Monica - Pituba 0422 Pero Vaz - Itaigara 0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2 0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios 0813 Pituba – Vila 2 de julho/Trobogy 0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho 1034 Parque São Cristovão - Barroquinha 1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1 0315 Fazenda Grande do Retiro -Itapuã 1632 Fazenda Coutos - Aeroporto 1653 Paripe - AeroportoPontos  As linhas de ônibus sentido Centro terão 2 pontos: na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao antigo restaurante Agdá; e na mesma via, em frente ao Iemanjá. Já no sentido Itapuã, haverá ponto na Av. Octavio Mangabeira em frente ao Iemanjá; e o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

De táxi ou mototáxi: Ponto Ficará na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja, estará sinalizado com balões. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura. 

Trânsito:Sem interdições A Transalvador montou uma operação de trânsito na região do antigo Aeroclube. Assim como no ano passado, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região.

*Fazem parte da 13ª turma do Correio de Futuro, sob supervisão de Jorge Gauthier.