Velejador Aleixo Belov retorna a Salvador após quinta volta ao mundo

Ucraniano radicado na Bahia foi recebido por familiares e amigos no 2º Distrito Naval de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 15:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

O navegador Aleixo Belov, 75, ucraniano radicado na Bahia, retornou, neste sábado (4/8), de sua quinta volta ao mundo, que tinha o objetivo de chegar ao Alasca.

O veleiro Fraternidade, que tem estrutura de aço e mais de 20 metros de comprimento, chegou às 10h ao 2º Distrito Naval de Salvador. Aleixo e equipe foram recebidos com flores, baianas de acarajé e banda, depois de mais de 600 dias em alto mar.

Dentre as autoridades presentes, estava o comandante 2º Distrito Naval, Almirante Garnier, que o homenageou pelo êxito da expedição.

No discurso ao público, Belov reforçou o quanto o momento era especial: “Foram dias intensos desbravando o mar, o vento, as tempestades, conhecendo culturas exóticas, cenários paradisíacos, mas o meu maior sonho era chegar em casa. Agora, quero descansar e cuidar da minha saúde”. Aleixo Belov e equipe foram recebidos com festa no retorno a Salvador Aleixo informou ainda que a viagem pode virar livro e filme. “Consegui preencher 17 cadernos de 200 páginas cada, além de produzir mais de 20 vídeos. Todo esse material servirá para fazer a minha próxima obra e possível longa-metragem ou série”, revelou.

Na expedição ao Alasca, ele navegou oceanos acompanhado de outros tripulantes, diferentemente de em sua primeira volta ao mundo, em 1980, que completou totalmente sozinho. No Brasil, a única parada foi em Natal-RN.

O Fraternidade passou por Caribe, Panamá, Galápagos, Ilhas Marquesas, Havaí e, finalmente, o gélido estado estadunidense. No trajeto de volta, regressando à capital baiana, a embarcação percorreu as Ilhas Marshall, Micronésia, Bali, Durban e Cidade do Cabo, na África do Sul.