Velejadora que disputou Jogos de Tóquio morre afogada em treino

Atleta olímpica Eya Guezguez, de 17 anos, não resistiu a naufrágio; irmã gêmea sobrevive

Publicado em 11 de abril de 2022 às 19:59

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução

A atleta olímpica Eya Guezguez, de 17 anos, morreu após sofrer um naufrágio enquanto treinava na Tunísia. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta segunda-feira (11). A velejadora foi a jovem representante da modalidade a disputar os Jogos de Tóquio, no ano passado.

A tunisiana treinava ao lado da irmã gêmea Sarra no domingo (10) quando o barco virou no mar por causa dos fortes ventos na região e naufragou. Eya morreu afogada, enquanto Sarra sobreviveu. As duas competiam juntas na vela, e formaram a dupla mais nova a representar a Tunísia em Olimpíadas.

"Estou chocado com a notícia da morte da velejadora Eya Guezguez. Ela foi um talento inspirador e um modelo para a geração de seus atletas", lamentou o alemão Thomas Bach, presidente do COI.

Eya e Sarra tinham apenas 16 anos quando competiram nos Jogos de Tóquio. As duas terminaram na 21ª posição da classe 49er FX, que teve o bicampeonato das brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze. Elas planejavam disputar também Paris-2024.

"A participação de Eya Guezguez em Tóquio 2020 ao lado de sua irmã gêmea Sarra continuará motivando as meninas em todos os lugares. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e a comunidade olímpica na Tunísia", completou Bach.