Velocidade na telinha

Por Antonio Meira Jr.

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Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 05:00

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O brasileiro Bruno Senna é um dos pilotos profissionais que aparecem no filme. Na foto, ele pilota um bólido da RGR nas 6 Horas do México (Foto: José Mário Dias) O Netflix começou a oferecer este mês o documentário Ricos e Velozes, que mostra os desafios de quatro empresários que decidem competir nas pistas depois de conseguirem sucesso em suas carreiras. Além da simples aventura de ricos, o longa mostra os bastidores das competições e revela como é feita a inclusão de amadores em provas importantes, como as 24 Horas de Le Mans. Outro tema abordado é o relacionamento gerado entre os esportes a motor e os negócios. Além de pilotos amadores, chamados de Gentleman drivers, estão no filme profissionais, como os brasileiros Bruno Senna e Pipo Derani. Estão disponíveis ainda no Netflix um documentário sobre Frank Williams, criador da equipe de F1 homônima, outro sobre o piloto Ayrton Senna e Apex - A História do Hipercarro.

BALANÇO DE JANEIRO As vendas de automóveis e comerciais leves começaram o ano em alta em relação ao mesmo período de 2018. Foram emplacadas 190.752 unidades em janeiro, volume 8,67% maior que no mesmo mês do ano passado. Para o mercado de caminhões e ônibus, o crescimento foi ainda maior: 58,46%. Os emplacamentos passaram de 5.708 em janeiro de 2018 para 9.045 em janeiro deste ano. O emplacamento de motocicletas passou de 77.021 para 90.722, acréscimo de 17,79%.

DIVISÃO POR MARCA A participação das marcas nas vendas de automóveis e comerciais leves manteve as três primeiras colocadas nas mesmas posições. A General Motors em primeiro com 18,99%, o que corresponde a 36.215 emplacamentos, seguida pela Volkswagen com 14,71% e Fiat com 13,72%. A Toyota surpreendeu e ficou com a quarta posição, com 8,60% de participação. A marca japonesa foi seguida de perto pela Renault (8,57%) e Ford (8,52%). A Hyundai (7,12%) ficou em sétimo, com a Honda (5,18%) em oitavo, Jeep (4,67%) em nono e Nissan (3,41%) em décimo. As demais somaram 7%.

OS MAIS VENDIDOS Entre os modelos, o Chevrolet Onix manteve a liderança. No primeiro mês do ano, o hatch teve 18.842 unidades emplacadas no país. O Ford Ka (8.023) ultrapassou o Hyundai HB20 (7.249) na briga pelo segundo lugar. O Chevrolet Prisma, configuração sedã do Onix, ficou com a quarta posição com 6.924 exemplares e o Volkswagen Polo fechou janeiro em quinto com 5.422 emplacamentos. Da sexta à décima posição ficaram: Renault Kwid (5.336), VW Gol (4.996), Fiat Argo (4.920), Fiat Strada (4.790) e Jeep Renegade (4.783). MERCADO ESTADUAL  Na Bahia, o Chevrolet Onix também é o líder: foram 739 unidades emplacadas no último mês. A segunda posição ficou com o Ford Ka (504) e a terceira com o Hyundai HB20 (317). A grande diferença para o mercado nacional vem com a Fiat Toro na quarta posição com 305 emplacamentos e a Fiat Strada na quinta com 274 unidades. Da sexta à décima ficaram: Chevrolet Prisma (265), Renault Kwid (243), Fiat Argo (230), Toyota Corolla (201) e Ford EcoSport (194). Diferente do que acontece na média de vendas nacional, nenhum modelo da Volkswagen aparece entre os dez mais vendidos no estado. A melhor posição é a do Polo (164), a 15ª. SEMINOVOS NA BAHIA Entre os carros usados, o mais comercializado no estado foi o Volkswagen Gol, com 2.221 unidades. A segunda, a terceira e a quarta posições ficaram com modelos da Fiat: Palio (1.666), Uno (1.504) e Strada (1.303). O Chevrolet Celta (1.147) ficou em quinto e o Fiat Siena (929) em sexto. Fechando os dez primeiros vieram Ford Fiesta (860), Hyundai HB20 (673), Ford Ka (671) e Toyota Corolla (639). SALÃO DUAS RODAS Agendado para acontecer em São Paulo entre 19 a 24 de novembro, o Salão Duas Rodas teve três baixas. BMW, Ducati e Harley-Davidson, que produzem  no país, anunciaram que não vão participar da mostra . Já Honda, Yamaha e Kawasaki confirmaram a presença.