Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Coach de carreira Ítalo Garrido explica como romper o ciclo da desmotivação e crescer na carreira
Da Redação
Publicado em 4 de junho de 2018 às 06:00
- Atualizado há um ano
Com a rotina corrida, as contas que não fecham, o acúmulo de tarefas, a falta de oportunidades e a dificuldade em ascender na organização é comum que muitos trabalhadores se acomodem em um emprego e deixem de investir no crescimento profissional. O conjunto desses fatores geralmente resulta em uma constante insatisfação com o emprego e queda na produtividade. A longo prazo, esse ciclo pode criar uma imagem negativa e levar à demissão. Em outros casos, isso acontece porque os profissionais têm medo de sair da zona de conforto e não se sentem confiantes o suficiente para buscar novos desafios. Em entrevista ao CORREIO, o life coach e coach de carreira Ítalo Garrido fala sobre o tema e ainda cita algumas dicas de como romper este ciclo.
Existe um perfil de funcionário mais propenso à estagnação? Sim, o funcionário da geração Y (pessoas nascidas entre 1980 e 1997). Esta geração busca crescimento rápido, é extremamente ansiosa e imediatista. Em alguns momentos, funcionários mais antigos, que não se sintam reconhecidos ou acompanhados, tendem a possuir propensão à motivação.
Quais são os principais fatores da desmotivação e como driblá-los? Os fatores de desmotivação tendem a variar para cada pessoa, visto que cada uma tem suas queixas e insatisfações. Os principais fatores de desmotivação podem estar relacionados à falta de reconhecimento profissional, condições inadequadas de trabalho, salário baixo ou insatisfatório, modelos de gestão autocráticos, conflitos nas relações de trabalho, além da falta de comunicação e clima organizacional. As melhores formas para driblar esses fatores são, acima de tudo, o autoconhecimento, a aceitação daquilo que não se pode mudar e a superação constante das limitações individuais, além de se desenvolver e qualificar não somente como profissional, mas também como pessoa.
O que fazer quando o profissional começa bem, com vontade de crescer, mas se desmotiva com o tempo? Neste caso, deve-se verificar o que aconteceu, se algo mudou na empresa ou na própria pessoa, refletir sobre o que levou à desmotivação e à falta de desejo de crescimento. Após a reflexão se faz necessário procurar o líder para uma boa conversa e expor seu ponto de vista, solicitar feedback, mudança de setor ou se colocar à disposição para novos desafios. Em paralelo, é uma boa oportunidade para atualizar seu currículo, analisar como anda o mercado de trabalho e ampliar seu network, buscar um coach e outro emprego.
Como o gestor pode perceber que um funcionário corre o risco de comprometer o resultado por conta da desmotivação? O primeiro fator de observação é o comportamento. O funcionário não participa tanto, demora em responder e-mails e solicitações, fica mais calado (humor alterado) além de não atingir as metas e objetivo e também não faz mais nada além do que foi pedido. Neste caso, o gestor deve convidar o funcionário para aplicar um feedback num local reservado. Deve-se neste instante relatar a importância que o funcionário tem para a empresa, reforçando seus pontos fortes e ajustando os pontos de melhoria.
O que as empresas podem fazer para manter o trabalhador motivado? Investir no capital humano organizacional, proporcionando melhoria na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, além de desenvolver e capacitar funcionários e líderes. Criar um clima ético e harmonioso entre colaboradores, proporcionando que os mesmos se sintam ouvidos, reconhecidos e valorizados com salários e benefícios.
Drible o comodismo e cresça na carreira
Atualização Atualize-se, capacite-se e esteja em constante desenvolvimento;
Fora da caixa Evite o óbvio, seja inovador;
Objetivos Estabeleça metas, sonhos e busque alcançá-los com planejamento;.
Positividade Acredite mais em você. Se você quer, você pode;
Network Mantenha sua rede de relacionamento viva e em constante movimento;
Ética Não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética. Através dela o profissional ganha confiança e respeito de superiores e dos colegas.
Comprometimento Tenha compromisso com as metas estabelecidas pela empresa e também com as suas próprias metas.
Comunique-se Seja um excelente comunicador, saiba externar claramente suas ideias.
* Com supervisão do editor Flávio Oliveira