Vencedores da Class40 da regata Jacques Vabre chegam a Salvador

Franceses foram os campeões após quase 18 dias de percurso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2019 às 14:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A 14ª regata Transat Jacques Vabre conheceu sua última dupla campeã na madrugada desta quinta-feira (14). Os franceses Ian Lipinski e Adrien Hardy foram os primeiros da Class40 a atracarem na Baía de Todos-os-Santos, após uma viagem de 17 dias, 16 horas, 21 minutos e 23 segundos desde a largada em Le Havre, na França.

A bordo do Crédit Mutuel, o duo percorreu a distância de 4.714,35 milhas náuticas - cerca de 8.700 km -, com uma média de 11,11 nós, quase 20,6 km/h. Eles mantiveram a liderança da Class40 desde a saída dos Doldrums.

"Esta regata foi dividida em várias partes. Uma primeira bastante estratégica, depois outra de velocidade pura, onde o barco mostrou que está ótimo, que acelerava e que nunca parava. O último foi mais cruzeiro, não havia muita coisa acontecendo e tivemos tempo de preservar o barco", comemorou Ian, estreante na disputa.

Na sexta-feira passada (8), os franceses Gilles Lamiré e Antoine Carpentier já tinham vencido pela classe Multi50, enquanto os conterrâneos Charlie Dalin e Yann Eliès tinham ganhado na IMOCA 60, no sábado (9). Com a chegada de Lipinski e Hardy, a Jacques Vabre já sabe todos os seus primeiros colocados.

Agora, 21 veleiros da Class40 são esperados em Salvador. Pela mesma classe, seis barcos tiveram que abandonar a regata: BeijaFlore, Entraide Marina- ADOSM, Kiho, Lamotte – Module Creation e SOS Mediterranee. A previsão é de que a última embarcação atraque na quarta-feira (20).

A 14ª Transat Jacques Vabre marca a sexta vez que a competição tem chegada na capital baiana, além da oitava vez que o torneio termina no Brasil.