Vencendo a burocracia com tecnologia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 10 de abril de 2019 às 10:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Isso é o que promete a startup brasileira Docket. Funcionando desde 2016, ela foi tão bem percebida que foi acelerada pelo Google. O foco dos negócios é em grandes corporações como bancos, construtoras e escritórios de advocacia. A Lawtech, nome dado a esse tipo de startup do ramo de direito, afirma que já obteve mais de 100 mil documentos para seus clientes.

O cofundador e CEO da Docket, Pedro Roso, destaca que o sistema burocrático brasileiro, grande entrave da economia do país, pode ter seu processo mais eficiente com o uso de gestão e pré-análise dos documentos "Temos um sistema complexo no qual diversos tipos de documentos são necessários para a realização de diferentes negócios no Brasil", afirma Roso. “As empresas podem levar semanas e até meses para obter um único documento -  já que esse não é o foco delas. Com isso, o resultado muitas vezes é de perdas financeiras devido ao cancelamento de contratos ou atrasos no fechamento de negócios", finaliza.

O tempo de emissão, segundo a empresa, pode ser reduzido em até 80%. A Docket estima que com o seu sistema de obtenção de documentos, com mais de 100 pessoas focadas no processo usando ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning já trouxe a economia de mais de de 80 milhões de reais para seus clientes. A empresa tem sede em São Paulo e atua em todo o Brasil. Saiba mais em docket.com.br.

Lixo celular

De acordo com a PNAD Contínua, 138,3 milhões de brasileiros -  77,1% da população - tem ao menos um aparelho celular. Segundo empresas do setor a troca desses equipamentos acontece em média a cada 13 meses, geralmente por aparelhos novos. Infelizmente, a maioria dos celulares usados são simplesmente descartados gerando cerca de 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano.

O pior de tudo é que esse descarte é feito geralmente de forma incorreta, colocando em risco o solo e os mananciais subterrâneos de água, principalmente, devido ao vazamento das baterias. Para tentar melhorar esse cenário surgiu a Yesfurbe, plataforma brasileira de compra e venda de smartphones usados. O objetivo da empresa é comprar e revender os aparelhos usados em condições de uso e, para os que não tiverem mais conserto, dar o destino correto.

Então, é simples. Se achou que está na hora de trocar de aparelho dê uma passada no site da empresa, veja se consegue vender o seu telefone antigo e, talvez lá também esteja um usado em boas condições, trazendo assim alguma economia. Caso não queira ir por esse caminho procure nas empresas de venda de aparelhos e nas lojas de operadoras as caixas de descarte de baterias e aparelhos selados garantindo, assim, o destino certo para os aparelhos velhos. A natureza agradece.