Vendedor de frutas morre após ser atingido por bala perdida durante assalto

PM diz que tiros foram disparados pelos bandidos; testemunhas contam que policiais chegaram atirando

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 13:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Polícia Militar

O vendedor de frutas Anderson da Silva Portela, 22 anos, morreu na noite de quarta-feira (8), vítima de uma bala perdida durante um tiroteio em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A troca de tiros foi após um assalto à loja Casas Bahia, na Avenida Rui Barbosa, no Centro da cidade. 

Outro vendedor de frutas, Luiz Carlos Ferreira da Silva, 27, também foi baleado. De acordo com a Polícia Militar, o assalto foi por volta das 18h, quando três homens tentaram roubar celulares e tablets ainda durante o expediente da loja. 

Anderson, por sua vez, trabalhava em frente às Casas Bahia. Tinha uma banquinha de frutas ali há quase um ano e meio, segundo testemunhas ouvidas pelo CORREIO. Mesmo antes disso, era conhecido na região porque trabalhava com sua mãe – também vendedora de frutas. 

“O comércio só fecha às 19h, então, às 18h, quando aconteceu tudo, ainda tinha muito movimento. Ele (Anderson) já tinha guardado tudo, estava se preparando para ir para casa. Foi coisa de dois minutos, quando ele parou para lanchar”, contou a vendedora de coco Rita de Cássia de Jesus, 43, que conhecia Anderson desde criança. 

Ela diz ter ouvido seis ou sete tiros e, depois, viu uma pessoa caída. Era Anderson. “Teve pânico geral, correria, gente se jogando no chão. Eu lamento muito porque ele era um menino muito bom, todo direitinho, sempre correu atrás. Começou a trabalhar na feira com a mãe, que sempre foi feirante. Agora teve a vida arrancada dessa maneira”, desabafou Rita. 

Diferentes autores Segundo a PM, Anderson e Luiz Carlos foram atingidos por tiros disparados pelos três homens que tentavam roubar a loja. Os suspeitos teriam sido surpreendidos pelas policiais, após uma denúncia, com sacolas em mãos, saindo do estabelecimento comercial. Eles levavam 193 celulares e 11 tablets. Um deles chegou a ser preso, mas a PM não informou o nome. 

Testemunhas ouvidas pelo CORREIO, no entanto, têm uma versão diferente. De acordo com Rita, os bandidos já tinham roubado os celulares e já tinham saído. “A polícia chegou na hora, já atirando. Não dá para saber de quem partiu o tiro, mas eles não deveriam ter feito isso”. 

Um mototaxista que não quis se identificar confirmou a história. “Rapaz, foi aterrorizante. Nunca vi uma coisa dessas aqui. Sempre tem assalto, roubo, ocorrência policial, mas, como ontem, eu nunca vi. Acredito que, se a polícia não tivesse chegado atirando, não teria acontecido nada disso. Poderia ter sido até pior, porque tinha muito mais gente na rua”. Tanto ele quanto Rita disseram ter visto quatro suspeitos – três homens e uma mulher. Pelo menos dois fugiram a bordo de uma moto. 

Proprietária de uma loja de roupas em frente às Casas Bahia, Marcele Cardoso, 32, contou que viveu momentos de pânico. Estava fechando o estabelecimento quando viu pedestres assustados entrando em sua loja. “Foi desesperador. Só depois um rapaz disse o que estava acontecendo. A gente realmente está à mercê da marginalidade nesse tipo de ação que só tira vida de inocente. Eu conhecia Anderson, ele era um menino bom, me ajudou a fazer a mudança da loja”, lembra. 

Anderson e Luiz Carlos foram socorridos antes mesmo que a PM chegasse ao local, segundo a assessoria da corporação. Os dois foram levados ao Hospital Municipal de Simões Filho, mas Anderson não resistiu aos ferimentos. Ele não tinha filhos, nem era casado e morava com os pais. Não há informações sobre o horário e o local do enterro. Já Luiz Carlos foi baleado na perna e teve alta médica. 

O CORREIO não conseguiu contato com o titular da 22ª Delegacia (Simões Filho), unidade responsável pela investigação do caso. Procurada, a Polícia Civil ainda não se posicionou sobre o assunto. 

O CORREIO esteve nas Casas Bahia, mas os funcionários não quiseram comentar o caso. Em nota, a assessoria da empresa confirmou o assalto. 

Confira o posicionamento das Casas Bahia na íntegra:  A rede confirma que na noite de quarta-feira (08/11), houve uma tentativa de assalto em sua unidade localizada em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Nenhum colaborador ou cliente se feriu.  A loja segue funcionando normalmente e a empresa está colaborando com as investigações junto aos órgãos competentes.