Vendedora ambulante é assassinada e filho acaba preso pelo crime na Chapada do Rio Vermelho

Segundo vizinhos, Joilson é usuário de drogas e teria atacado a vítima, de 45 anos; a mãe teria negado dinheiro para ele comprar drogas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 07:46

- Atualizado há um ano

Joilson foi preso pelas equipes do DHPP (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)A vendedora ambulante Valdelice Santos do Nascimento, 45 anos, foi assassinada na noite desta terça-feira (21), em casa, no bairro da Chapada do Rio Vermelho. Ela foi encontrada pela polícia e por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) com uma lesão na cabeça. Suspeito de ter cometido o crime, o filho dela, identificado como Joilson, o Gazo, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. 

Segundo moradores, ele é usuário de drogas e teria mais uma vez atacado a mãe, que novamente negou dinheiro para ele comprar drogas. Já a Polícia Civil informou que a discussão começou depois que o rapaz mexeu nas roupas da mãe e ela não gostou. Os dois se desentenderam e Joilson empurrou a mãe no chão e bateu a cabeça dela na parede várias vezes.

Em seguida, ele saiu para pedir por socorro acreditando que a mãe estava apenas desacordada. Familiares informaram para a polícia que o rapaz e a mãe sofriam de transtornos mentais. Joilson já tem passagem por tentativa de homicídio, no município de Milagres.

SocorroO crime aconteceu por volta das 16h, na Rua Coreia do Sul, próximo à Igreja Cristo Redentor e à Base Comunitária da Chapada do Rio Vermelho. No entanto, só veio à tona pouco depois das 19h. Vizinhos contaram que Valdelice e o filho moravam sozinhos no imóvel e discutiram à tarde.

"Ele saiu de casa azoado, como quem estivesse preocupado com alguma coisa. Veio aqui, comprou um cigarro, saiu e só retornou à noite, quando a polícia e uma equipe do Samu estavam na casa", contou uma vizinha, que não quis se identificar. 

Ela contou que a polícia e o Samu já estavam no casa porque o próprio Joilson, em algum momento após o crime, foi à delegacia e disse que a mãe tinha passado mal e que necessitava de um atendimento médico para ela. Depois disso, deixou a unidade. "Foi o que o irmão dele disse aos vizinhos", comentou. Ainda segundo ela, essa história causou estranheza à polícia, que já sabia que o rapaz era usuário.

A polícia e o Samu chegaram juntos. "Quando entraram, encontraram a casa toda revirada, como quem estivesse procurando por alguma coisa e Valdelice já morta com um ferimento na casa", disse a vizinha.

À noite, quando retornou à casa, Joilson chegou a ser atacado por moradores, que foram contidos pelos policiais. "Todo mundo ficou revoltado com o que ele fez. Ela fazia tudo para ele, que não ficava em emprego algum por causa da droga", contou um vizinho. 

EspancamentosSegundo a vizinhança, mãe e filho tinham uma relação conturbada. "De vez em quando, ela reclamava que ele a agredia, porque ela se negava a dar dinheiro para o filho comprar droga", disse outro vizinho. "Uma certa vez, ela estava com a boca machucada. Na ocasião, ela disse que foi o filho quem fez o machucado, mas não disse como", complementou.  

Os parentes de Valdelice estiveram nesta manhã no Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues (IMLRN), para a liberação do corpo, mas não quiseram falar sobre o assunto. O corpo da vendedora ambulante foi liberada na tarde desta quarta para ser sepultado no Cemitério do Campo Santo, na Federação.