Vendedora que salvou motorista de caminhão aguarda cirurgia no SUS

Leiliane, que viu helicóptero com Ricardo Boechat cair, foi homenageada por artista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 13:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A vendedora de veículos e camelô Leiliane Rafael da Silva, 28 anos, que ficou conhecida após ajudar a salvar o motorista de caminhão envolvido no acidente que matou o jornalista Ricardo Boechat, espera para fazer uma cirurgia pelO SUS. Dois dias após o acidente, Leiliane diz que não tem dormido bem e que acha que poderia "ter feito mais alguma coisa" para ajudar. Além de Boechat, o piloto Ronaldo Quattrucci, 56, morreu no acidente. (Foto: Reprodução/Angelo France) Moradora de Pirituba, em São Paulo (SP), ela é casada e mãe de três filhos. Depois do acidente, prestou depoimento à polícia e deu muitas entrevistas. As cenas do acidente se repetem em sua cabeça, especialmente as imagens de um homem em chamas que pedia socorro com a mão. Ela afirma que não tem certeza se o homem era realmente Boechat ou se era o piloto. 

Leiliane nega ser uma heroína."Pelo amor de Deus. Eu fiz o mínimo, que foi ajudar uma pessoa que estava viva depois de um acidente", afirma ela, em entrevista ao Universa, do Uol. "É amor ao próximo, mas as pessoas estão mais preocupadas em gravar vídeos para mandar no grupo do Whatsapp", diz.

Uma dessas pessoas que filmava era o próprio marido dela, Marcio Santos, 34. Ele diz que o local era perigoso e que alertou a esposa para sair de perto. "O Marcio é uma tristeza. Ele estava gravando para mostrar para a minha mãe o que eu estava fazendo", diz ela.

Cirurgia A vendedora tinha um motivo a mais para ficar atenta: à espera de uma cirurgia, ela não pode passar por estresse nem carregar peso. Ao dar à luz sua filha Lívia, hoje com quatro meses, Leiliane descobriu que tem malformação arteriovenosa (MAV), sofrendo uma convulsão no parto. Ela precisa passar por uma cirurgia intracraniana e tenta semanalmente conseguir uma data no SUS. Segundo a vendedora, a cirurgia já foi desmarcada quatro vezes. 

A força que fez para abrir a porta do caminhão e ajudar a resgatar o motorista foi perigosa para ela, mas Leiliane diz que "não pensava em nada disso. Eu estava ligada no 220". A mãe dela, ao ver as cenas, reclamou. "Minha mãe ficou brava. Falou que eu tinha três filhos para criar, que eu não poderia ter feito aquilo. Brigou muito comigo". Apesar disso, a mãe ficou também orgulhosa ao ver a filha ajudando.

Homenagem A ação de heroína de Leiliane rendeu uma ilustração que tem viralizado nas redes sociais. A cena da vendedora socorrendo o motorista João Adroaldo Tomanckeves, 52 anos, não saiu da cabeça do ilustrador Angelo France, 40. Na terça (12), ele publicou em suas páginas nas redes sociais um desenho inspirado pela força de Leiliane. 

O artista pegou um frame do vídeo em que Leiliane aparece e fez uma versão digital, colocando a vendedora como uma heroína a la Mulher Maravilha. "Minha visão da imagem marcante no momento do acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto do helicóptero, Ronaldo Quattrucci. Heróis reais existem! Leiliane, que assistiu de perto a queda do helicóptero, desce da moto e corre salvar a vida do motorista do caminhão atingido no acidente. Uma mulher forte, de coragem, que arriscava sua vida enquanto os homens a sua volta apenas se importavam em filmar ao invés de ajudar. Parabéns Leiliane!! Verdadeira Heroína!!!", escreveu.