Ventos fortes aumentam o número de solicitações na Codesal

A maioria das ocorrências é por ameaça de desabamento de imóveis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2017 às 22:04

- Atualizado há um ano

O número de solicitações recebidas pela Defesa Civil de Salvador aumentou nesta terça-feira (4), na comparação com ontem. Foram 48 ocorrências até às 17h. Na segunda-feira, foram 30 casos. O vento forte e a chuva são os principais responsáveis pelos estragos. Parte da cidade ficou sem luz, árvores foram caíram e até a Universidade Federal da Bahia (Ufba) precisou suspender as aulas por conta de problemas causados pelo mau tempo. As rajadas chegaram a 59 km/h. O céu do Farol da Barra ficou cinza (Foto: Marina Silva/ CORREIO)Segundo a Codesal, a maioria dos pedidos de ajuda foi por ameaça de desabamento de imóveis. Foram 18 solicitações. Outras três por ameaças de deslizamento de terra, 10 ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, um desabamento de imóvel, três desabamentos parciais, sete deslizamentos de terra, quatro destelhamento e uma orientação técnica. Apesar dos sustos, ninguém ficou ferido. Segundo o secretário municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, cerca de 5 mil árvores são podadas em Salvador todos os meses. Servidores retiraram cocos e palhas secas dos coqueiros da Orla e estão percorrendo a cidade para identificar áreas de risco. 

"São medidas preventivas que ajudam a diminuir o número de acidentes. Até o momento foram cinco quedas de vegetais. A velocidade dos ventos está acima do normal e isso é o que nos preocupa. É importante que a população evite ficar embaixo de árvores e mexer nesses vegetais. Em caso de suspeita de risco deve ligar para o 199 ou 156. Temos equipes disponíveis 24h", afirmou. A chuva também provocou pontos de alagamento (Foto: Marina Silva/ CORREIO)No total, nove equipes da Seman estão disponíveis durante o dia e outras duas durante a madrugada para atender as ocorrências na cidade. Cada equipe tem seis servidores, carros, caminhões, serra elétrica e outros equipamentos que auxiliam nos trabalhos. Quem precisar de ajuda pode acionar a prefeitura pelos telefones 199 ou 156. As equipes da Seman e da Codesal estão de plantão o dia inteiro. 

Em Ipitanga, funcionários da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) retiraram 10 toneladas de areia que foi arrastada pelo vento e invadiu a Orla nesta terça. Segundo a prefeitura, seis agentes de limpeza usaram até uma retroescavadeira e outros equipamentos para remover a areia do asfalto. O processo começou pela manhã e foi finalizado à tarde. A areia limpa foi recolocada no lugar de origem. Outros bairros como Itapuã, Piatã e Patamares também recebem esse tipo de serviço diariamente.