Verão: os cuidados para manter a pele saudável

Além de hidrata-la, é preciso protegê-la contra os raios ultravioletas

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 9 de dezembro de 2018 às 11:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Chegou a estação mais esperada do ano: o Verão. São dias mais solares, iluminados e coloridos. Época boa de ir à praia, se bronzear e tomar um banho de mar refrescante, fazer atividades ao ar livre com os amigos e familiares. E para manter uma pele saudável e hidratada com a frequente exposição ao sol é preciso tomar cuidados redobrados.

“O calor é muito intenso, as pessoas tendem a suar mais e, com isso, têm uma perda transepidérmica de água, podendo se desidratar muito rápido”, explica Patrícia Gutierrez, dermatologista do Hapvida. A especialista aconselha beber pelo menos dois litros de água por dia para garantir um bom funcionamento do organismo. Frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, que costumam ter carotenóides, têm também importante ação antioxidante.

Após o banho, em casa, é essencial que vire rotina passar um creme hidratante corporal em regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como mãos, pés, joelhos e cotovelos. Já na praia, deve-se tomar uma ducha de água doce e fria após sair do mar porque o sal e a areia podem ressecar a pele.

Mas além de hidratar, é preciso proteger a pele contra os raios ultravioletas. O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e ter fator de, no mínimo, 30 FPS. “Se a pessoa sua muito ou se está tomando banho de mar ou de piscina, tem que ter o cuidado de reaplicar o protetor a cada duas horas. A quantidade ideal é a de uma colher rasa de chá no rosto e três colheres de sopa para o corpo todo”, indica Patrícia Gutierrez.

Para aproveitar com mais segurança os próximos meses, vale também pensar em medidas de fotoproteção: chapéus de aba larga e roupas de algodão bloqueiam a maior parte da radiação e os óculos de sol previnem catarata e outras lesões nos olhos. É preciso evitar, ainda, a superexposição ao sol das 9h às 15h. E, sobretudo nestes horários de pico da incidência solar, optar por ambientes cobertos ou estar embaixo de sombreiros.

Precaução Ficar exposto ao sol de maneira correta é essencial para a saúde. É que por meio dos raios ultravioletas B nosso organismo obtém a vitamina D. “Ela ajuda a produzir massa óssea, uma vez que está associada ao metabolismo do cálcio. Então é importante para o crescimento das crianças e para evitar osteoporose nos adultos e idosos”, pontua a dermatologista.

Além disto, de acordo com a médica, melhora imunidade, reduz o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares, porque torna as paredes dos vasos menos rígidas, diminuindo a chance de desenvolver aterosclerose. “Melhora, ainda, a pressão arterial nos hipertensos, diminuindo o risco de infarto no miocárdio, além de ser importante para a saúde hormonal, porque a vitamina D está associada à uma boa produção de hormônios. Melhora também o desenvolvimento da musculatura”, pontua Patrícia Gutierrez.

Mas não é preciso muito tempo de exposição para ter uma quantidade suficiente de vitamina D no organismo. “Quinze minutos de sol, nas condições amenas, em uma superfície de área corpórea pouco extensa, como rosto e dorso das mãos, por três meses, já é suficiente para produzir a vitamina. Não precisa mais que isso”, alerta a dermatologista.

A superexposição ao sol pode surtir efeito reverso, sendo grande vilã de problemas como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até o desenvolvimento do câncer de pele. “Minha dica é não deixar de curtir o Verão, mas sempre tendo estes cuidados”, aconselha a médica.10 DICAS PARA O VERÃO

1. Beber bastante líquido; 2. Consumir frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha; 3. Passar hidrante corporal após o banho; 4. Usar protetor solar diariamente; 5. Evitar exposição excessiva das 9h às 15h; 6. Usar chapéus e óculos de sol; 7. Na praia, procurar abrigo embaixo de sombreiros; 8. Após sair do mar, tomar uma ducha de água doce e fria; 9. Redobrar cuidado com cicatrizes, especialmente as novas, com uma camada mais espessa de filtro solar; 10. Evitar depilação na véspera da exposição solar.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.