Verstappen domina treinos livres para GP do Bahrein da Fórmula 1

"Estou contente, mas temos que demonstrar o que podemos fazer na classificação", disse o piloto da RBR

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de março de 2021 às 18:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Andrej Isakovic/AFP

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, não se iludiu com o fato de ter dominado os dois primeiros treinos, nesta sexta-feira (26), no circuito do Sakhir, onde domingo (28) será disputado o GP do Bahrein, primeira etapa da temporada 2021 da Fórmula 1.

"Estou contente, mas temos que demonstrar o que podemos fazer na classificação", disse o piloto com melhor desempenho na pré-temporada e apontado como um dos principais candidatos ao título do ano, referindo-se à formação do grid neste sábado (27).

"Com o calor não é fácil encontrar um equilíbrio durante toda a volta. Nos resta encontrar a melhor forma de obter o melhor tempo. Amanhã (sábado) vamos ter mais vento, o que mudará a forma de pilotar de todo mundo", disse Verstappen, terceiro colocado em 2020, atrás apenas de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Apontado por Verstappen como o maior rival para a temporada, Hamilton, quarto na primeira sessão de treinos e segundo na segunda, não se surpreendeu com o ótimo desempenho da Red Bull. "Sabíamos que seriam rápidos. Também é muito bom ver a McLaren neste ritmo. Será interessante saber como serão em uma prova inteira".

Dono de 95 vitórias e sete títulos mundiais, Hamilton revelou que ele e Bottas sofreram com o desequilíbrio do carro. "Temos uma colina para subir, mas somos positivos." O companheiro de equipe finlandês não demonstrou o mesmo otimismo. "Acho que tivemos uma melhora desde a pré-temporada, mas não sei se será suficiente para conseguirmos um bom rendimento. Mesmo assim vamos lutar pela pole position e pela vitória".

Domínio O holandês Max Verstappen dominou, nesta sexta-feira (26), o primeiro dia de treinos livres para o GP do Bahrein, no circuito de Sakhir, que abre no domingo (28) a temporada 2021 da Fórmula 1. Depois de ser o mais rápido pela manhã, o piloto da Red Bull voltou a registrar o melhor tempo ao entardecer, ao percorrer em 1min30s847.

Mais uma vez, o piloto com melhor desempenho da pré-temporada, realizada há duas semanas, e apontado como um dos favoritos ao título deste ano, deixou as Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas para trás e viu o britânico Nando Norris, com McLaren, surgir em segundo (1min30s942).

Hamilton, que busca ser campeão pela oitava vez, ficou em terceiro (1min31s082), seguido pelo espanhol Carlos Sainz Jr., que faz sua estreia na Ferrari (1min31s127), à frente de Bottas (1min31s218).

Confirmando o bom momento da McLaren, o australiano Daniel Ricciardo ficou em sexto (1min31s230), enquanto o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, foi o sétimo (1min31s294), diante do canadense Lance Stroll, da Aston Martin (1min31s393).

O francês Pierre Gasly, da AlphaTauri (1min31s483) e o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull (1min31s503) completaram a lista dos dez primeiros colocados no treino.

Charles Leclerc decepcionou, ao ficar com a Ferrari apenas em 12º (1min31s612), da mesma forma que o veterano e tetracampeão mundial Sebastian Vettel conseguiu apenas o 14º tempo (1min31s769), na direção da Aston Martin. Já Mick Schumacher, filho do lendário Michael Schumacher, levou a Haas ao 18º lugar.

A exemplo do que ocorreu pela manhã, foi uma sessão movimentada desde o início, motivada muito pelo menor tempo de treino às sextas-feiras - apenas 60 minutos, contra 1 hora e 30 minutos até 2020. O recorte de meia hora fez com que as equipes mandassem seus pilotos para a pista, aproveitando cada minuto disponível.

Os carros voltam à pista do circuito de Sakhir neste sábado (27), com mais um treino livre também de uma hora, às 9h, e o treino oficial de classificação às 12h. A corrida começa às 12h no domingo (28).