Vida de Chico Xavier é tema de espetáculo que estreia na Casa do Comércio

variedades
21.07.2017, 06:00:00

Vida de Chico Xavier é tema de espetáculo que estreia na Casa do Comércio

A peça tem a direção da atriz Ana Rosa, que também dirige os sucessos Allan Kardec e Violetas na Janela
Espetáculo narra a vida do médium Chico Xavier, considerado um dos maiores líderes espirituais do Brasil(foto: Divulgação)

Nascido numa família humilde, numa cidade do interior de Minas Gerais, ele perdeu a mãe na infância e sofreu inúmeros abusos da madrinha que deveria zelar por ele. O fato de ter uma sensibilidade especial e desde criança ver, ouvir e conversar com espíritos, o fez sofrer com o descrédito de quem o considerava louco ou um garoto muito fantasioso. Aos 17 anos, descobriu uma forma de religiosidade ainda muito discriminada pela cultura católica presente.

A vida do médium Chico Xavier é o tema da peça O Cândido Chico Xavier, de Flávio Serra, que chega ao Teatro Sesc Casa do Comércio de hoje a  domingo. O texto aborda o contato e a adesão de Chico à Doutrina Espírita e sua dedicação a ajudar os mais necessitados, mesmo com  os muitos reveses sofridos, especialmente no que diz respeito a sua saúde.

A peça tem a direção da atriz Ana Rosa, que também dirige os sucessos Allan Kardec e Violetas na Janela - ambas de temática espírita. Ela conta que o texto é muito interessante para quem deseja conhecer o espiritismo ou quer saber mais da vida do médium. “Existem dois momentos emblemáticos nessa história: quando ele descobre o espiritismo, depois de ser tratado como louco, especialmente quando o padre o abençoa, mesmo não concordando com a escolha, e a prece final, quando se pontua, de uma forma muito leve, a necessidade da tolerância e do respeito”, completa a diretora, que é espírita.

A Viagem
Na verdade, o contato de Ana Rosa com a vida de Chico Xavier é antigo. Teve início nos anos 70, quando ela gravava a primeira versão da novela A Viagem, de Ivani Ribeiro, na extinta rede Tupi. “Eu interpretava Carmem, que recebia o espírito de Alexandre. Fomos a Minas conhecer Chico Xavier e ele nos permitiu assistir a uma reunião de desobsessão porque precisávamos passar alguma veracidade no que faríamos. Tive a felicidade de estar com ele em outros momentos”, conta.

Há 20 anos, quando começou a dirigir  Violetas na Janela, levou o grupo de atores para conhecê-lo e pedir o aval. “O interessante é que, ao trabalhar com esses espetáculos, terminei tendo um ganho muito grande na minha prática pessoal dentro do espiritismo”, conta a atriz que também participou dos filmes Chico Xavier (2010), Nosso Lar (2010)  e Filme dos Espíritos (2011).

O elenco do espetáculo é formado por  Rogério Fabiano, Érica Collares, Ana Carolina Rainha, Cláudio Gardin e Antônio Pina, que vivem diversos personagens. Como Ana Carolina que faz a tia Rita, a professora Rosália e outras personagens; Antônio Pina que interpreta o irmão Moacyr, o médium Waldo e outros; e Claudio que atua como o pai, Seu João, o Padre Scarzelli, entre outras figuras.

A vida da atriz foi marcada pela perda de dois filhos e o espiritismo a ajudou a superar o luto. O filho Maurício, da sua união com o humorista Dedé Santana, faleceu com apenas 1 ano, vítima de leucemia. “Perguntava por que eu, por que meu filho? Eu tinha 18 anos e briguei com Deus, literalmente”, contou a atriz. A filha Ana Luísa, na época com 18 anos, foi vítima de um atropelamento. “Dessa vez não houve revolta. Estava mais preparada e fortalecida. Consegui não enlouquecer por meio de um tripé composto pelo espiritismo, o trabalho e a terapia”, finaliza.
Teatro Sesc Casa do Comércio, Av. Tancredo Neves, 1.109 . Hoje, 21h. Amanhã e domingo, 20h. Ingressos R$ 70 | R$ 35


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/medo-de-ter-contato-novamente-diz-professora-intoxicada-por-oleo-em-itapua/
Tailane diz que também abrirá mão de caminhadas na areia da praia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-da-modelo-que-caiu-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia-e-encontrado/
Natural de Jacobina, jovem havia desaparecido em Ponto Novo no último sábado 
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-comprova-faz-aulao-sobre-como-verificar-conteudos-falsos-nas-redes-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais