Vídeo: câmeras registram passagem de meteoro explosivo pela Bahia

Fenômeno foi registrado na capital e em ao menos outros 6 municípios baianos

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 23:40

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução
Curaçá/BA por reprodução

Ao menos sete cidade da Bahia registraram a passagem de um meteoro na noite desta quinta-feira (18). Os registros foram feitos nos municípios de Iguaí, Irecê, Curaçá, Seabra, Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana. A passagem também foi registrada em Sergipe e Pernambuco. As imagens foram compartilhada pelo Clima ao Vivo e compartilhadas no site.

De acordo Marcelo Zurita, astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, "algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora."

[[galeria]]

"Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente", explica.

Veja vídeo:

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de 'bola de fogo'. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido.

Especialistas analisam as imagens capturadas por câmeras de monitoramento climático e astronômico.