Vídeo com óvnis em forma de pirâmide é autêntico, diz Pentágono

em alta
13.04.2021, 15:11:00
Atualizado: 13.04.2021, 15:20:42

Vídeo com óvnis em forma de pirâmide é autêntico, diz Pentágono

Gravação feita em navio da Marinha é legítima, mas objetos ainda são estudados

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Pentágono confirmou a autenticidade de um vídeo postado nas redes sociais que mostra um tipo de equipamento com visão noturna registrando objetos triangulares pairando sobre o convés de um navio da Marinha dos EUA. O registro foi divulgado pelo documentarista Jeremy Corbell.

A porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Sue Gough, disse que o vídeo foi feito por oficiais do USS Russell, que notaram que os objetos se comportavam como "pirâmides voadoras". A afirmação foi feita ao site Mystery Wire, dedicado a objetos voadores não identificados (óvnis).

"Eles se certificaram de que isso não é algo que possuímos, isso não é algo de um militar estrangeiro, e que eles (objetos) estavam se comportando de maneiras que não esperávamos", diz. Segundo Sue, não se tratavam de objetos aerodinâmicos.

Segundo Corbell, o vídeo foi feito em julho de 2019. Eles foram descritos inicialmente como "drones" que mesmo 200 metros acima do navio tinham um perceptível zunido. O navio estava na costa sul da Califórnia, nos EUA, no momento em questão.

A porta-voz não confirmou que se tratam de objetos reais, somente que o incidente foi registrado e é analisado. Uma força-tarefa do departamento investiga fenômenos aéreos não identificados, mas os detalhes não são discutidos por questão de segurança.

Algumas pessoas sinalizaram que pode se tratar apenas de uma ilusão de ótica. É o caso de Mick West, que busca sempre analisar com olhar cético a questão de óvnis. Ele publicou um vídeo em que afirma que provavelmente a filmagem foi feita com um celular, com uma lente monocular de visão noturna, e que o objeto é apenas um avião. Um efeito ótico conhecido como bokeh seria o responsável por desfocar e distorcer a luz, fazendo com que o objeto parecesse ser piramidar. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas