Vídeo mostra como vai ficar a Rua do Curuzu após obra de revitalização

salvador
06.08.2019, 09:00:00

Vídeo mostra como vai ficar a Rua do Curuzu após obra de revitalização

Prefeitura prevê duração de 9 meses e investimento de R$ 6,8 milhões em obra

A famosa Rua do Curuzu, na Liberdade, será totalmente requalificada em obras que tiveram ordem de serviço assinada nesta terça-feira (6) pelo prefeito ACM Neto. O investimento será de R$ 6,8 milhões, com projeto feito pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e pela Sotero Arquitetos. A previsão é de que a obra dure nove meses, sob comando da empresa Construtora Baiana de Saneamento (CBS), acompanhada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

A intenção é promover melhorias urbanísticas e de mobilidade que ajudem a valorizar a história e a cultura do Curuzu, onde vivem mais de 20 mil pessoas, de acordo com a prefeitura.

A rua de 1,1 km de extensão ganhará nova pavimentação em piso intertravado nas cores amarelo e vermelho, que fazem parte da cultura local e estão na fachada da Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, e na fantasia do bloco.

Veja como vai ficar:

O projeto prevê também instalação de marcos de acesso ao Curuzu, que identificarão a localidade - um na Avenida General San Martin e outro na Estrada da Liberdade. Também serão construídos parque infantil, espaços de convivência e implantado um novo paisagismo na região. No mobiliário urbano, serão colocados lixeiras, floreiras, conjuntos de mesas e bancos e área para jogos de tabuleiro.

A fiação das empresas de telecomunição e parte da rede de energia da Coelba serão subterrâneas, melhorando o visual do local. A iluminação agora será em LED, que é mais potente e mais econômica, e as faixas de pedestres serão elevadas. A escadaria da ladeira do Curuzu também será requalificada e o estacionamento na via, ordenado.

Monumento
O projeto inclui também instalação de um busto em homenagem a Apolônio de Jesus, próximo à Unidade de Emergência (UE) Mãe Hilda. Um dos fundadores do Ilê, Apolônio foi nome de destaque na cultura baiana, fundando também outras duas agremiações afro, sendo dono de um bar e trabalhando como promotor de excursões para as praias de Salvador.

A prefeitura promoveu na região cinco reuniões para discutir o projeto com moradores, entidades e associações. O busto, por exemplo, foi uma sugestão da população local.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae/
Garoto e o pai, que não aceitava fim de casamento, morreram na batida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enganado-nigeriano-que-aparece-em-video-do-governo-bolsonaro-e-alvo-de-racismo/
'Fiquei mal, não consegui sair de casa', relata professor que vive em Salvador
Ler Mais