Vídeo mostra como vai ficar a Rua do Curuzu após obra de revitalização

salvador
06.08.2019, 09:00:00

Vídeo mostra como vai ficar a Rua do Curuzu após obra de revitalização

Prefeitura prevê duração de 9 meses e investimento de R$ 6,8 milhões em obra

A famosa Rua do Curuzu, na Liberdade, será totalmente requalificada em obras que tiveram ordem de serviço assinada nesta terça-feira (6) pelo prefeito ACM Neto. O investimento será de R$ 6,8 milhões, com projeto feito pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e pela Sotero Arquitetos. A previsão é de que a obra dure nove meses, sob comando da empresa Construtora Baiana de Saneamento (CBS), acompanhada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

A intenção é promover melhorias urbanísticas e de mobilidade que ajudem a valorizar a história e a cultura do Curuzu, onde vivem mais de 20 mil pessoas, de acordo com a prefeitura.

A rua de 1,1 km de extensão ganhará nova pavimentação em piso intertravado nas cores amarelo e vermelho, que fazem parte da cultura local e estão na fachada da Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, e na fantasia do bloco.

Veja como vai ficar:

O projeto prevê também instalação de marcos de acesso ao Curuzu, que identificarão a localidade - um na Avenida General San Martin e outro na Estrada da Liberdade. Também serão construídos parque infantil, espaços de convivência e implantado um novo paisagismo na região. No mobiliário urbano, serão colocados lixeiras, floreiras, conjuntos de mesas e bancos e área para jogos de tabuleiro.

A fiação das empresas de telecomunição e parte da rede de energia da Coelba serão subterrâneas, melhorando o visual do local. A iluminação agora será em LED, que é mais potente e mais econômica, e as faixas de pedestres serão elevadas. A escadaria da ladeira do Curuzu também será requalificada e o estacionamento na via, ordenado.

Monumento
O projeto inclui também instalação de um busto em homenagem a Apolônio de Jesus, próximo à Unidade de Emergência (UE) Mãe Hilda. Um dos fundadores do Ilê, Apolônio foi nome de destaque na cultura baiana, fundando também outras duas agremiações afro, sendo dono de um bar e trabalhando como promotor de excursões para as praias de Salvador.

A prefeitura promoveu na região cinco reuniões para discutir o projeto com moradores, entidades e associações. O busto, por exemplo, foi uma sugestão da população local.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-55-anos-igreja-mae-de-salvador-ganha-altar-definitivo-com-reliquia-de-santa-dulce/
Entronização do altar foi feita por Dom Murilo na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-lanca-o-clipe-de-rainha-da-balburdia-assista/
Lançamento seria dia 2 de dezembro, mas foi antecipado pela cantora
Ler Mais