Vídeo mostra PM atirando à queima-roupa na Barra; assista 

Crime foi durante festa de comemoração de Bolsonaro; quatro foram baleados

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 30 de outubro de 2018 às 13:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Luan Santos/CORREIO

Um vídeo mostra o exato momento em que o policial militar Manoel Landulfo Sampaio Salvador, 36 anos, dispara contra pessoas que estavam reunidas na Barra em comemoção à vitória de Jair Bolsonaro (PSL), eleito Presidente da República no domingo (28). Na imagem, é possível ver com clareza pelo menos dois dos quatro disparos dados pelo policial, que provocaram correria no local.

No total, quatro pessoas foram feridas pelo policial. Ele foi preso no mesmo dia e teve o flagrante convertido para prisão preventiva na tarde de segunda-feira (29).

A filmagem, que tem duração de 29 segundos, foi feita de cima do trio elétrico que comandava  festa no local - o veículo estava parado em frente ao Farol da Barra. Manoel aparece com uma camisa branca e uma bolsa transpassada no peito, entre o lado direito do trio e o farol. 

As imagens mostram uma discussão entre o PM e um rapaz que está vestido com uma camisa amarela - semelhante à da Seleção Brasileira.

Segundo uma testemunha ouvida pelo CORREIO nesta terça-feira (30), o motivo foi o fato do PM ter agredido fisicamente um ambulante, que aparece nas imagens próximo ao trio com uma camisa escura pendurada no ombro. Em seguida, o soldado dá um tapa no rosto do rapaz de roupa amarela, saca a arma e atira pelo menos duas vezes. 

Em versão apresentada à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra-BA), o PM disse que atirou porque tentaram tomar sua arma, o que não é possível ver no vídeo.

Depois dos primeiros disparos é possível ver o momento da correria e Manoel parado, olhando em direção ao Farol da Barra. O policial foi preso no mesmo dia.

Relatos de testemunhas Pouco antes de balear as vítimas, Manoel exibia a arma para a multidão. “O PM já tinha sacado a arma para se exibir. A arma estava na cintura. Mas ele guardou quando viu um ambulante negro caminhando na direção dele, dançando sem isopor. Foi quando ele deu o primeiro tapa”, contou a testemunha, um homem que estava a cinco metros do policial. Ele, a mulher e irmãos presenciaram toda a situação.  “O policial tentou agredir novamente com um soco o ambulante, que perguntou o porquê da agressão gratuita, mas o policial  escorregou e caiu. Deu para ver nitidamente que estava sob efeito de alguma droga. O lance dele estava bem nítido. Os olhos estavam esbugalhados e rangia os dentes”, contou a testemunha. Diante da covardia, as pessoas que estavam no entorno começaram a reclamar da agressividade do policial. “‘O que é isso rapaz?’ ‘Pra que isso?’. É esse o momento em que o vídeo mostra. Então, fui chamar uma viatura que estava atrás do trio. Quando retornei com os policiais, ele já havia efetuados os tiros. Vi um casal ferido”, relatou a fonte.

Manoel foi abordado pelos policiais militares acionados pela testemunha. “Ele (Manoel) se identificou: ‘Sou Papa-Mike (gíria usada por polícias e significa policial militar), sou da casa, sou da casa’. Os policiais não o algemaram e conversavam com ele como se fossem amigos. Foi aí que eu o imobilizei com uma gravata e disse que só o soltaria quando os policiais o colocassem na viatura”, contou a testemunha.  

O soldado foi levado pela polícia e, "somente dentro da viatura, a arma dele foi tomada", completou a fonte.

Ambulante Na segunda-feira (29), o CORREIO também conversou com uma ambulante que foi vítima de um dos tiros do policial. Com medo, ela preferiu não se identificar, mas relatou que "o policial agiu como uma pessoa maluca e desequilibrada". A vítima afirmou ainda que, após atingir as pessoas, ele continuou atirando.

Ela, que foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), teve alta no mesmo dia. Uma segunda vítima baleada, que deu entrada no mesmo local, é Daniel Duarte Weber, 25. Não há informações sobre o estado de saúde dele. 

Apesar das acusações, Manoel alega que os quatro tiros que deu foram de forma acidental e já foi ouvido em audiência de custódia na Central de Flagrantes, na Avenida ACM, e transferido para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde deve aguardar o julgamento. O militar vai responder por tentativa de homicídio qualificado, além de lesões corporais.

As outras duas pessoas, levadas para o Hospital Português, não foram identificadas. O CORREIO procurou a unidade particular, que justificou que não poderia fornecer informações sem os nomes dos feridos.