Vietnã, Rússia, Marrocos... Uma rota de delícias gringas em Nova York

Se você pensa em visitar a cidade, não pode perder a chance de sentir os sabores do mundo

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

Na cidade que nunca dorme, dá para assaltar a geladeira em altíssimo estilo. Rússia, Marrocos, Vietnã, Bolívia e Itália são algumas das nacionalidades de restaurantes fantásticos que conheci por lá em setembro.

Tem desde aquele mais italianão clássico, com cadeiras pesadas de madeira e ambiente à meia luz, até uma feira de rua com barracas incríveis... Coisas de Nova Iorque. Se você pensa em visitar a cidade, não pode perder a chance de sentir os sabores do mundo. Confira as dicas. 

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Daa! Dumplings Você já provou um pelmeni ou pelmeni? É o nome de uma iguaria russa: uma trouxinha de massa cozida, no vapor ou em água, com recheios. Come-se com picles e molhos diversos. Os da Daa! Dumplings são maravilhosos.

Feitos pela cozinheira Ksenia Kolesova, de Bratsk, na Sibéria, eles são vendidos em porções de 10 (U$ 8,75) e 14 (U$ 12,75). A massa é macia e consistente, bem diferente da de um ravioli, por exemplo. Os recheios são saborosos, bem temperadinhos: porco, carne, frango, carneiro, carne seca, batata ou repolho. Opaa! Dumplings: comida russa em pleno metrô de NY (Foto: Reprodução/Instagram) Já os potinhos de molho, que fazem toda a diferença, podem ser Sour Cream (um fermentado de leite meio azedinho), Sweet Peppers (pimentas doces) e Georgian Adjika (também levemente apimentado). Detalhe: o marido dela, o designer colombiano Raphael Nieto, que costuma ficar no caixa, entende um bocado de português.

A loja fica no Turnstyle Underground Market, um minishopping superdescolado que fica no subsolo, no caminho das plataformas da estação de metrô 59th St-Columbus Circle.

Mas pode ficar de boa, que não precisa pagar ticket do metrô nem gastar o MetroCard pra entrar. São 18 restaurantes e lanchonetes com maravilhas como comida típica da Toscana, na Itália, saltenhas e beliscos da Bolívia (a Bolivian Llama Party, indicada abaixo por conta do quiosque na feira Smorgasburg também tem uma unidade lá), bubble tea, restaurante taiwanês e uma loja de arepas (salgado venezuelano). É um rolé que vale muito a pena. 

Kish Kash Impossível não ficar admirado com a beleza dos azulejos desse pequenino restaurante no charmosíssimo West Village. O visual tem total sintonia com a inspiração do menu, todo trabalhado na culinária do norte da África.

O destaque vai para a seção de couscous marroquinos do menu. O Chicken Tagine (U$ 15) tem azeitonas, frango e molho de limão, o Mafrum (U$ 14) é carne apimentada com tomates e o Lamb (U$ 21) é cordeiro com frutas secas e amêndoas. Todos saborosíssimos e servem bem uma pessoa. Paraíso do couscous marroquino em West Village (Foto: Reprodução/Instagram) Fica na Hudson St, 455, no West Village. As estações de metrô mais próximas são a Houston Street Station e a Christopher St Station. Essa última fica superperto do Big Gay Ice Cream, dica de sobremesa colorida e boa pra selfies no Instagram (o sabor do sorvete não é nada de outro mundo, mas vale pelo visual).

Ginger & Lemongrass Comida vietnamita é farta, bem servida, temperada, apimentada e muito, muito gostosa. No menu, não se deixe intimidar pela seção de sopas: elas são verdadeiras refeições. Sopas do Ginger & Lemongrass são verdadeiras refeições (Foto: Reprodução/Instagram) A Large vietnamese beef soup (U$ 14) mistura macarrão de arroz, finas fatias de carne, coentro e pimenta jalapeño. Fica na Rivington St, 153. Êstação de metrô mais próxima: Delancey St. 

Bolivian Llama Party As batatas fritas mais gostosas que já comi na vida. Sério. Supercrocantes por fora, macias por dentro, sequinhas, com pouco sal e bastante tempero A batata frita do Bolivian Llama Party (Foto: Reprodução/Instagram) E uns molhinhos e toppings bem gordurosos também, porque ninguém é de ferro. A de nome Cilantro mistura alho e molhos de vinho branco com queijo de cabra e de coentro.

As saltenhas têm massa levemente folhada e recheio farto por U$ 6 e o trio de mini sanduíches de chola (U$ 10) é uma boa oportunidade de provar a chicha verde e os sabores tradicionais do país vizinho. Trio de hambúgueres Bolivian Llama Party: Smorgasburg (Foto: Reprodução/Instagram) Tem uma loja no Turnstyle Underground Market e participa da Smorgasburg, uma feira de rua fa-bu-lo-sa, daquelas coisas que não dá pra sair de Nova Iorque sem ver - e provar.

Semanalmente, ela leva entre 20 mil e 30 mil pessoas ao Brooklyn para provar comidas de dezenas de lugares do mundo, levadas para lá em mais de 100 stands. Durante o Verão, ela acontece aos sábados, em Williamsburg, no East River State Park (Kent Ave, 90).

No Inverno, a feira entra no pavilhão da Brooklyn Flea (Atlantic Ave, 625), todo sábado de 11h às 20h e nos domingos de 11h às 17h. A estação de metrô mais próxima é a Bedford Av.

Osteria Morini  A decoraçao remete a uma cantina italiana beeem antiga. A ambiência foi, literalmente, importada de uma casa de campo italiana construída em 1700, e chegou de navio até o bairro do SoHo. Decoração da Osteria Morini (Foto:Reprodução/Instagram) O capeleti com ricota trufada, manteiga e prosciutto é de comer rezando. Reservar é bom, pelo site deles. Funciona pra almoço e jantar diariamente, e tem brunch no fim de semana.

Mas bom mesmo é ir na segunda-feira à noite: a partir de 21h, quase todas as massas saem por U$ 12. Fica na Lafayette Street, 218. Estações de metrô mais próximas: Prince St, Spring St e Broadway-Lafayette St.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: