Vinte mil fiéis são esperados no Bonfim na última sexta-feira do ano

Ao todo, serão realizadas 11 missas ao longo do dia; a última será às 18h30

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 10:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A movimentação em torno da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (29) não para. É que a tradição dos baianos de subir a Colina Sagrada nas sextas-feiras tem um apelo ainda maior no dia de hoje. Trata-se da última sexta do ano, então é dia de agradecer e renovar os pedidos ao santo. Por isso, a igreja preparou uma programação especial, que inclui a realização de 11 missas ao longo do dia: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 17h e 18h30, quando a imagem do santo é recolhida para o interior da basílica. Ao todo, são esperados 20 mil fiéis.

Cerca de 100 voluntários da igreja trabalham nesta sexta-feira. Quatro deles auxiliam os fiéis a amarrarem as fitinhas do Bonfim. É que este ano, pela primeira vez, a igreja está permitindo que os fiéis amarrem as medidas no andor com a imagem do santo que vai desfilar no cortejo da lavagem do Bonfim, que acontece no próximo dia 11 de janeiro. A ideia, conta o padre Edson Menezes, reitor da basílica, é criar mais um espaço onde os fiéis possam depositar a fé. "Tenho sempre uma expectativa positiva sobre as coisas. Quando apresentamos uma criatividade, temos certeza de que o povo vai acatar. E acataram mesmo", disse o Padre Edson Menezes da Silva.Até o dia 4 de fevereiro, a igreja do Bonfim ficará aberta até às 20h. "É uma movimentação muito grande para organizar, mas é um prazer. Sentimos a fé de perto", conta Tânia Regina, uma das voluntárias. O andor ficará disponível no corredor direito da igreja até 14 de fevereiro de 2018.

A estudante Carol Azevedo, 14 anos, por exemplo, apelou para o santo este ano. Prestes a ir para a recuperação de Geometria, no Colégio Gregor Mendel, prometeu: "se passar de ano direto, subo as escadas da Igreja de joelho na última sexta feira do ano", conta a jovem. 

Com a graça alcançada, foi até o santuário para agradecer acompanhada dos pais, Emilia Azevedo, 58, e Raimundo Rocha Lobo, 69. "Este é a primeira última sexta feira do ano que venho pra cá. Me senti muito bem, agradecida. Pretendo vir no próximo ano também, para agradecer as coisas boas e pedir para ser uma pessoa melhor sempre", completou Carol. A mascote da família, uma cadela da raça Shih Tzu, também acompanhou à jovem. "É minha irmã, veio para ser abençoada também", completa.  Carol e a família foram à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, pagar promessa (Foto: Fernanda Lima/CORREIO) Tradição Apesar da novidade que permite a amarração das fitinhas no andor da imagem do santo, alguns fiéis preferem a tradição de atar o item ao gradil da igreja. É o caso da estudante de nutrição Débora oliveira Reis, 30. "Tradição é tradição. Eu prefiro amarrar nas grades, porque é cultural, é como eu sempre fiz", contou ela, que assistiu à missa das 8h.

Já a aposentada Milta Almeida, 66, prefere mesclar a tradição e o novo. "Amarrei as fitinhas aqui (no andor) e vou amarrar lá também. Já já eu entro na igreja para falar com meu senhor mais pertinho", revelou ela, que veio do bairro IAPI, às 7h30, para assistir a três missas, realizadas à frente da igreja.

Missas A Novena para a Festa do Senhor do Bonfim terá início no dia 4 de janeiro e se estenderá até o dia 13, sempre às 19h. Dia 14, domingo será o dia maior da festa, com missa solene, às 10h, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger. 

A festa de 2018 terá como tema: Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim e o lema Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13), que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena. As novidades foram apresentadas em entrevista coletiva no início do mês, na sede do projeto Bom Samaritano, no Bonfim.

Nos dias 6 e 7/1 e 12 e 13/1, após a novena, serão realizados cortejos culturais, com a participação de folguedos, Ternos de Reis e outros grupos na Praça do Bonfim. 

* É integrante da 12ª turma do Correio de Futuro, orientado pela chefe de reportagem Perla Ribeiro