Violência é a principal preocupação para 36,1% dos eleitores brasileiros

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 17:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Para 36,1% do eleitorado brasileiro, o aumento da violência e a insegurança representa o maior medo em relação ao futuro do país. A preocupação aumenta entre as mulheres, quando o percentual atinge quase 40%. Em segundo lugar, de acordo com a pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, em parceria com a Empiricus, aparece o temor em relação ao desemprego, com 22,5%. Em lista decrescente, completam a relação de temores a preocupação com a saúde, com a crise financeira, corrupção e o aumento da inflação, entre outros temores.

Comparecimento Em relação à intenção de comparecer para votar no próximo dia 7 de outubro, a resposta é "sim" para 89,5% dos eleitores. É "não" para 6,6%, enquanto 3,9% ainda não se decidiram. 

Voto para a presidência Quando questionados se pretendem votar em algum candidato à Presidência da República, a resposta é "sim" para 77,7%. Os que pretendem anular ou votar em branco somam 14,5%, enquanto 7,4% do eleitorado ainda não se decidiu. O percentual de comparecimento é maior entre homens (84,3%), entre a população na faixa etária entre 35 e 44 anos (82,1%), os que tem ensino superior (82,2%), em idade de trabalhar (80%) e os moradores da região Sul do Brasil (79,9%). 

A pesquisa A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizada entre os dias 7 e 11, com 2.010 eleitores. A margem de erro é de 2%, com grau de confiança de 95%.