VIP: Maquiadora do Esquadrão da Moda, do SBT, fala sobre beleza da mulher brasileira. maquiagem e mitos

"Cada vez mais existe a vontade de conhecer, de testar, e a informação de que muitos produtos de beleza também cuidam da pele enquanto estão por cima dela", defende Vanessa Rozan

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 2 de maio de 2017 às 07:09

- Atualizado há um ano

A maquiagem pode até ter entrado na vida de Vanessa Rozan por acaso. Mas não foi atoa que a profissional desembarcou em Salvador na semana passada para participar do Barra Fashion Days 2017. Ao lado da parceira Fabiana Gomes, com quem mantém o canal do Youtube Meu Glitter Minha Vida, a maquiadora do Programa Esquadrão da Moda, do SBT, e embaixadora da Vult no Brasil ensinou alguns de seus segredos a um público curioso. Confira a conversa dela com a coluna.  Vanesa Rozan: embaixadora da Vult no Brasil e responsável pela maquiagem do programa Esquadrão da Moda (Foto: Divulgação)Como a maquiagem entrou na sua vida?Nunca decidi na verdade. A vida foi me encaminhando para essa profissão, eu fui me encantando por ela, e quando me dei conta, já estava completamente maquiadora. Sou formada em Comunicação Social pela ESPM de São Paulo e trabalhei em uma agência de publicidade, antes disso já entreguei panfleto na rua, já trabalhei em varejo de moda e também com máquinas agrícolas. Nunca soube muito bem o que queria ser na época da faculdade pois era como se aquilo que eu poderia ser não tivesse sido inventado ainda, na época. Cansada de trabalhar em agência e infeliz com a minha opção profissional, busquei um curso de fotografia no Senac. Desde a faculdade eu já me interessava muito pela área, desde sua parte técnica de revelação em estúdio, até a poesia da luz incidindo sobre cada coisa e seu registro na câmera. Para minha sorte o curso era longe demais para o tempo que eu poderia investir e optei por um curso técnico de cabelo, que foi seguido por um de maquiagem.

Por que criar o Liceu de Maquiagem?Ao sair do Senac formada e "freelando" para meu professor Beto França, um artista que foi como um guru para mim,  fui indicada para trabalhar na primeira loja da MAC no Brasil. De lá, passei à treinadora da marca e maquiadora sênior, participando das Semanas de Moda mais importantes do mundo e trabalhando com maquiadores renomados no Brasil e fora daqui. Depois de seis anos como porta-voz da marca e já apresentando o Esquadrão da Moda no SBT, abri a escola e salão de beleza Liceu de Maquiagem, que forma profissionais e amadores desde 2009.

Você acha que as brasileiras estão mais familiarizadas com maquiagem?Sim, são muito vaidosas. De dez anos para cá, o interesse  e a oferta aumentou muito. As mulheres antes tinham medo de usar base, achavam que fechavam os poros, entre outros mitos. Isso mudou muito, cada vez mais existe a vontade de conhecer, de testar, e a informação de que muitos produtos de beleza também cuidam da pele enquanto estão por cima dela.

O que você acha que ainda é um tabu na maquiagem?Muita gente ainda acha que maquiagem precisa "transformar" a pessoa em outra coisa. Por conta da proliferação de tutoriais e contas de Instagram falando do assunto e mostrando um tipo específico (contorno, iluminador, sobrancelhas ultra definidas), fica parecendo que temos que virar outra coisa para ser bonita ou estar maquiada. 

Você já passou por alguma saia justa ou por um momento emocionante no Esquadrão da Moda?Muitos! Mas a minha parte é a menos dramática, as mulheres sofrem mais pelo cabelo ou pelo guarda-roupa, quando chega na maquiagem, tudo fica mais fácil.

Existe relação entre seu estudo de Comunicação e Semiótica e seu trabalho com maquiagem?Ah sim, eu gosto de usar esse espaço (acadêmico) para analisar e entender melhor os padrões culturais relacionados à beleza. Acho importante que o profissional continue estudando ao longo de sua carreira, seja sobre técnicas e tendências, seja para entender e questionar a indústria da beleza.

Como surgiu a ideia do canal no Youtube Meu Glitter, Minha Vida com Fabiana Gomes? Como vocês se conheceram?Nos conhecemos desde 2002, trabalhamos na mesma empresa. Tínhamos vontade de achar um lugar para dizer o que a gente pensa sobre a beleza, um lugar onde pudéssemos debater os padrões, entender os dramas, e onde pudéssemos levar o assunto com leveza e de maneira divertida.  

Nos últimos anos, os canais de tutorial de maquiagem cresceram no Youtube. Você acha que eles ajudaram a familiarizar as mulheres com o universo da beleza?Claro que sim, quanto mais informação, melhor é. O importante é escolher o canal/os canais que possuam credibilidade.