Virtual Educa - Pense Azul

Eduardo Athayde é diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Athayde
  • Eduardo Athayde

Publicado em 14 de março de 2018 às 01:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Iniciativa multilateral estabelecida pela Organização dos Estados Americanos - OEA, para a realização de inovadores projetos nas áreas de educação e formação profissional para o desenvolvimento humano e de intercâmbio de experiências ligadas à sociedade do conhecimento, o XIX Fórum Internacional Virtual Educa lançará o Think Blue (Pense Azul) em Salvador, às margens da Baía de Todos os Santos (BTS) - Sede da Amazônia Azul, dia oito de junho de 2018 - Dia Mundial dos Oceanos.

O site virtualeduca.org/tb, com a BTS exposta ao mundo, informa: "Assim como o branco é reconhecido como a cor da paz; Verde, a cor do ambiente; e rosa, a cor da consciência do câncer de mama; o azul é a cor do nosso planeta e pensamento de fronteira. Vai levar o pensamento de forma diferente para incubar e sustentar a transformação, começando com os nossos jovens. Ao pensar em azul, somos verdadeiramente exponenciais".

O Virtual Educa tem organizado fóruns de infra-estrutura e de tecnologia e conectividade para educação, com objetivo de promover a implantação de banda larga adequada nas escolas, com cobertura de qualidade, requisito essencial para ampliar e melhorar os resultados nos sistemas educacionais. Para isso, é necessário um pacto entre os governos e o setor corporativo, com o apoio da sociedade civil.

Apoiado pelo Banco Mundial e a Secretaria de Educação do Estado, o evento da Bahia é dividido em dois eixos: Espaço Pedagógico "Educação para transformar a sociedade em um único espaço multicultural" para educadores; e o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", destinado a governos, empresas e instituições internacionais.

Durante o evento, especialistas do WWI focam a necessidade re-educação para um planeta em mudanças, mostrando casos de sucesso que ocorrem em diferentes países, abordando a aprendizagem baseada no pensamento sistêmico, mobilização social para programas contínuos e participativos, jogos educativos (games) e a formação profissional para a transição eco-técnica. A importância da educação digital e a adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS/ONU por instituições, estados - e principalmente pelos municípios, onde ações são materializadas na prática - estão na ordem do dia.

Convidadas especiais, Lauren Conn, diretora internacional do Discovery Education e Stephany Norby, diretora do Smithsonian Institute , o maior museu do mundo sediado em Washington DC - parceiras do WWI - são expostas aos potenciais locais, especialmente a Baia de Todos os Santos e o centro histórico de Salvador, apresentada como Capital da Amazônia Azul e avaliada para documentário.

Internacionalmente, iniciativas estão em curso. Enquanto a IBM lançou o Extreme Blue, oferecendo estágios corridos de doze semanas, convidando o aluno a provar a sua criatividade e conhecimento, desenvolvendo ideias para enfrentar um desafio do mundo real; a Volkswagen lançou o Think Blue Factory, informando que quer desenvolver conceitos e ideias sustentáveis que ultrapassem as limitações de produtos e tecnologias.

Empresas inovadoras, camadas B-Corps (sistemab.org/brasil), formam uma rede global de empresas e organizações, em mais de 50 países. No Brasil, a Natura, certificada como B Corp, (Empresa B, ou seja, “benéfica”), seguiu rigoroso processo renovado a cada 2 anos e passou a ser a maior B Corp do mundo, incluindo sua missão socioambiental no estatuto e mostrando que empresas de grande porte podem gerar valor econômico atrelado a valores sociais e ambientais.

Alinhadas com iniciativas como o Virtual Educa / Think Blue e o ODS/ONU, que associam educação de qualidade com crescimento econômico e promoção do bem-estar socioambiental, corporações inovadoras, públicas e privadas, usam a re-educação e o poder dos seus orçamentos para estimular o desenvolvimento sustentável com ações, metas, prazos e entregas definidas.

Eduardo Athayde é diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil – [email protected]

Texto atualizado pelo autor em às 17h20 de 27/2/2019