Vítima de incêndio em elevador na Barra permanece na UTI

Danilo Santana ainda não tem previsão de alta e deve ser desentubado nesta quinta (27)

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 14:18

- Atualizado há um ano

O técnico em elevadores Danilo Santana de Souza, 27 anos, que foi vítima de um incêndio no elevador de um edifício na Avenida Princesa Isabel nesta quarta-feira (26), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), sem previsão de alta.

O jovem deu entrada no centro de saúde por volta das 21h05 e na manhã desta quinta (27) familiares dele conversaram com o CORREIO e disseram que as notícias são boas. “Foi um milagre ele estar vivo. Danilo já acordou, está consciente e doido para começar a falar e contar o que aconteceu”, disse a mulher dele, Vanessa Bonfim Barbosa de Souza, 26 anos.

Foi Vanessa a primeira da família a receber a notícia do acidente. Ela, que mora em Cachoeira, onde trabalha, estava em casa, quando recebeu uma ligação. “Eu entrei em desespero e avisei aos pais dele, que moram em Salvador. Na mesma hora arrumei minhas coisas para viajar”, contou.

Danilo deu entrada no HGE inconsciente, em razão de ter inalado muita fumaça. Após passar pelo atendimento na emergência, ele foi encaminhado à UTI, onde permanece entubado. Uma das irmãs dele, Bárbara Souza, explicou que, já no hospital, Danilo vomitava bastante. “Os médicos explicaram que ele estava expelindo toda a substância tóxica que estava no organismo, o que, de certa forma, ajudou muito ele”, disse.

Ainda segundo Bárbara, o jovem não sofreu queimaduras externas. “A gente ainda não tem muitos detalhes sobre os danos sofridos, mas nos disseram que ele sofreu apenas queimaduras internas, leves, no momento em que respirou toda a fumaça”, declarou. 

Acidente O quarto filho de uma família de seis, além de ser o caçula dos homens, Danilo é funcionário da empresa Doalto Soluções em Elevadores, responsável pela manutenção de equipamentos em edifícios da capital baiana.

“Geralmente, ele trabalha entre 13h e 22h, por isso, foi chamado para a manutenção emergencial no dia do incêndio”, contou a mulher dele, Vanessa. Segundo ela, assim que acordou, Danilo disse que, no dia do acidente, o elevador já tinha passado por revisão feita por outro técnico da empresa. 

“Ele me disse que outra pessoa tinha ido fazer reparos no elevador e que, quando chegou, já à noite, encontrou parte do equipamento danificada. Neste momento, ele começou a sentir um cheiro muito forte de fumaça e não sabia de onde estava vindo. Para se salvar, ele saiu da casa de máquinas, que fica no topo do prédio e se jogou para a varanda do último andar”, disse Vanessa.

A família de Danilo disse que vai acompanhar todos os desdobramentos das investigações para saber o que causou o incêndio que quase tirou a vida dele. “A gente precisa saber o que aconteceu, ainda mais agora, após ter ciência de que o elevador já tinha apresentado problemas no mesmo dia do acidente”, disse uma das irmãs.

Um boletim médico com o estado de saúde de Danilo Santana vai ser divulgado nesta tarde pelo HGE, mas o que se sabe é que ele não corre risco de morte e teve uma melhora considerável no quadro, se comparado com o de quarta-feira à noite. “Ele sente um incômodo grande na garganta, um pouco de dor, por causa das queimaduras causadas pela fumaça, mas deve ser desentubado ainda nesta tarde”, disse Vanessa.

Por meio de nota, a Doalto Elevadores afirmou que está "prestando a assistência necessária a Danilo e seus familiares após incidente". A empresa disse que assim que for possível, a vítima vai ser transferida para uma unidade particular para "exames complementares".

Incêndio Um princípio de incêndio assustou os moradores do condomínio Vivenda do Mar, na avenida Princesa Isabel, na Barra, na noite desta quarta-feira (26). O fogo começou no elevador e os moradores do prédio foram retirados às pressas.

Segundo a polícia, o equipamento estava entre o 11º e o 12º andar quando as chamas começaram. Os moradores perceberam o cheiro e acionaram a polícia e o Corpo de Bombeiros.

Alguns idosos passaram mal e precisaram ser atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Salvar. Outras pessoas inalaram fumaça e também precisaram de atendimento no local. Apenas Danilo Santana foi encaminhado ao HGE.

Veja íntegra da nota"A empresa Doalto Elevadores informa que está prestando toda assistência necessária ao técnico de manutenção, Danilo Santana de Souza, de 27 anos, e aos seus familiares, após incidente ocorrido na noite da última quarta-feira (26). A equipe técnica de segurança da empresa está investigando o local para descobrir o que ocasionou o incidente.

Ontem (26) à noite, após um chamado da administração do edifício Vivendas do Mar, na Barra, Danilo foi realizar uma manutenção emergencial no elevador de serviço do prédio. Durante a manutenção, houve um princípio de incêndio, com formação de fumaça no local e que culminou com o deslocamento do elevador. 

Pela inalação da fumaça proveniente do incêndio, Danilo encontra-se internado no Hospital Geral do Estado para atendimento. Após a liberação médica, o técnico será transferido para uma unidade particular para exames complementares.

A Doalto Elevadores esclarece que investe continuamente em treinamentos de segurança, inclusive de combate a incêndio, honrando a sua missão de transportar vidas com segurança, e conforto com predileção em servir. 

A empresa afirma que a manutenção do equipamento era realizada periodicamente, conforme legislação municipal vigente.

A Doalto Elevadores reitera que está à disposição para eventuais esclarecimentos".

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier