'Vítimas da New Hit' enviam carta de agradecimento às feministas

Na carta, as adolescentes agradecem pelo apoio e protestos contra os músicos

Publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 15:48

- Atualizado há um ano

Da RedaçãoApós o término da primeira etapa do julgamento da acusação de estupro dos integrantes da banda New Hit contra duas adolescentes, as vítimas enviaram uma carta de agradecimento aos membros dos movimentos feministas que cobraram a prisão dos pagodeiros. A carta, que foi assinada como 'Vítimas da New Hit', agradece o apoio dado pelas protestantes que levaram cartazes e faixas para frente do Fórum Edgar Mendes Quintela, em Ruy Barbosa, nos três dias de julgamento. As adolescentes relatam que estão longe dos familiares e amigos, e sem nenhum tipo de comunicação. Confira o texto da carta na íntegra:"Como vocês sabem esses últimos seis meses não foram fáceis pra nós. Por causa da nossa coragem tivemos que abrir mão de muita coisa. Estamos longe da nossa família, de amigos e sem meios de comunicação.Então aproveitei a oportunidade para agradecer a cada uma de vocês que sairam de suas cidades, de suas casas para vir até Ruy Barbosa nos dar força, mostrar que não estamos sozinhas e que temos que seguir esta batalha. Em vários momentos eu cheguei a mim (sic) culpar, a desisti de tudo. Mas sempre lembramos que não estamos sozinhas. Temos todas vocês nos apoiando e lutando junto com a gente.Obrigado por cada palavra de conforto.A todas vocês, Negras, Zeferinas, Repúdio, Deputada Luiza Maia e todos que estão a gente.Beijo!Vítimas da New Hit"

Grupos protestaram do lado de fora do fórum pedindo a prisão dos músicos

JulgamentoA primeira parte do julgamento, com audiências de instrução, envolveu depoimentos de testemunhas e das vítimas. A primeira audiência teve início nesta segunda-feira, no Fórum Edgar Mendes Quintela, em Ruy Barbosa. No primeiro dia, uma das vítimas prestou depoimento diante da juíza Márcia Simões, de agentes do Programa de Proteção (PPCAM) e de uma advogada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca). O dia foi marcado por protestos contra os pagodeiros, realizados por membros do movimento feminista Marcha Mundial de Mulheres.No segundo dia, foram ouvidas três conselheiras titulares, que são testemunhas de acusação, e um soldado da PM que prestou atendimento às duas adolescentes na noite do show, além da segunda vítima do caso. Os protestos contra os músicos também continuaram próximo ao fórum. A adolescente revelou detalhes do crime.

Advogado de réu lê Código Penal e faz pergunta a testemunha de acusaçãoO terceiro dia de audiência do caso estava previsto para esta quarta-feira (20), mas foi cancelado pela juíza, que acatou o pedido feito pela defesa alegando que duas testemunhas não foram intimadas, pois não foram localizadas. Com isso, os músicos farão a coleta de amostras de DNA para realização de exames. As amostras das vítimas já haviam sido coletadas no exame de corpo delito feito logo após o crime.Músicos são acusados de estuprar duas adolescentes no ônibus da bandaEntenda o casoOs nove integrantes da banda New Hit foram acusados de estupro após um show no dia 26 de agosto de 2012, em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Conforme consta no inquérito policial, no início da madrugada, as duas adolescentes teriam sido abusadas sexualmente dentro do ônibus da New Hit, que estava estacionado na Praça Santa Tereza, no centro de Ruy Barbosa.As adolescente contaram, em depoimento à polícia, que entraram no ônibus para fazer fotos com os rapazes. Lá foram atraídas para o fundo do veículo, onde teriam sido violentadas sexualmente.Matéria original: iBahia'Vítimas da New Hit' enviam carta de agradecimento às feministas