Vitória bate Lusaca e é bicampeão baiano feminino de futebol

e.c. vitória
08.12.2018, 17:11:20
Atualizado: 09.12.2018, 09:13:13
É o segundo título do Vitória; o primeiro foi em 2016 (Mauricia da Matta / EC Vitória)

Vitória bate Lusaca e é bicampeão baiano feminino de futebol

Leoas terminam estadual com 88 gols marcados e nenhum sofrido

Erasmo Carlos é que estava certo. De sexo frágil elas não têm nada, e o lugar delas é cada vez mais onde quiserem. Outra prova disso foi a decisão do Campeonato Baiano feminino de futebol, disputada neste sábado (8), no Barradão.

Em um jogo eletrizante, disputado com muita garra e dedicação sob o sol a pino que brilhou em Salvador, prevaleceu a superioridade técnica do Vitória. As Leoas fizeram jus ao favoritismo e venceram a equipe do Lusaca com autoridade por 2x0, garantindo o seu segundo título baiano da categoria.

Na partida de ida, em Camaçari, na última quarta-feira (5), Vitória e Lusaca haviam ficado no empate em 0x0. Foi o único empate das rubro-negras, campeãs invictas com nove triunfos e um empate.

A equipe rubro-negra, que foi campeã baiana sem tomar um gol sequer, ainda balançou a rede 88 vezes nos 10 jogos realizados em uma campanha impressionante, com média superior a oito gols por partida.

Artilheira da competição após balançar as redes adversárias por 22 vezes, Valéria, que marcou o segundo do Vitória, era uma das mais emocionadas após a disputa. “Não tem explicação. Eu vim para cá com o intuito de ajudar a equipe com meus gols", disse.

Valéria tem apenas 20 anos e deixou Teresina, capital do Piauí, onde morava com a família, para trabalhar no Vitória. "Se a equipe não tivesse esse potencial que tem eu não seria a artilheira”, completou a atacante.

O Vitória venceu o Campeonato Baiano pela primeira vez na edição de 2016. Neste ano, as rubro-negras ainda foram vice-campeãs invictas do Brasileiro A-2, conquistando uma vaga na elite nacional para a temporada 2019.

Como foi

Logo no rolar da bola, o Vitória fez valer o mando de campo e tratou de ir pra cima do Lusaca. O primeiro gol surgiu logo aos seis minutos. Cobrança curta de escanteio e Ana Paula deu um belo tapa na bola, encobrindo a goleira do Lusaca.

Mesmo após abrir o marcador, as rubro-negras continuaram em busca do gol. E ele veio aos 14 minutos, dos pés da artilheira Valéria.

Na etapa final, o Lusaca saiu do campo de defesa e tentou buscar o resultado, já que o empate levaria a decisão para os pênaltis. Porém, o avanço não se reverteu em oportunidades de gol e ainda coube às Leoas a melhor chance do segundo tempo, com um chutaço no travessão de Milena.

Com a manutenção do resultado da etapa inicial, o gramado do Barradão foi tomado pelo vermelho e preto após o apito final e as Leoas fizeram a festa pelo segundo título baiano.

A técnica do Lusaca, Solange Bastos, que já defendeu a Seleção Brasileira como jogadora, falou sobre as expectativas para o ano de 2019. O Lusaca fechou parceria com o tricolor baiano e vai disputar a Série A-2 do Campeonato Brasileiro com o nome Bahia Lusaca.

"A gente tem esse elo agora com o Bahia e tem que agradecer a essa grande equipe por essa parceria. Ano que vem a gente está junto. E isso tudo fortalece o futebol feminino no nosso estado", disse Solange.

*Integrante do Correio de Futuro sob supervisão do editor Miro Palma


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-afirma-que-ainda-nao-esqueceu-derrota-do-brasil-na-copa/
Craque diz que ganhar a Copa do Mundo é o maior sonho que ainda não realizou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/governo-consegue-aprovar-mudancas-no-planserv-e-previdencias-siga/
Reforma administrativa foi aprovada no início da tarde desta quarta-feira (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/hbo-latin-america-anuncia-parceria-com-mauricio-de-sousa-producoes/
A novidade terá foco na origem do herói espacial criado por Mauricio de Sousa em 1963
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-invasao-de-plenario-alba-amanhece-cercada-de-viaturas-da-rondesp/
Servidores dormiram no prédio para evitar votações de madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-invasao-a-posto-na-santa-cruz-comanda-bocas-de-fumo-desde-os-13-anos/
Caíque Cerqueira, hoje com 19, também é suspeito de homicídios
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-acao-de-atirador-que-matou-4-em-igreja-em-sp-veja/
Ele entrou na igreja em Campinas durante missa, matou quatro e se suicidou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nove-artistas-vao-se-apresentar-pela-1a-vez-no-festival-da-virada-confira/
MPB, sertanejo, pagode, axé e funk vão agitar o público nos cinco dias de festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/uma-grande-covardia-diz-tia-de-pm-morto-esfaqueado-em-ondina/
Corpo de Jailton Souza de Araújo, 50 anos, foi enterrado na manhã desta terça (11)
Ler Mais