Vitória empata com o ABC e completa 10 jogos sem vencer em 2019

Leão perdeu um pênalti no começo do jogo e ainda teve outra penalidade não marcada pelo árbitro no final

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 23 de março de 2019 às 17:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Andrei Torres/ABC

Quando a fase não é boa, nem mesmo a melhor das oportunidades parece ajudar. O Vitória entrou em campo contra o ABC precisando ganhar sua primeira partida na Copa do Nordeste para não se distanciar dos quatro melhores colocados de seu grupo e, dessa forma, não acabar com todo o seu calendário do primeiro semestre em pouco mais de dois meses. 

Ao fim do jogo, o empate por 0x0 deixou o Vitória na mesma quinta colocação de outrora, mas em uma situação mais delicada já que o CRB ganhou sua partida e abriu dois pontos de vantagem em relação ao rubro-negro. Isso faz com que no próximo jogo o time de Tencati só tenha uma alternativa: ganhar, algo que ainda não aconteceu para o Leão nesta Copa do Nordeste e, ainda pior, já não acontece há 10 jogos contando por todas as competições.

O jogo

Fazendo sua estreia no comando técnico do Vitória, Claudio Tencati apostou em um time mais veloz para enfrentar os abcdistas em Natal e logo com dois minutos, colheu um bom fruto pela decisão: a zaga do ABC recuou muito mal a bola para o goleiro Edson e Léo Ceará se aproveitou da bobeira ao se antecipar e sair de cara para Edson. O camisa 9 tentou driblar o goleiro para ter mais espaço no chute, mas antes disso foi derrubado. A penalidade foi marcada em cima do lance e o próprio Léo Ceará pediu para cobrar.

O pedido do centroavante foi atendido e ele foi para a marca da cal. Tomou distância e bateu firme no canto esquerdo, mas a bola carimbou a trave. Um certo clichê diz que grande responsável por gerir a vida é ninguém menos que o azar. E só essa frase explica o porquê daquele pênalti não ter entrado: além de bater na trave, a bola ainda pegou no calcanhar do goleiro Edson e, surpreendentemente, não entrou no gol.

Apesar do baque precoce, o Vitória seguiu o jogo. Com Léo Gomes em campo, o rubro-negro se sentiu um pouco mais à vontade com a bola nos pés e tentava furar o bloqueio dos potiguares. De pouquinho em pouquinho, o time ia chegando, até que uma boa oportunidade surgiu nos pés de Andrigo aos 19 minutos. O camisa 10 saiu na cara de Edson mas chutou fraco, rasteiro.

Segundo o Climatempo, a temperatura no Frasqueirão era de 30ºC na hora que a bola rolou. O solzão fez com que o árbitro José Woshington da Silva fizesse uma pausa para hidratação e, ao que tudo indica, a água deu um refresco nas ideias do ABC. No primeiro lance após a parada, o meia Éder aproveitou um vacilo de Victor Ramos para enfiar uma bola açucarada para Anderson driblar o goleiro João Gabriel e, quase desequilibrado, chutar por cima do gol rubro-negro. Ufa! 

Segundo tempo Na segunda etapa, a tônica da partida foi parecida. Até a ordem que os primeiros lances aconteceram foi igual: o Vitória chegou duas vezes, primeiro com Andrigo, que recebeu um lindo passe de Vilela e novamente chutou em cima de Edson, e depois com Léo Ceará, aproveitando cruzamento de Fabrício.

A resposta do ABC foi perigosa quando Éder recebeu bom lançamento na direita e bateu pro gol tirando de João Gabriel. A torcida do Mais Querido só não fez a festa porque Jeferson conseguiu cortar o chute em cima da linha. 

O tempo passava e o Vitória começou a esbarrar na falta de criatividade que lhe apetece desde os tempos de Marcelo Chamusca. Claudio Tencati tentou dar um novo fôlego ao time promovendo as entradas de Ruy e Neto Baiano no lugar de, respectivamente, um sumido Yago e do até lutador, mas pouco produtivo Léo Ceará.   Rubro-negro empatou a sexta seguida na Copa do Nordeste e segue sem vencer na competição (Foto: Andrei Torres/ABC) No fim das contas, quem chegou mesmo foi o ABC quando Valdemir encontrou uma brecha na direita e decidiu chutar de lá mesmo. Quase ele se dava bem porque João Gabriel ia engolindo um frango homérico. Contou com a sorte da bola rodopiar e sair para a linha de fundo em escanteio.

Quanto mais o tempo passava, mais desinteressante o jogo ia se tornando. Nem mesmo o fato de se aproximar à marca incômoda de 10 jogos sem vencer atiçava o time do Vitória. Nem mesmo um possível apego à fé devido ao atacante do ABC, Valdemir, ter sido obrigado a cortar sua fitinha do Senhor do Bonfim quando a tradição obriga a esperar que o adereço caia naturalmente para que os três pedidos se realizem serviu para motivar os rubro-negros.

Para não dizer que não se falou das flores, aos 42 minutos Neto Baiano recebeu bom passe de Ruy e bateu firme de direita. A bola talvez entrasse no gol se não fosse um desvio que a levou para escanteio. Um minuto depois, o atacante escorou de cabeça uma cobrança de falta e o lateral Jonathan cortou com a mão dentro da área, mas a arbitragem decidiu ignorar o pênalti claro. No fim das contas, o jogo acabou sem gols.O último compromisso do Vitória na primeira fase é contra o Náutico no próximo sábado (30), dentro do Barradão. Para não ficar com um buraco no calendário até o final de abril, quando começa a Série B, o Leão precisa ganhar a partida.

*Com supervisão do subeditor Miro Palma