Vitória empata com o Náutico mas avança na Copa do Nordeste

Leão vai encarar o Fortaleza nas quartas de final

  • Foto do(a) author(a) Fábio Vasconcelos
  • Fábio Vasconcelos

Publicado em 30 de março de 2019 às 18:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricia da Matta/ECVitória/Divulgação

Cabe ao torcedor comemorar, é claro, mas foi uma das campanhas mais esquisitas de que se tem notícia. O Vitória conseguiu a proeza de se classificar para as quartas de final da Copa do Nordeste sem vencer uma partida sequer na fase de grupos e com menos pontos que o último colocado do Grupo B, já que o Confiança terminou com oito.

Com mais um empate na competição, o sétimo em oito jogos, além de uma derrota, o Vitória chegou a 11 partidas seguidas sem comemorar os três pontos na temporada 2019. A classificação foi garantida neste sábado (30), no Barradão, após um empate por 1x1 contra o Náutico. Na próxima fase, o adversário será o Fortaleza, que se classificou em primeiro lugar no Grupo A, com 13 pontos ganhos após vencer o ABC por 1x0.

Assim que a bola rolou, Tencati tentou adiantar a marcação no início e, logo de cara, a estratégia deu certo. O Leão encolheu o Náutico em seu campo, forçando a equipe pernambucana a errar. Depois de Neto Baiano perder uma chance clara aos sete minutos e Suéliton quase marcar contra, saiu o primeiro gol do Vitória. E que golaço.  Ruy recebeu passe de Yago no bico direito da grande área, e encheu o pé esquerdo na bola, sem chance para Bruno, que voou pra sair bem na foto: 1x0. Depois do gol, o Leão ainda perdeu mais uma chance, mas optou por recuar perigosamente e se preoucupou em rebater os cruzamentos da equipe Timbu.  Mesmo com um esquema defensivo até bem montado pelo treinador rubro-negro, o Náutico tinha a bola e passou a buscar o empate na base da insistência. De tanto tocar a bola no campo ofensivo, o Timbu conseguiu igualar o placar no Barradão. Odilávio Jr. recebeu uma bola cruzada na área por Jorge Henrique e não perdoou. O camisa 9 da equipe Timbu subiu entre os dois zagueiros do Leão e testou firme para o chão, contando com a indecisão crucial de João Gabriel. O goleiro do rubro-negro fez que foi mas voltou, facilitando a vida do atacante: 1x1.  "cumpadi"  Na volta para a etapa final, o Vitória veio disposto a retomar as rédeas da partida. Mesmo sem oferecer perigos à meta de Bruno, o Leão voltou a subir a marcação na saída de bola da equipe pernambucana, mas com pouca criatividade nas ações de ataque.  Até os 15 minutos, com a escassez de oportunidades de ambos os lados, parecia que as equipes estavam meio que conformadas com o placar, já que àquela altura, ambos estavam garantidos nas quartas, com o empate. Porém, alguns minutos depois, o Leão tentou desfazer essa imagem criando chances de desempatar. Ruy recebeu no meio e deu passe preciso para Fabrício, que cruzou rasteiro. Neto Baiano se esticou e finalizou, desequilibrado, para fora. Um minuto depois, outra boa chance para o rubro-negro, também pelo lado esquerdo. Fabrício driblou na área e foi travado por Diego. Na sobra, Ruy encheu o pé mas parou em uma defesa de cinema do goleiro Bruno. A partir daí o jogo ganhou em emoção e movimentação e Erick ainda incomodou o goleiro do Timbu, em jogada pela direita, antes do Náutico responder com testada perigosa de Wallace Pernambucano. Aos 44 minutos, quando ambos os times já seguravam o placar, Neto Baiano teve a chance de voltar a se consagrar no santuário rubro-negro. Encontrou outra bola limpa, frente a frente com o goleiro do Timbu, mas optou por tentar encobrir o arqueiro. A batida de direita foi errada e o placar não se alterou no Barradão.