Vitória encara Botafogo-SP com obrigação de melhorar no 2º turno

Leão somou apenas três pontos nos quatro primeiros jogos do 1º turno

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 30 de agosto de 2019 às 05:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Letícia Martins / EC Vitória

O segundo e derradeiro turno da Série B começa nesta sexta-feira (29) à noite para o Vitória. E nenhum torcedor rubro-negro, nem mesmo o mais pessimista, imaginou no começo de 2019 que o Leão chegaria a esta fase como 16º colocado, "porteiro" da zona de rebaixamento.

Ocorre que a equipe agora será obrigada a ter um segundo turno melhor que o primeiro. Se a campanha de 20 pontos for espelhada, o rubro-negro terminará com 40 pontos, bem abaixo da média histórica para se salvar da degola, que é de 45 pontos. Um risco, embora a média deste ano esteja mais baixa.

A missão, sob comando de Carlos Amadeu, começa diante do Botafogo-SP, no Barradão, a partir das 21h30. No primeiro turno o confronto não foi nada positivo para o rubro-negro, que perdeu em Ribeirão Preto por 3x1 de virada.

Para o volante Lucas Cândido, o acesso ainda é o objetivo: “Temos que acreditar. A gente vem trabalhando com esse sonho do acesso, mas sabemos que vai ser difícil. Temos que ir conquistando os três pontos”.

Como vem o time

O técnico contará com um time reforçado na abertura do returno. O volante Baraka, capitão da equipe, e o meia Felipe Gedoz retornam de suspensão. Eles haviam participado de todas as dez partidas anteriores do rubro-negro após a pausa para a Copa América.

O zagueiro Zé Ivaldo, recuperado de edema ósseo em um joelho, também reforça a equipe. Ele ainda não esteve à disposição de Amadeu, já que se lesionou na derrota por 1x0 para o Cuiabá, na primeira partida após a Copa América, ainda sob comando de Osmar Loss.

A dúvida em relação à equipe titular é se Zé Ivaldo será ou não titular. Everton Sena está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, abrindo uma vaga para atuar na zaga ao lado de Ramon. Por causa da falta de ritmo, é possível que Bruno Bispo receba uma chance.

Outro desfalque é o goleiro Martín Rodríguez, que sofreu um corte profundo no joelho esquerdo no empate em 1x1 com o Coritiba, terça-feira. Ronaldo será titular, assim como ocorreu no decorrer daquela partida.

Com os retornos de Baraka e Gedoz, a escalação deve contar com Ronaldo; Van, Ramon, Zé Ivaldo (Bruno Bispo) e Capa; Baraka e Lucas Cândido; Wesley, Felipe Gedoz e Chiquinho; Jordy Caicedo.

Autor do gol sobre o Coritiba, o volante Lucas Cândido citou o que esperar dessa equipe: “Um time aguerrido, querendo sair com os três pontos, que vai ser o mais importante. Temos aqui um pensamento positivo, de que vamos conquistar esses pontos importantes”.

A largada ruim

Começar o segundo turno na 16ª posição é chato, mas podia ser bem pior. Como mostrado no balanço do 1º turno, a equipe passou 13 das 19 rodadas no Z4. Destas, três foram como lanterna da competição.

Boa parte desse problema deveu-se a um péssimo rendimento na sequência inicial do primeiro turno, a mesma que se repete agora, porém com os mandos de campo invertidos. O objetivo do Leão, portanto, é inverter também a pontuação a ser obtida.

Nos quatro primeiros jogos da Série B o rubro-negro somou apenas três pontos. Aproveitamento tão pífio que afundou a equipe na zona de rebaixamento já na quarta rodada. O clube só sairia de lá na 16ª rodada, exatos três meses depois.

A largada tão prejudicial para o Vitória começou com a derrota por 3x1 para o Botafogo-SP, fora de casa, de virada. Na sequência, recuperou-se vencendo o Vila Nova no Barradão, por 2x1, também de virada.

O chato, mesmo, veio em seguida. Na terceira rodada, o Leão visitou o Guarani, que ainda não havia vencido na Série B depois de um início ruim de temporada no Paulistão. O Bugre encerrou seu jejum com um 3x2 sobre o rubro-negro, também de virada.

O jeito para o Vitória era recuperar-se em casa contra o São Bento, que havia ganhado apenas um jogo em toda a temporada, nenhum na Série B. Pois o rubro-negro perdeu outra, por 3x1, mais uma vez de virada. Entrou no Z4 e o técnico Claudio Tencati acabou demitido.

Pontuar agora é obrigação

Apesar do retrospecto ruim, o Vitória pode olhar agora para a sequência que tem pela frente contra os mesmos adversários com enorme confiança. Nenhum dos futuros oponentes tem feito uma Série B convincente. A maioria, inclusive, está atrás do Leão na tabela.

O Botafogo-SP é o único dos quatro que tem campanha melhor que a do Leão. É atualmente o 9º colocado, com 27 pontos, sete a mais que o rubro-negro. A equipe, porém, venceu apenas um jogo dos últimos cinco, e foi em casa, sobre o Londrina.

Depois do time de Ribeirão Preto o Vitória só encontrará times que estão no Z4, ou seja, piores que ele. O Vila Nova é o 17º colocado, com os mesmos 20 pontos do rubro-negro, mas com um triunfo a menos. O duelo será em Goiânia, onde o Tigre não vence há cinco rodadas.

Na sequência o Vitória recebe o Guarani, lanterna da Série B, com 16 pontos, e visita o São Bento, 18º colocado, com 19 pontos. Ou seja, das equipes que hoje compõem o Z4 o rubro-negro só não enfrentará o Oeste, 19º colocado – o que ocorrerá pela 27ª rodada.

O recado, portanto, é simples: se esta mesma sequência foi fundamental para que o Vitória não tivesse um bom primeiro turno no geral, ela será importante para que o rubro-negro obtenha um desempenho bem melhor no returno.

Sem perder há cinco jogos, mesmo período de Carlos Amadeu como técnico do time, o volante Lucas Cândido reforça o otimismo: “A perspectiva é sempre boa, não podemos ter dúvidas. Temos que pensar sempre em ganhar, subir na tabela. Esperamos nesse segundo turno subir na tabela, quem sabe conseguir a classificação para o acesso”.