Vitória encara o Atlético-PR para acabar com jejum fora de casa

O Leão não vence longe de Salvador há quase três meses no Brasileirão

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 29 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

O torcedor do Vitória está com saudades de comemorar após um jogo longe de Salvador. O rubro-negro não vence fora de casa há 76 dias e tem a oportunidade de acabar com o jejum neste domingo (29), às 16h, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.

A única vez que o Leão ganhou uma partida como visitante nessa edição do Brasileirão foi no dia 13 de maio, quando completou 119 anos de fundação e derrotou o Vasco por 3x2, em São Januário, na 5ª rodada.

De lá pra cá, empatou com Botafogo (1x1) e Corinthians (0x0), e perdeu para Santos (5x2), São Paulo (3x0) e Bahia (4x1). Antes do jogo contra a equipe cruzmaltina, o Leão já havia perdido para Atlético-MG e América-MG (ambos por 2x1).

Com apenas cinco pontos somados de 24 disputados, a equipe comandada por Vagner Mancini tem apenas 20,83% de aproveitamento em território adversário. 

Os números também apontam que a zaga precisa ficar mais ligada contra o Furacão. O Vitória tem a pior defesa do campeonato e foi o time que mais sofreu gols fora de casa. Dos 27 tentos tomados, 19 foram lamentados longe de seus domínios. 

Acabar com o jejum de triunfos longe do Barradão nesse momento do campeonato é importante pelo atual panorama da tabela de classificação. Com 18 pontos, o Vitória é o 13º colocado. 

No meio do caminho Se vencer, o Leão poderá, a depender do resultado de alguns confrontos, figurar entre os 10 times com melhor campanha da Série A. A diferença para o Botafogo, que ocupa o 10º lugar, é de apenas dois pontos. A melhor colocação rubro-negra até agora foi na primeira rodada, quando ficou na 10ª posição, após empatar por 2x2, na estreia, contra o Flamengo. 

No entanto, se perder o jogo, o time poderá se aproximar da zona de rebaixamento. A diferença para a grupo da degola também é de dois pontos. Primeiro time com a corda no pescoço, em 17º lugar, a Chapecoense tem 16 pontos. 

Um triunfo, de quebra, agravaria ainda mais a crise de um rival direto na luta contra o rebaixamento, já que os paranaenses estão com somente dez pontos ganhos. 

“Vai ser um jogo importante. Tenho certeza que eles estão encarando esse jogo como decisivo para eles e para nós é mesma coisa”, afirmou o volante Willian Farias. 

Apesar da importância de pontuar, o Vitória não entrará na zona nessa rodada mesmo se perder o jogo, porque América-MG e Santos, 14º e 15º colocados, respectivamente, se enfrentam, às 19h, na Vila Belmiro.