Vitória tem que vencer para seguir dependendo só do 'fator casa'

Se não ganhar do São Paulo nesta sexta, Leão será forçado a pontuar fora de casa

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

O Vitória precisa ganhar nesta sexta-feira (26) do São Paulo, às 19h30, no Barradão. Parece uma afirmação óbvia e até um clichê de jornalista diante da situação do rubro-negro na tabela do Brasileiro, mas não é.

Vamos lá: de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um time que chegar aos 44 pontos tem só 6% de chance de acabar rebaixado. Atualmente, o rubro-negro, com 33, é 17º.

Contando o desta sexta-feira, o Vitória tem quatro jogos no Barradão até o fim do Brasileiro. Ou seja, 12 pontos a serem disputados. Está, portanto, no limite para depender só do fator casa para evitar a Série B.

Uma derrota ou empate com o São Paulo forçaria o Vitória a pontuar como visitante a fim de escapar da degola. Nesses cenários, o Leão só chegaria, respectivamente, a 42 ou 43 pontos com os jogos restantes no Barradão.

Depois do São Paulo, o rubro-negro tem na sequência em casa o Ba-Vi (dia 11 de novembro), Atlético-PR (17) e Grêmio (dia 24, 25 ou 26).

Em entrevista na Toca do Leão nesta semana, o atacante Léo Ceará disse que a equipe não tem prestado tanta atenção assim à meta de pontos que precisa fazer.

“A gente não pode ficar falando que tem que fazer tantos pontos, que tem que ganhar ‘x’ jogos. Temos que pensar jogo a jogo. Agora é o São Paulo, vamos pensar só nesse jogo. Depois é o Paraná, daí vamos trabalhar para jogar fora”, afirmou o centroavante, novidade do time no lugar de Walter Bou.

Confira os jogos finais do Vitória no Brasileirão:

Carregando...
Brasileirão

‘Jogo a jogo’

A cota de pontos a serem disputados no Barradão é especialmente importante porque essa tem sido a força do Leão nesta Série A: 24 dos 33 pontos que o Vitória tem foram obtidos em casa. O time tem um aproveitamento de 53% dos pontos como mandante.

Parece pouco e é mesmo. O rubro-negro tem a quarta pior campanha entre os mandantes. Ainda assim, é o melhor desempenho em casa do clube desde 2013, quando terminou em 5º lugar.

Naquele ano, o Leão fez 32 pontos nos 15 primeiros duelos em casa, estágio atual. Em 2014, quando caiu, foram 19; em 2016, 22; e em 2017, nove. O desempenho de 2018 é idêntico ao de 2010, quando o Leão foi rebaixado.

Léo Ceará, 23 anos, diz que a equipe está ciente do panorama delicado: “Mesmo sendo novo, sei que é complicado. Mas como disse, tem que buscar jogo a jogo. Não adianta vencer o Paraná se não ganhar do São Paulo aqui. Se demos 100% contra o Corinthians e não veio a vitória, temos que dar mais que 100% agora”.

Claro que a pontuação alvo ainda pode chegar com os jogos como visitante. O Vitória terá pela frente Paraná (4 de novembro), Sport (14), Cruzeiro (21 ou 22) e Palmeiras, na última rodada, em 2 de dezembro. Mas o desempenho tem sido fraco, só nove pontos de 45 disputados (20%).

De volta ao retrospecto em casa, o Vitória não ganha no Barradão desde quando bateu o Vasco por 1x0, no dia 9 de setembro. Depois disso, foram duas derrotas (Botafogo 4x3 e Santos 1x0) e um empate (2x2 com o Corinthians).

O goleiro Ronaldo, no entanto, acredita que o Leão está no caminho certo para retomar as vitórias no seu estádio: “A gente tem feito bons jogos. O Santos só deu um chute a gol e tomamos conta do resto da partida. Contra o Corinthians foi a mesma coisa, criamos chances o tempo todo e sufocamos no final. Se mantiver a crescente, logo, logo, virá a vitória”.