Assine

Vitorino Campos abre segundo dia do 43o São Paulo Fashion Week


 

Estilista baiano participou pela 11a vez da semana de moda e se diz adaptado às mudanças na forma de consumir

  • Gabriela Cruz

Publicado em 14/03/2017 às 16:48:00
Atualizado em 16/04/2023 às 21:47:07

Desfile de Vitorino Campos (Foto: Ag. Fotosite/divulgação)

O segundo dia da São Paulo Fashion Week começou com o estilista baiano Vitorino Campos desfilando por sua marca logo pela manhã. Aos 29 anos, ele chegou à sua 11a participação no evento trazendo de ruptura de padrões, em que tecidos nobres se misturam a outros do dia a dia.

"Ao acreditar que tudo tem o mesmo peso, medida e valor, tecidos como nylon, seda, couro e lã são apresentados em modelagens de linhas simples trazendo uma forma natural e não linear às peças, mas que dançam em preciosa melodia", explica.

Vinte e quatro horas antes, o baiano apresentou a coleção da Animale para o próximo Outono-Inverno. O desfile abriu a temporada 43 do SPFW e aconteceu na loja-conceito da marca carioca na badalada Rua Oscar Freire, em São Paulo. Parte do que se viu na passarela já estava à venda no espaço, mostrando que a grife está sintonizada com os novos tempos do see now, buy now (veja agora, compre já), que move a semana de moda deste a edição anterior.

“Eu super me adapto bem a esses novos movimentos. E tou adorando fazer isso, que é muito interessante junto com as mídias sociais e que faz todo sentido porque hoje a imagem chega muito rápido às clientes, então eu acredito que vai ser um bom formato para viver alguns anos da moda”, avalia Vitorino.

Completamente adaptada a esse novo momento de venda imediata, a estilista Alessandra Affonso Ferreira, ex-Isolda, apresentou a coleção da sua marca Sissa em seu ateliê. Estreante no SPFW, ela levou seus convidados ao ateliê onde a coleção foi produzida. Lá, além de conhecer as peças - que já estão à venda em 20 pontos do país - foi possível saber mais do seu processo criativo.

Alessandra se inspirou nas lembranças fotográficas do casamento dos pais, em Mombaça, no Quênia - ela baiana e ele inglês - e nos jardins e arquitetura do Irã. “Essas roupas que a gente tá apresentando aqui chegaram nas lojas agora, então a gente e está trabalhando a coleção ao mesmo tempo em que ela está à venda”, explica.

Parece simples, mas grandes nomes da moda brasileira, como Ronaldo Fraga, Reinaldo Lourenço, Glória Coelho, Iódice e Helô Rocha, deixaram de desfilar nesta temporada.  Três deles alegaram justamente que não se adaptaram ao see now buy now e decidiram pular esta edição do SPFW.

Desfilam nesta terça-feira (14), no prédio da Bienal, em São Paulo, as marcas Ellus, comemorando 45 anos, Lolitta, Gig Couture, Two Denin, Pat Bo e Lino Villaventura. A semana de moda segue até sexta-feira.

* A jornalista viajou a convite da organização do SPFW