Viva São João sem culpa na mesa, aproveite sem sacrifícios

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2018 às 14:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Junho é o famoso mês do São João, época muito esperada pelo forró e que, neste ano, ainda vem recheada de Copa do Mundo. Com todas as alegrias das comemorações juninas, vem aquilo que não pode faltar em nenhuma boa festa: comida! Sim, esse período é rico em milho, canjica, pipoca, pamonha, amendoim, bolos e muitas outras delícias típicas. O que para alguns é motivo de prazer, alegria e satisfação, por estarem reunidos com familiares e amigos compartilhando diversão e comida, para outros pensar que estes momentos estão se aproximando é motivo de medo e insegurança relacionados à alimentação.

Hoje em dia, as definições limitadas atribuídas aos alimentos, entre saudáveis e não saudáveis, bons e ruins, permitidos e proibidos, e a busca incessante dos ideais de perfeição corporal, influenciada pela mídia e indústrias da beleza, tem levado a uma má relação com a comida. 

Alimento é muito mais que nutrientes, vai muito além do valor calórico e nutricional. Alimento é sabor, prazer, cultura, socialização, lembrança. Preparar um alimento para alguém é até prova de amor.

A mentalidade de dieta vivida por muitas pessoas restringe, não somente e desnecessariamente, diversos alimentos, como também, em momentos de festejos juninos e outras datas comemorativas, abala a vida social e as relações pelo temor de juntarem-se aos demais e terem um “descontrole alimentar”. Em uma alimentação saudável, para indivíduos saudáveis (que não necessitam, de fato, de uma restrição devido a doenças) tudo pode fazer parte, com equilíbrio e moderação, pois o problema está no desajuste do comportamento alimentar, em como cada um come, e não nos alimentos.

No São João, cada um pode divertir-se e comer com prazer suas comidas preferidas. Não é necessário tentar enganar sua vontade com as versões “fit”, que mudam a essência do alimento. Pode-se escolher os pratos que mais se gosta, apreciá-los e saboreá-los, aproveitando o momento, estando presente e atento as sensações oferecidas pelo ato de comer e pelo alimento, consciente de suas ações ao alimentar-se, e, o mais importante, deixando de lado a culpa. Sentir culpa ao comer não combina com uma boa relação com a alimentação e gera consequências ruins para a saúde mental e para a saúde física, porque, depois da culpa, vem um mix de sentimentos ruins e práticas compensatórias desnecessárias e até perigosas.

Os festejos irão passar, as comidas típicas também e depois a vida seguirá normalmente. Tenha em mente que este é apenas um período e que você não precisa ter medo ou insegurança.

Viva o momento, viva a vida agora, viva São João.

Luana Galdino é nutricionista comportamental especializada em Nutrição Clínica e em Saúde Mental.