Você conhece o seu chefe? Responda ao teste e identifique o perfil do seu gestor

Siga dicas para se relacionar melhor com todo os tipos de de liderança

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 15 de abril de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Ninguém precisa morrer de amores pelo chefe ou bancar o puxa-saco da firma na esperança de ser valorizado pelo gestor. O segredo para manter uma boa relação pode estar em identificar qual é o perfil de liderança do gestor e conquistar sua confiança. E é aí que entram os especialistas em carreira da Catho e da Randstad Professionals, que ajudaram a montar os cinco perfis  de chefes mais comuns que o profissional vai encontrar no mercado de trabalho.

A Randstad Professionals, inclusive, ainda elaborou um teste que vai analisar como anda a sua relação com o líder (veja ao lado). Entender o modo como o gestor chefia sua equipe vai fazer a diferença na hora de sensibilizá-lo. Acredite. E aí, quem é mesmo o seu chefe? 

AUTORITÁRIO

1) Quem é esse chefe Lidera sua equipe na base da punição e do medo. Tem dificuldades nos relacionamentos interpessoais e pouca inteligência emocional.

2) Modo de gestão Não considera opiniões diferentes da sua e nem desenvolve seus liderados. 

3) Habilidades Tomada de atitudes diretas e rápidas, porém nem sempre assertiva. Pode ser útil em momentos de crise e que exigem um ‘pulso forte’ e um direcionamento mais direto.

4) Defeitos/ limitações Trabalha na opressão e controle dos colaboradores, impõe suas convicções, não aceita críticas, ouve pouco ou quase nada. 

5) Como lidar? Evite apontar erros, mas sim ‘sugira’ mudanças com ar de cooperação.

6) O que ele espera Que o profissional cumpra suas ordens sem questionamentos, seja objetivo e entregue resultados. 

CENTRALIZADOR

1) Quem é esse chefe É díficil conquistar a confiança desse chefe. Isso porque  ele tem uma insegurança muito grande em delegar as tarefas. Ele acha que só vai ‘sair bem feito’ se ele fizer. E sozinho. 

2) Modo de gestão Ele até delega,  mas acaba executando pela equipe ou por parte dela.

3) Habilidades Geralmente, esse tipo de profissional é mão na massa e tem conhecimento técnico profundo na área. 

4) Defeitos/ limitações Por ser centralizador, não tem uma didática boa e acaba não desenvolvendo a equipe. 

5) Como lidar? Evite bater de frente. Boa parte deles é focada em produtividade e resultados.  A estratégia é aliar os seus desafios a isso. 

6) O que ele espera Foco e comprometimento na execução das atividades. Sem muitos questionamentos ou indagações, mas sempre com superação de suas entregas diárias. 

'O funcionário padrão será quele que entrega o resultado espreado e que seja proativo', afirma Jorge Ogawa (Foto: Divulgação)

DEMOCRÁTICO

1) Quem é esse chefe Ele tem alta capacidade de ouvir, considerar e aceitar opiniões. Consegue manter um ambiente estimulador e propício à comunicação, é transparente e eficaz.

2) Modo de gestão O centro é o grupo e o líder assume um papel de orientador e facilitador dos interesses do time. A gestão é participativa e horizontal.

3) Habilidades Sabe estimular o coletivo e por isso consegue ganhos em produtividade e no clima organizacional.

4) Defeitos/ limitações Pode se tornar refém do próprio time e passar uma imagem de fraqueza e pouco domínio. Também tem pouca firmeza na resolução de conflitos. 

5) Como lidar?  A comunicação é muito importante para esse chefe. Compartilhe sempre ideias e sugestões. 

6) O que ele espera Inovação, participação coletiva, motivação e autonomia.

CARISMÁTICO

1) Quem é esse chefe Ele lidera motivando somente por sua presença, palavras e atitudes. Geralmente não possui hierarquia com a equipe. 

2) Modo de gestão Todo mundo gosta e admira esse tipo de chefe. Ele sabe identificar e extrair o melhor de cada um dos seus colaboradores. 

3) Habilidades Visão macro das atividades, sabe delegar funções e estimular como ninguém aquele profissional a ir além. 

4) Defeitos/ limitações Líderes carismáticos são muito autoconfiantes. O excesso, no entanto, pode mascarar o tamanho de seu poder de convencimento e persuasão, um risco se mal utilizado. 

5) Como lidar?  Saiba separar o trabalho do relacionamento interpessoal, pois a informalidade pode ser confundida com liberdade. 

6) O que ele espera  Equipes com alinhamento de discurso, engajadas e que possam tomar decisões. 

ESTRATÉGICO

1) Quem é esse chefe Esse profissional conhece quem são seus colaboradores e sabe usar muito bem as  habilidades e competências de cada um. 

2) Modo de gestão Reconhece os talentos, aceita as fraquezas e sabe também desenvolver potenciais a favor daquilo que o negócio precisa para crescer.

3) Habilidades Alta capacidade de entregar resultados. 

4) Defeitos/ limitações Pode ter dificuldades em atuar nos pequenos processos do dia a dia, já que geralmente não gosta de estar no operacional. É mais uma ‘cabeça pensante’. 

5) Como lidar? Ter postura de dono e agregar valor ao que for delegado será importante para o profissional que for trabalhar com esse tipo de gestor.

6) O que ele espera Que o profissional saiba qual o seu papel dentro da empresa e tenha desejo de crescer profissionalmente. 

'Não leve qualquer atitude para o pessoal. tenha tolerância', aconselha Carla Carvalho (Foto: Divulgação)

COMO ESTÁ O SEU RELACIONAMENTO COM O CHEFE?

No dia a dia, como você lida com o trabalho:

a. Faço o meu trabalho e não sou de ficar de conversa fiada;

b. Faço o meu trabalho, mas gosto do relacionamento com as pessoas ao meu redor e de outras equipes;

c. Faço o meu trabalho e vou perguntar ao meu gestor se ele precisa de mais alguma coisa;

Quando está em uma roda de amigos e falam a respeito do seu gestor, você:

a. Escuta, faz comentários também e não vê problemas nisso;

b. Escuta, mas guarda para você os comentários;

c. Escuta, critica quem está falando e não gosta que falem do seu gestor;

No seu trabalho perguntam a respeito do seu chefe quando ele não se encontra:

a. Você finge que não é com você e não fala nada;

b. Tenta ajudar a pessoa de outra forma, pois não sabe onde está o seu chefe;

c. Fala que vai tentar localizá-lo e corre para avisá-lo que fulano está à procura dele;

Na sua equipe:

a. Você não tem proximidade com as pessoas da sua equipe e não tem interesse;

b. Você fala com todos, almoça com todos, mas não tem amizade com ninguém fora do escritório;

c. Gosta de almoçar com o seu gestor, faz questão de mostrar aos outros que conhece o seu gestor melhor que os outros;  

Seu gestor não pode sair para almoçar, você:

a. Vai almoçar e não pergunta nada;

b. Vai almoçar e por educação pergunta se ele precisa de algo;

c. Mesmo ele falando que não precisa de nada você insiste e busca algo;

RESULTADO

Maioria das respostas A  Você tem o perfil mais individualista, não busca relacionamento interpessoal. A dica para esse profissional menos conectado é que ter relacionamento interpessoal é muito importante para ser visto e reconhecido. O simples fato de fazer o seu trabalho não faz você crescer, é necessário ser mais proativo e a comunicação será importante para o seu desenvolvimento.

Maioria das respostas B   Você está inserida no seu ambiente de trabalho com todos, inclusive com o seu gestor.

Maioria das respostas C   Cuidado,  você pode estar parecendo um puxa-saco do seu gestor. Para mudar de cenário, confie mais em seu trabalho e entrega. Seu potencial pode ser melhor aproveitado e ter seu valor reconhecido com  foco e entrega no trabalho. 

EM PAZ COM O CHEFE

Não leve para o lado pessoal A primeira dica é não levar qualquer atitude para o pessoal. Seja flexível e tenha tolerância e maturidade para lidar com a situação como recomenda a assessora de Carreira da Catho Carla Carvalho.  “Há um motivo pelo qual a empresa optou por confiar a ele a missão de liderar, por isso ter empatia costuma somar pontos positivos na hora de entender o comportamento ou atitudes do gestor”, afirma.

Feedback É preciso alinhar suas expectativas com o seu gestor. A dica é do gerente da Randstad Professionals, Jorge Ogawa: “É fundamental alinhar essas expectativas do gestor/colaborador quanto a entrega e prazos, além de feedbacks com transparência e confiança”, pontua.

Acordos Segundo com Jorge Ogawa, o segredo para conquistar o chefe está no cumprimento de tudo aquilo que foi combinado. “Saber que seu trabalho é importante para o bom desenvolvimento da área, entregando aquilo que foi delegado, além de ter postura no relacionamento interpessoal. Todo chefe valoriza esse profissional”, reforça Ogwa. 

Comunicação   Outra habilidade fundamental para afastar qualquer atrito com o chefe. “Esclareça qualquer mal-estar. Além disso, é importante demonstrar participação e disponibilidade”, diz a assessora de Carreira da Catho, Carla Carvalho.