Você já visitou o Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira?

entretenimento
29.02.2020, 06:07:00
O poeta e escritor José Carlos Capinan dirige o Muncab (Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Você já visitou o Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira?

Além do acervo permanente, espaço no Centro conta com exibição de filmes e rodas de bate-papo neste sábado (29)

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Localizado num belo prédio histórico na Rua do Tesouro, o Museu Nacional da Cultura Afro Brasileria (Muncab) fica meio escondido no burburinho do Centro Histórico. Dirigido pelo poeta e compositor José Carlos Capinan, 79 anos, o espaço reúne acervo sobre a cultura e as experiências da negritude na diáspora e tem feito um “esforço para se manter atuante junto à sociedade, com a importância que tem um museu”, resume Capinan.

Desde novembro, o Muncab é um dos parceiros do projeto Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, que retoma as atividades por lá este fim de semana, com dupla programação neste sábado (29): o cineclube Antônio Pitanga, que vai exibir o documentário Àràrà, No Fogo da Intolerância, às 15h; e o Diálogos Negros, com  uma roda de conversa sobre cabelo, negritude e auto-estima, às 18h30. “Com estes temas temos atraído um público periférico que nos interessa muito” afirma Capinan.

doc
Imagem do documentário Àkàrà, no Fogo da Intolerância, que discute polêmica em torno do acarajé  (Foto: Divulgação)

Lançado em janeiro, Ákàrà é o longa de estreia da diretora peruana radicada em Salvador, Cláudia Chávez. Através da história de três baianas, o filme reflete sobre a importância cultural e econômica do acarajé, sobre a descaracterização da produção e venda nas ruas da cidade e sobretudo sobre racismo e intolerância religiosa. “A preocupação maior do filme é combater a cultura do ódio que vai se sobrepondo nas relações” destaca produtora executiva Fabíola Aquino. Depois da exibição, a diretora bate um papo sobre o filme com o público.

Na segunda atividade, os convidados são Naira Gomes, da Marcha do Empoderamento Crespo, o cabelereiro Léo Santos e a influencer Rose Hapuque. Uma das responsáveis pela programação do Boca de Bras/Muncab, a produtora Jamile Coelho, 30, conta que as atividades seguem até final do ano e incluem também uma série de oficinas, sempre voltadas para a valorização da cultura afro brasileira e levando sempre em conta “que o museu é um espaço vivo”.    

Quem for conferir a programação pode aproveitar para conhecer o acervo do Muncab,  formado por 300 peças, com curadoria do artista plástico Emanuel Araújo, do Museu Afro Brasil, de São Paulo. São peças assinadas por diferentes artistas e que, sintetiza Capinan, reflete a história da escravidão, da abolição e da luta do homem negro. Reserve um tempinho para o gradil do artista plástico baiano J.Cunha, que fica na entrada. Batizado de Histórias de Ogum, foi inaugurado em 2014 e representa a contribuição negra na história da civilização.


SERVIÇO

Museu Nacional da Cultura Afro (Muncab)

Endereço: Rua do Tesouro, 61, Centro

Funcionamento: terça a sexta, 9h às 16h, e nos fins de semana de acordo com a programação de eventos. Neste sábado(29), das 15h às 20h    

Entrada gratuita
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bbb20-dennis-dj-lanca-funk-para-prior-e-manu-baco-canta-a-tropa-do-babu/
Reality show tem mobilizado as redes sociais e famosos têm aderido às torcidas
Ler Mais