Volkswagen diz ter sido notificada pelo Ibama por fraude na picape Amarok

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de março de 2017 às 03:46

- Atualizado há um ano

Volkswagen diz ter sido notificada pelo Ibama por fraude na picape Amarok (Foto: Divulgação)A Volkswagen informou que foi notificada na quinta-feira, 23, da multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama por conta de fraudes apontadas pelo órgão em testes de emissão de poluentes da picape Amarok.

A montadora diz que está analisando a decisão e se manifestará “oportunamente”. O Ibama autuou a montadora em R$ 50 milhões - multa máxima que pode ser cobrada em crimes ambientais - em razão do uso no Brasil do mesmo dispositivo que adulterou o resultado de testes de emissões de veículos movidos a diesel nos Estados Unidos.

No Brasil, a montadora, conforme o órgão de proteção ambiental, manipulou testes no processo de homologação da picape Amarok, entre modelos de 2011 e parte da linha 2012. Foram vendidas no mercado brasileiro 17 mil unidades equipadas com um dispositivo eletrônico que reconhece procedimentos padronizados de laboratórios para alterar o funcionamento do motor em testes.

De acordo com relatório do Ibama, as picapes, se não fosse a atuação do software, teriam sido reprovadas nos testes feitos pelo órgão para checar se os veículos atendiam a normas nacionais de emissões. Após perícia encomendada à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o órgão concluiu que as picapes em circulação com o dispositivo emitem 10% mais óxidos de nitrogênio - um contaminante atmosférico - do que o permitido.

Além de aplicar a multa, da qual ainda cabe novo recurso à Volks, o Ibama cobrou no oficio encaminhado à direção da empresa no Brasil a realização de um recall para que o problema seja corrigido.