Volta às aulas: operação de trânsito e transporte começa nesta segunda (6)

Transalvador, Semob e Guarda Municipal vão promover ações educativas e de fiscalização

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 15:14

- Atualizado há um ano

A volta das aulas em boa tarde das instituições de ensino de Salvador, nesta segunda-feira (6), contará com uma operação para fiscalizar o transporte escolar clandestino e verificar abusos cometidos por motoristas que representem risco ou imprudência.

Ao longo de toda a semana, agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), da Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob) e da Guarda Civil Municipal (GM) atuarão nas escolas localizadas nos chamados pólos geradores de tráfego, onde há grande contingente de alunos e elevado fluxo de veículos.

Nesta segunda, o trabalho educativo será feito no colégio Sartre COC, no bairro do Itaigara, das 11h às 13h30. Pais e alunos serão abordados e irão receber um um folder com recomendações de segurança, inclusive sobre o transporte escolar. Até o final da semana, essa ação educativa vai acontecer em outras escolas. O cronograma não foi divulgado.

Segundo a Transalvador, a fiscalização, no entanto, será feita em toda a cidade. Serão punidos veículos parados em fila dupla ou tripla, além de estacionamento irregular, entre outras infrações. (Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)Transporte EscolarA base dessa ação é a educação para o trânsito, mas, se flagrarmos, por exemplo, transporte escolar clandestino, os agentes da Semob entram em campo. Quando isso ocorre, esse veículo é obrigado a levar cada aluno de volta para casa, acompanhado pelos agentes da Semob, e depois existe a apreensão sem que esses estudantes saibam o que está ocorrendo, para evitar transtornos ou constrangimentos a eles", explicou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos. 

Orientações relacionadas ao uso de equipamentos de segurança nos veículos, como utilização correta e obrigatória da cadeirinha, serão foco principal da ação. No entorno das escolas, também serão observador itens como sinalização horizontal e vertical para, se for o caso, haver reparos.

PalestrasA partir do próximo mês de março, a Transalvador fará um ciclo de palestras com treinamento sobre trânsito para professores. O treinamento será gratuito. Professores ou entidades que se interessarem pelo treinamento devem comparecer à Transalvador para solicitar agendamento.

O treinamento está sintonizado com as diretrizes educacionais nacionais de educação para trânsito, determinadas através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contram).