Volvo lança seu menor SUV

Por Antônio Meira

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Publicado em 21 de abril de 2018 às 03:29

- Atualizado há um ano

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Montado sobre a plataforma modular CMA, desenvolvida em parceria com a Geely, o Volvo XC40 chega para ser o modelo de entrada da marca no mercado de utilitários esportivos, que era composta por dois modelos: XC60 e XC90. No mercado nacional, o XC40 é oferecido em três versões, sempre com motor 2.0, mas com calibrações distintas, gerando 190 cv ou 254 cv de potência. A transmissão é automática de oito velocidades e a tração pode ser nas quatro rodas. Com 4,42 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o novo Volvo irá concorrer diretamente com Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. A versão mais barata custa R$ 169.950, a intermediária Momentum sai por R$ 189.950 e a R-Design por R$ 209.950. O concessionário atual da marca na Bahia é o Grupo GNC, que tem uma loja na Avenida Paralela. A Volvo já comercializa seu terceiro SUV no Brasil (Foto: Divulgação) SALÃO DE SÃO PAULO Maior mostra automotiva da América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo irá acontecer de 8 a 18 de novembro. Mas é preciso programar logo a visita, pois no primeiro final de semana irá acontecer a etapa brasileira da F1. No último, o impacto será por conta de um feriadão.

OBITUÁRIO AUTOMOTIVO Nos últimos meses, muitos modelos deixaram de ser produzidos e/ou comercializados no Brasil. A Fiat deixou de fabricar em Betim, MG, Palio, Punto, Siena, Bravo e Idea. Do México, a marca italiana parou de importar o Freemont. Nesse período, a empresa promoveu a estreia de apenas dois modelos: Argo e Cronos. A Jac Motors deixou de importar três modelos J2, J3 e J3 Turin. Na Renault, o Clio deu espaço para o Kwid e na Chevrolet o Captiva foi substituído pelo Equinox. Na linha Volkswagen, a baixa é o esportivo Fusca, que era trazido do México. (Foto: Marina Silva/CORREIO) CUIDADOS COM O AR-CONDICIONADO Marcos Lombriller, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, deu algumas dicas sobre o sistema de ar-condicionado, desde a manutenção até sobre a influência no consumo. A manutenção é, geralmente, realizada em duas partes: higienização  e limpeza da tubulação. A primeira envolve a troca do filtro de partículas. Já a segunda é feita por meio de um spray próprio, sendo homologado pelas fabricantes dos veículos. Ao levar o automóvel para manutenção, é necessária a atenção sobre as condições das mangueiras e da pressão do gás.

AR-CONDICIONADO AUMENTA O CONSUMO? Sim. No entanto, o motorista pode ter alguns cuidados para diminuir o consumo de combustível, como manter o filtro em boas condições, fazendo que o equipamento não precise exercer um esforço maior que o necessário. Uma curiosidade é que, principalmente nas estradas, os motoristas abrem os vidros e desligam o ar, acreditando na economia, mas o efeito é totalmente o contrário. Com os vidros abertos, o veículo precisa de mais força para vencer a pressão do ar externo.

A FALTA DE USO ATRAPALHA? Sim. O ar-condicionado possui lubrificação em seus componentes e a inatividade do equipamento pode acabar comprometendo sua eficiência, além de danificar algumas peças, como compressor, pistões, condensador, evaporador e também cilindros. Por isso, é recomendável a utilização do ar-condicionado de vez em quando. Outra dica é o desligamento do ar antes de chegar ao destino, que  pode ajudar a desumidificar o sistema e diminuir a probabilidade do surgimento de fungos. Basta desligar o ar-condicionado e deixar a ventilação ligada. O Range Rover Velar foi escolhido comoo carro mais bonito do mundo pela World Car Awards