Wagner defende Leão como alternativa para governo em 2020

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um dos principais líderes do PT baiano, o senador Jaques Wagner defende o nome do vice-governador João Leão (PP) como alternativa ao partido na disputa pelo Palácio de Ondina em 2022. A aliados próximos, Wagner avalia que a candidatura do vice seria a melhor opção caso o governador Rui Costa (PT) renuncie ao cargo para concorrer à vaga do Senado na sucessão estadual. Com isso, abriria espaço para o pepista tentar se reeleger ao governo no comando da máquina pública . “A estratégia de Wagner passa necessariamente por um bom desempenho de Leão na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta que pode lhe dar visibilidade e a chance de tocar grandes projetos”, afirmou um influente integrante do governo, sobre a confirmada nomeação do vice para a SDE.

Pedra no caminho Parte dos interlocutores de Jaques Wagner, contudo, acha que o objetivo dele é isolar o PSD em um eventual voo solo do senador Otto Alencar, presidente na sigla na Bahia.

Não se fala mais disso O governador Rui Costa está decidido a recolocar Eugênio Splenger no comando da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), mesmo com reações contrárias de dezenas de servidores do órgão. Recentemente, um grupo deles enviou carta aberta a Rui criticando o retorno de Splenger à Sema, da qual esteve à frente de 2010 a 2017. No texto, acusam o ex-secretário, de forma velada, por supostamente ter desmantelado  a política de gestão ambiental e de ter favorecido grandes empresários na concessão de licenças para o agronegócio. Splenger, contudo, tem o aval da maioria dos cardeais da Executiva estadual do  PT.

Retornos e chegadas Com a nomeação dos vereadores Felipe Lucas (MDB) e Rogéria Santos (PRB), respectivamente, para as secretarias municipais da Ordem Pública e da Mulher, a ser confirmada hoje pelo prefeito ACM Neto (DEM), a Câmara fica aberta para um veterano e um novato. Suplente de Lucas, o ex-presidente da Casa Pedro Godinho (MDB) retornará ao Legislativo após seis anos sem mandato eletivo. Já Alex Mine, que assumiu o primeiro lugar na fila da coligação proporcional formada por DEM-PRB-PMB  em 2016."O governador tem doutorado e pós na arte e  de mentir. A ponte para Itaparica  era para sair em 2013. Ele não teve coragem de lançar o desafio de vestir saia se a ponte não sair", Targino Machado, deputado estadual pelo DEM e líder da oposição na Assembleia, ao criticar a mensagem de Rui Costa ontem à CasaSupremo atraso Quase dez anos depois, o STF deve julgar, no próximo dia 21, o conflito de competência iniciado em 2009 entre o Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre uma investigação contra a prefeitura de Pilão Arcado. À época, o MPF da Bahia considerou que cabia ao MP estadual apurar irregularidades  na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) pelo município, mas até hoje a Corte não definiu qual dos dois vai cuidar do caso.

Só Jesus salva O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) se tornou o primeiro da nova legislatura a apresentar projeto de lei, mas entrou para o anedotário pelo teor da proposta: tornar a Bíblia patrimônio do Brasil e da Humanidade.