Wagner e Coronel comemoram eleição para o Senado pela Bahia

Da mesma coligação, candidatos do PT e PSD fizeram dobradinha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 23:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Com 97,68% das seções apuradas na Bahia, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) são os escolhidos nas urnas para representar a Bahia no Senado Federal. O ex-governador e o presidente da Assembleia Legislativa contabilizam mais que o dobro dos votos de Irmão Lázaro (PSC), o adversário mais próximo na disputa por uma das duas vagas.

Membros da mesma coligação, Mais Trabalho Por Toda a Bahia, Wagner tem 35,62% dos votos válidos (4.122.287) e Coronel 32,86% (3.802.690 votos). O cantor gospel Irmão Lázaro foi a preferência de 15,45% dos eleitores (1.788.155 votos).

ACOMPANHE O RESTANTE DA APURAÇÃO

Nas redes sociais, Wagner agradeceu pelo resultado nas urnas. “Muito obrigado, Bahia! Conseguimos uma vitória histórica: mais de 4 milhões de votos! Agradeço de coração todo o apoio e carinho que recebi durante toda a campanha. Visitamos mais de 140 cidades, estivemos juntos nas ruas, na TV, no rádio e nas redes. E fomos recebidos com muita gratidão e afeto. Podem ter certeza de que trabalharei muito no Senado para honrar a confiança que o povo baiano mais uma vez depositou em nosso Time”, declarou.

Coronel comemorou a virada nas urnas, já que durante boa parte da corrida eleitoral esteve atrás de Irmão Lázaro nas pesquisas, e agradeceu a família e demais apoiadores. “Em primeiro lugar, agradecer a Deus, depois ao povo baiano, que me confiou esta missão; aos meus familiares, minha especialmente minha esposa Eleusa; e ao ‘Time do Correria’, comandado pelo governador Rui Costa, pelo vice João Leão, pelo meu companheiro de Senado, Jaques Wagner e pelos senadores Otto Alencar e Roberto Muniz. Sem eles, não teria condições de postular, quanto mais alcançar esta vitória expressiva nas urnas”, comemorou Coronel, perto do fim das apurações.

Tanto Wagner quanto Coronel participaram de um pronunciamento seguido de comemoração pela eleição ao Senado e reeleição de Rui Costa (PT) para o governo do estado no Rio Vermelho.

[[publicidade]]

Reconhecimento Irmão Lázaro, por sua vez, divulgou um vídeo agradecendo o apoio dos eleitores e de apoiadores, como o senador Magno Malta e o candidato a Presidência Jair Bolsonaro. Além disso, reconheceu a derrota e parabenizou os adversários. "Agora, irmãos, a gente precisa se render à vontade de Deus. Se a vontade de Deus foi que Jaques Wagner, Coronel e Rui Costa ganhassem a eleição, só me cabe parabenizar a cada um deles e orar, pedir ao nosso Deus, que o coração deles seja conduzido de uma forma que a família baiana seja honrada", comentou.

O quarto colocado na votação para o Senado, faltando menos de 3% de urnas apuradas, foi Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), 7,98% (923.640 votos) seguido de Comandante Rangel (PSL), com 4,90% (566.894 votos).

Os desempenho parcial dos demais candidatos foi o seguinte: Fabio Nogueira (PSol), 163.512 votos (1,41%); Jorge Vianna (MDB), 60.108 votos (0,52%); Francisco José (Rede), 44.082 votos (0,38%); Celsinho Cotrim (PRTB), 40.379 votos (0,35%); Marcos Mauricio (DC), 39.338 votos (0,34%) e Adroaldo dos Santos (PCO), 20.603 votos (0,18%).