Wagner Moura estará no Roda Viva para falar sobre Marighella

Entrevista com ator e diretor será nesta segunda (1º), às 22h, na TV Cultura; Marighella será lançado nesta quinta (4)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2021 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho

O longo caminho percorrido por Marighella, filme de Wagner Moura baseado na biografia de Mário Magalhães sobre o guerrilheiro baiano morto pela ditadura, leva o ator e diretor ao centro do Roda Viva, na TV Cultura, em entrevista que acontece ao vivo na segunda-feira (1º), às 22h.

Aplaudido de pé no Festival de Berlim de 2019, o longa deveria ter estreado em 20 de novembro daquele ano, quando a morte de Carlos Marighella (1911-1969) completaria 50 anos. Mas o lançamento foi obstruído por burocracias impostas pela Ancine, a Agência Nacional de Cinema, que tem participação na cobertura dos custos de produção, por meio de lei de incentivo. Desde então, Wagner Moura vem afirmando que a postura da Ancine é uma forma de “censura”.

Carlos Marighella, morto em 1969 em uma emboscada na Alameda Casa Branca, em São Paulo, é representado no filme por Seu Jorge. O elenco conta ainda com Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero e Luiz Carlos Vasconcellos.

Marighella chega aos cinemas na quinta-feira (4), com grande campanha encabeçada por Moura, como o lançamento que aconteceu em Salvador na semana passada.