Yago elogia Burse como técnico: 'Tem resgatado astral da galera'

Meia estava em baixa com Carpegiani e agora briga por vaga como titular no Ba-Vi

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 13:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

Yago quer voltar a vestir a camisa de tituar do Vitória e promete não poupar energia para conquistar a confiança do novo treinador João Burse. O meia disputa posição com o atacante Erick e um dos dois vai ser escalado no trio ofensivo no Ba-Vi de domingo (11), às 16h, no Barradão. 

"A vontade e a dedicação são enormes. Nesses últimos jogos, fiquei fora e tenho essa vontade de entrar em campo", avisa Yago. "É uma disputa boa. Sempre falo que acho que tem que pensar no grupo, no que for melhor para o time. Tenho certeza que, no pouco tempo que tem, ele (João Burse) vai encaixar um bom time para a gente ir para esse próximo jogo. Independentemente de começar jogando ou entrar no segundo tempo, nosso intuito é ajudar", afirma o jogador.

Yago já teve duas oportunidades com João Burse, em agosto, quando o treinador assumiu o time interinamente entre a saída de Vagner Mancini e a contratação de Paulo Cézar Carpegiani, demitido na terça-feira (5).

Ele foi titular no empate em 1x1 com o Cruzeiro e na goleada por 4x0 sofrida contra o Grêmio. Reserva na ocasião, Erick entrou no decorrer das duas partidas. Nos dois primeiros coletivos da semana, o novo treinador testou os dois no time titular. Yago ganhou a vaga na quarta (7) e Erick nesta quinta (8). A troca foi a única feita no time esboçado para o Ba-Vi. O escolhido jogará aberto pela esquerda.

"João é dessa escola de novos treinadores, com um jogo bastante ofensivo. Quer a bola, quer jogar, propor o jogo, com intensidade alta", pontua Yago. "Ele tem passado isso pra gente. Tanto que tem resgatado a confiança de atletas que não vinham atuando, caso de Fillipe Soutto, André Lima, Lucas, a galera que vem esperando oportunidade para ajudar. Nos dois jogos que ele ficou no comando, foi pouco, mas deu para entender a filosofia dele. Certeza que, se a gente entender o mais rápido possível, as coisas vão acontecer bem".

O meia também afirmou que a troca de comando deixou o ambiente na Toca do Leão mais leve e que o grupo se sente mais à vontade com João Burse. "Quando tem mudança, o ambiente muda. Essa mudança tem resgatado o astral da galera, a confiança da rapaziada. Então, acho que isso conta bastante. Foi uma mudança de ambiente, de comando, cada um tem seu perfil. João (Burse) dá essa liberdade para que a gente comente, fale, para todos chegarem em um consenso, resolver e sair da melhor forma possível. Até porque não tem muito tempo para treinamento, tem que ser na base da conversa. Isso que ele tem feito".

Sem prestígio com Carpegiani, Yago perdeu espaço no time e tenta voltar a figurar entre as principais peças do elenco já no clássico de domingo. Com o ex-técnico, ele jogou nove partidas, sendo sete como titular. O meia não começa um jogo em campo há mais de um mês. A última vez foi no dia 5 de outubro, quando o Leão perdeu para o Santos por 1x0, no Barradão, na 28ª rodada da Série A. Na ocasião, ele foi sacado no intervalo e só voltou a entrar em campo no decorrer do empate com o Paraná, no último domingo (4). 

Com Erick ocorreu o inverso. Ele se firmou na equipe após a chegada de Carpegiani. Assim como Yago, foi mandado a campo pelo ex-técnico nove vezes, mas todas como titular. Marcou um gol, o que garantiu o triunfo por 1x0 contra o Vasco, no Barradão, na 24ª rodada.

Experiência em Ba-Vi Quem for escolhido por João Burse vestirá a camisa de titular do Vitória pela segunda vez em um Ba-Vi. Yago começou em campo no primeiro clássico da temporada, e escreveu o nome em um capítulo marcado por pancadaria. Ele se envolveu na briga generalizada do dia 18 de fevereiro, pelo Campeonato Baiano, e suspenso, não disputou os dois Ba-Vis da final do estadual. De fora de campo, viu o Bahia ser campeão. 

Erick também não tem boas recordações de seu primeiro Ba-Vi. Ele estreava pelo Vitória justamente no clássico do primeiro turno do Brasileirão e amargou a goleada por 4x1, na Fonte Nova. Naquele 22 de julho, Yago deixou o banco de reservas, mas não conseguiu mudar a história do jogo. Agora, prefere não lembrar do que passou. 

"Na verdade esse é só um ingrediente que torna o jogo mais especial. Se for reparar, cada detalhe é importante. Temos que focar no jogo, esquecer o que passou. O que interessa para a gente é o próximo jogo. Não adianta ficar olhando para trás. Temos que focar nesse jogo. Isso é que vai fazer com que a gente tenha um grande jogo", prega Yago.

A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória está na zona de rebaixamento. Com 34 pontos, é o 17º colocado. Em situação mais tranquila, o rival Bahia soma 40 pontos e está em 11º lugar.