Ziraldo acorda falante e recupera movimentos, diz família

'As notícias são bastante alentadoras', diz sobrinho do artista

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 11:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ana Colla/Divulgação

Depois de sofrer um AVC e ser internado em estado grave na quarta-feira (26), o cartunista Ziraldo deu indícios positivos de recuperação. A família do artista mineiro disse, em entrevista ao UOL, que apesar de ainda estar em condição delicada, Zilrado acordou melhor nesta quinta-feira (27).

“Ontem, depois dos medicamentos, ele já recuperou a fala, e agora ele apresenta movimentos normais no corpo todo”, disse André Alves Pinto, sobrinho de Ziraldo que estava próximo a ele no momento do AVC que atingiu artérias que irrigam a região do tálamo. Segundo André, o escritor chegou ao hospital com parte dormente do corpo e dificuldades de comunicação. No momento da internação, o artista estava sem conseguir falar e com o braço e a perna esquerdos em estado de dormência.

“Ele acordou ativo, falante, nervoso, querendo sair do hospital”, comemorou André. “Aquele temperamento dele voltou todo, a ponto de bala. Mas a situação é muito delicada, porque ele precisa de repouso. As notícias são bastante alentadoras. Diante do quadro atual, a esperança é de que ele se recupere totalmente, ou tanto quanto um senhor de 85 anos pode se recuperar. A questão agora é ele se acalmar e repousar”, completou ao UOL.

Irmão de Ziraldo, Zélio Alves Pinto, já passou pelo mesmo quadro do artista e comemorou as boas notícias. “Ele passou bem a noite e está em processo de recuperação. A informação que recebi é de que a pior parte ele já atravessou. Agora ele tem que ser ‘relax’, deixar o processo de recuperação acontecer. Se Deus quiser ele vai se recuperar bem, mas ainda deve ter um período de observação”, disse Zélio.