Especialistas listam os concursos mais cobiçados para este ano

Os meses de espera deverão ser aproveitados para intensificar os estudos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 08:31

- Atualizado há um ano

Quem é concurseiro está sempre na expectativa do lançamento de um novo edital. Ao longo do ano,  são vários anúncios de vagas a serem preenchidas nas esferas federal, estaduais e municipais, mas há sempre as mais cobiçadas.

Por isso, o CORREIO pediu que quatro especialistas em concursos públicos listassem  os editais mais aguardados para este ano. 

Eles dão dicas ainda de como se preparar para as provas e conquistar o tão sonhado cargo. Os especialistas destacam que, em concurso público, nunca há a garantia total da realização das provas, só mesmo após a publicação do edital. Mas alguns fatos ajudam a ter noção do que está por vir.

Eles ressaltam que, com a expectativa de mudanças políticas e ajuste das contas públicas, pode ser que alguns concursos demorem um pouco mais para serem autorizados pelo Ministério do Planejamento. Mas há vagas que devem ser preenchidas com urgência.  De acordo com os especialistas, caso alguns editais não sejam publicados tão rapidamente, os meses de espera deverão ser aproveitados para intensificar os estudos.

Segundo levantamento da Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concursos (ANPAC), neste ano devem ser oferecidas 162 mil vagas em diversas áreas, com salários que podem ultrapassar o valor de R$ 22 mil. Na Bahia, estão previstas, pelo menos, 2.428 vagas.

Kelle Catiane

Câmara Municipal de Salvador  

"É importante cumprir os horários de estudo, visto que a prova está iminente. Assim, é necessária a renúncia de certos hábitos sociais em função da dinâmica de cada disciplina. É bom ler cada assunto antes de praticar as questões associadas. Na semana antecedente à prova, torna-se imprescindível a vigilância emocional, ou seja, é necessário evitar os desgastes físicos e mentais. O candidato precisa de leveza para funcionar bem e o corpo necessita de saúde para enfrentar a maratona de questões. Para quem fará Redação, uma dica especial é levar um esboço de como organizar os parágrafos, a fim de otimizar o tempo."

Luis Ulbrich

Ministério Público da União  

"Há uma expectativa para esse concurso desde o ano passado. Os altos salários chamam atenção dos candidatos. Além disso, há um déficit muito grande de servidores já que não há concurso há muito tempo. A informática é uma disciplina que requer uma preparação muito forte da parte teórica, exige um conhecimento grande de conceitos como hardware, rede e segurança da informação. A disciplina pede também que você tenha uma aplicação dessa teoria muito forte, se traduzindo em termos de uso. Então o candidato precisa fazer muito uso dos aplicativos, do sistema operacional windows e das suas ferramentas, dos navegadores, dos editores de texto e das planilhas eletrônicas, por exemplo. É preciso investir tempo em uso de aplicativos assim como é fundamental resolver questões. Principalmente em face de uma banca que tem características muito próprias na cobrança de informática. Para mim, teoria, uso e resolução de questões, nessa ordem, é a chave para se sair bem."

Marilene Silva

Secretaria da Fazenda e Receita Federal  

"Além do salário ser muito bom, é emprego federal. Tem muita expectativa para esse concurso e os cursos preparatórios já estão abrindo vagas. A dica é se preparar desde agora para, quando o edital sair, o candidato estar seguro. Vale dar uma olhada na grade anterior, geralmente disponível na internet. Cuidado com as provas muito antigas, podem ter informações desatualizadas."

Alan Vinícius

Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT)  

"Já foi designada a comissão do concurso. Ou seja, a publicação do edital já se aproxima a partir do início das formalidades. A área de tribunal é altamente desejada. A dica é que os estudantes conheçam bem as disciplinas que serão cobradas. Assim, a partir da publicação do edital, os candidatos que estão se preparando podem se empenhar  mais para ter êxito na seleção."