Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja como será a cerimônia de posse de Jerônimo Rodrigues como governador

Ato será realizado na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 8h, neste domingo (1)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

A sessão solene de posse de Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior como governador e vice-governador do Estado da Bahia, respectivamente, acontece na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A chegada do governador eleito ao local está prevista para 7h30. Acompanhado da próxima primeira-dama, a professora Tatiana Velloso, ele será recebido pelo presidente da Alba, o deputado estadual Adolfo Menezes. Em seguida, Jerônimo fará o primeiro pronunciamento à imprensa no dia, em área reservada. 

O início da sessão solene, que acontecerá no plenário da Assembleia, está programado para 8h e contará com a presença de outras autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, e a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti. A abertura da cerimônia será feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, que formará uma comissão de deputados para conduzir o governador e o vice-governador ao Plenário.  

Após a execução do Hino Nacional pela banda de música Maestro Wanderley, da Polícia Militar, o deputado Adolfo Menezes convidará Jerônimo Rodrigues a proferir a leitura do Compromisso Constitucional (juramento). Na sequência, fará o mesmo procedimento com Geraldo Júnior.  

Logo depois, o presidente da Alba convidará o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Júnior Muniz, para ler o Termo de Posse e a declaração de bens do Governador, que serão assinados por Jerônimo Rodrigues. Neste momento, ele será declarado empossado pelo presidente da Alba. O rito se repetirá com o vice-governador.  

Já empossado, Jerônimo Rodrigues fará seu primeiro discurso como governador da Bahia no plenário da Assembleia Legislativa. A cerimônia será concluída com a execução do Hino da Bahia e terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo canal do Governo no Youtube.   

Passagem em revista 

Após a sessão solene dentro do plenário da Assembleia, o governador Jerônimo Rodrigues será conduzido à área externa da Assembleia Legislativa, onde passará em revista à tropa, composta por cadetes e integrantes da banda de música Maestro Wanderley, que desfilarão prestando continência ao governador empossado.  

Ao final deste ato, no mesmo local, Jerônimo Rodrigues falará novamente à imprensa, agora na condição de chefe do executivo estadual.   

Transmissão de cargo  

O ato seguinte à sessão solene será a transmissão do cargo de Rui Costa para o já empossado Jerônimo Rodrigues. O evento está previsto para ocorrer em uma tenda climatizada instalada na área verde da Assembleia Legislativa. O ato também terá transmissão ao vivo pela TV Alba e pelo YouTube do Governo da Bahia e contará com a presença de senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, representações de movimentos sociais, do setor produtivo e dos mais diversos segmentos da sociedade civil.     

Nesta segunda cerimônia, Rui Costa fará um pronunciamento ao público presente antes de assinar o Termo de Transmissão de Cargo de Governador do Estado junto com o governador Jerônimo Rodrigues, que também discursará.  

A execução do Hino oficial da Bahia encerrará o evento, que deve ser concluído às 11h. Depois, Jerônimo e comitiva irá se deslocar até Brasília, onde ocorrerá, também no domingo, a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.