Ivete Sangalo vai ganhar estátua ao lado de João Gilberto

Réplica da cantora será inaugurada em 2025 em Juazeiro

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 05:00

Protótipo da estátua de Ivete, que será inaugurada em Juazeiro
Protótipo da estátua de Ivete, que será inaugurada em Juazeiro Crédito: divulgação

Uma das filhas mais ilustres da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, Ivete Sangalo vai receber uma homenagem muito especial. Em 2025, quando ela comemora 53 anos, será inaugurada uma estátua da cantora na orla da cidade, ao lado da estátua de outro Juazeirense famoso: João Gilberto, o pai da Bossa Nova. Segundo o cantor, compositor e agitador cultural Maurício Mauriçola, amigo de Ivete, o projeto está sendo tocado por amigos e admiradores que encomendaram projetos a alguns artistas plásticos. Tudo com a anuência de Ivete. Inclusive, ela deu sugestões de como deve ser a estátua e se sente lisonjeada com tal honraria. A data deve coincidir com o show da excursão comemorativa aos 30 anos de carreira, em Juazeiro, que acontece 5 de abril de 2025, no Estádio Adauto Moraes.

TUM-TUM-TUM*

1 Idealizador e executor durante mais de 20 anos da Noite Baiana no Festival de Montreux, na Suíça, o produtor e empresário Daniel Rodrigues, que durante muitos anos geriu a carreira de Gilberto Gil, está se articulando para a retomada do evento em 2025. No auge da axé music, se apresentaram nesse evento nomes como Ivete Sangalo com a Banda Eva, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Bell Marques com o Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ara Ketu e Olodum, entre outros.

Timbalada
Timbalada Crédito: divulgação

2 Para quem não viu (ou se quiser matar saudade), depois de uma temporada marcada por casa cheia e ingressos esgotados em todas as edições, a banda Timbalada – liderada por Denny Denan e Buja Ferreira - realiza a última edição de seu tradicional ensaio de verão no Candyall Guetho Square, no dia 18 de fevereiro. Imperdível.

3 A baiana Silvana Magda, que coordenou o Carnaval dos 45 anos das Filhas de Gandhy, comemora o sucesso e a repercussão de seu trabalho, que trouxe de volta o brilho e a força de mulheres guerreiras que sempre lutaram para que o afoxé conquistasse seu merecido espaço na folia baiana. Ela, que mora há mais de 40 anos em New York, atendeu ao chamado de sua mãe, Gliceria Vasconcelos, uma das fundadoras do bloco.

Capa do disco Magia
Capa do disco Magia Crédito: divulgação

Em 2025, a Axé Music completa 40 anos

O Carnaval 2024, cujo tema foi Salvador Capital Afro, numa justa homenagem aos blocos afros, pode ganhar um especial ano que vem. Isso porque, em 2025, a Axé Music comemora 40 anos. Se os coordenadores da folia vão apostar nessa data comemorativa, a gente ainda não pode afirmar. Mas, que ela será posta na mesa para uma avaliação não tenho dúvidas. Afinal, desde que Luiz Caldas estourou nacionalmente com seu Fricote, do saudoso Paulinho Camafeu, a música baiana feita para o carnaval conquistou não só o Brasil como o mundo.

Fernando Young prepara documentário sobre Caetano e Bethânia

Enquanto não é confirmado oficialmente o show que reunirá os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia em excursão pelo Brasil, o diretor Fernando Young está pilotando um documentário com os dois filhos ilustres de Santo Amaro da purificação. Segundo uma fonte bem informada falou em off para a coluna, já foram feitas imagens no Bonfim, no Gantois e na própria cidade onde eles nasceram. Se não houver mudança de planos, será um grande acontecimento.