Edicase Brasil

3 destinos para turismo rural no interior de São Paulo

Experiência na região inclui gastronomia, trilhas, cachoeiras e muita cultura caipira

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 19:25

Imagem Edicase Brasil
Destinos para turismo rural têm crescido no interior de São Paulo (Imagem: Joao D'Andrettta | Shutterstock) Crédito:

O turismo rural é cada vez mais praticado e incentivado nos interiores do Brasil. E em São Paulo não é diferente. Pouco a pouco, o interior paulista vai ganhando novos roteiros com fazendas, sítios e espaços sendo abertos ao público. É o caso da Rota Em Cantos do Interior Paulista, que integra as cidades de Anhembi, São Manuel e São Pedro, a cerca de 200 quilômetros de São Paulo.

O roteiro está em fase de consolidação e é um dos resultados do projeto Impulso Empreendedor, que tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do turismo nos municípios. Na região, destacam-se atrativos de turismo de natureza, aventura, rural, religioso e muito mais. Para conhecer a rota completa, vale separar pelo menos três dias de viagem.

1. Anhembi

A Festa do Divino de Anhembi, com mais de 150 anos de história , é uma celebração única que mantém viva a tradição da Irmandade do Divino. Anualmente, os devotos realizam uma peregrinação de 9 dias, viajando de casa em casa com a bandeira do Divino e cantando músicas tradicionais. O uso de batelões para atravessar o Rio Tietê e a vestimenta branca simbolizam a missão cumprida.

Mas o ápice da festa acontece na procissão, culminando no emocionante Encontro das Canoas. Com fogos de artifício e o cortejo dos Amortalhados, a festa é um momento de profunda devoção, em que os devotos expressam fé e gratidão aos pés do Divino.

A tradição, iniciada no século 19, continua a inspirar a comunidade, unindo gerações em torno da fé, cultura e história. Para além da festa, o turismo religioso na cidade se mantém com paradas como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e a Casa do Divino Espírito Santo, onde estão as bandeiras da festa e outros objetos relacionados.

Um passeio pelo rio no Anhembi Camping

Para conhecer um pouco mais das paisagens naturais da cidade, o Anhembi Camping é um refúgio projetado para proporcionar lazer, segurança e conforto a famílias locais e visitantes. Estrategicamente localizado em uma extensa área verde nas margens da represa de Barra Bonita, o camping é um destino ideal para entusiastas da pesca e esportes náuticos.

Com estrutura completa, oferece opções para passar o dia, acampar com barracas ou se hospedar do mini chalé. Além de uma piscina, o local disponibiliza restaurante e churrasqueiras para momentos de descontração. Os visitantes podem também explorar a beleza do entorno por meio de passeios de barco pelo rio Tietê represado, onde a natureza preservada revela a presença de aves como tuiuius, garças pantaneiras e patos selvagens.

Queijos e um pouco mais de turismo rural

Já o Laticínios Sítio Água Fria oferece uma experiência de turismo rural e gastronômico. O lugar é especializado na produção artesanal de queijos premiados, doce de leite, iogurte e outros derivados. E combina cuidado artesanal com tecnologias modernas para assegurar a excelência em seus produtos.

Para conhecer a produção e fazer uma degustação, é preciso agendamento prévio. O passeio passa por lugares do sítio como o laboratório onde é desenvolvida a reprodução dos animais e os pastos onde as vacas descansam e pequenos bezerros circulam com tranquilidade. É de se encantar crianças e adultos da “cidade grande”! Na hora de provar os sabores locais, destacam-se os queijos como coalho, remanso, nascente e minas frescal.

Imagem Edicase Brasil
São Manuel é o lugar perfeito para atividades de camping temáticas (Imagem: Celli07 | Shutterstock) Crédito:

2. São Manuel

Para viver, de fato, uma experiência de turismo rural, os visitantes de São Manuel podem visitar a Fazenda Morro Azul. O lugar é cenário para atividades de camping temáticas, como astro turismo. Na estrutura, além do camping e de base de apoio com pontos de energia, cozinha e banheiros com chuveiro quente, a fazenda conta com cachoeiras e grutas ideais para trilhas. Não à toa, um de seus principais atrativos são os passeios guiados de aquatrekking e caminhadas de nível moderado.

Mesmo para quem não é tão fã de acampamentos, essa é uma vivência que vale a pena ser feita ao menos uma vez. Para começar o dia, os visitantes têm a chance de acompanhar o nascer do sol em meio à natureza, enquanto desfrutam de um café da manhã especial. Na sequência, a caminhada leva até a Gruta da Pedra da Moça, uma das maiores da região, em um percurso de 3km ida e volta. Ou então até as cachoeiras como a do Amor, que conta com poço para banho, em um tour de 6km ida e volta.

Espaço para o casamento dos sonhos

A Estância Marina de São Francisco é o cenário ideal para casamentos em São Manuel, proporcionando uma experiência singular de celebração em meio à natureza. A fazenda conta com superestrutura de hospedagem, onde os noivos e seus convidados podem curtir antes e depois da cerimônia.

Além disso, as instalações da estância incluem uma sala de cinema, piscina, sauna e campo de futebol, entre outros. A estância ainda oferece uma capela e um salão de festas, ideal para cerimônias e recepções. E, para além dos eventos, o lugar aceita hospedagem de grupos mediante agendamento.

Gastronomia no Pesqueiro Recanto Dourado

A pesca é um grande atrativo dessa região, principalmente para os locais. E no Pesqueiro Recanto Dourado, famílias se reúnem para aproveitar o cenário e praticar a atividade. Além disso, o lugar conta com um charmoso restaurante que oferece refeições e petiscos deliciosos. Vale a pena experimentar alguns dos peixes servidos, como tilápia e pintado.

Levando um pedacinho da cidade para casa

O Atelier de Cerâmica Paulo Turchiari se destaca em São Manuel, em especial para os amantes de arte e artesanato. Especializado na produção de peças de cerâmica exclusivas, o artista começou sua produção como um hobby e hoje apresenta uma rica diversidade de peças com funcionalidades, cores e técnicas. Ou seja, a visita é a oportunidade ideal de adquirir um souvenir local, levando para casa uma peça única e autêntica.

3. São Pedro

São Pedro, a 154 quilômetros da capital, é o terceiro município que compõe a rota. O lugar é o refúgio perfeito para aqueles que desejam escapar do tumulto das grandes cidades. Isso, principalmente, porque a cidade é famosa por suas deslumbrantes paisagens e ambiente acolhedor, sendo um destino ideal para os amantes da natureza e entusiastas de um belo pôr do sol.

São Pedro está situada nas encostas da Serra do Itaqueri, atraindo aventureiros, motociclistas e viajantes que apreciam as estradas sinuosas e os mirantes estrategicamente localizados, oferecendo vistas espetaculares do interior paulista.

Um passeio pelos parques da cidade

Um dos locais mais frequentados é o Parque do Cristo, no topo da serra, onde visitantes se reúnem aos pés de uma imponente imagem do Cristo. Nas proximidades, encontra-se o Parque Marcelo Golinelli, com seus decks panorâmicos, quiosques e trilhas para caminhadas. Outra atração imperdível é o Parque Maria Angélica Manfrinato, que se destaca com seu lago central, pedalinhos e áreas de descanso à sombra das árvores.

Encantos do centro histórico

O centro histórico da cidade encanta os visitantes com sua atmosfera tranquila e harmoniosa, evocando uma sensação de estar em um lugar distante e sereno. Além disso, a cidade oferece uma rica experiência cultural e histórica, com destaque para a Feira de Artes e Artesanatos, lojas de bordados e enxovais, e o Museu Gustavo Teixeira, um verdadeiro tesouro da história local. A estância também é renomada por seus parques aquáticos, classificados entre os mais famosos da América Latina, prometendo diversão e lazer inesquecíveis.

Por Eliria Buso – revista Qual Viagem