Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 6 de março de 2024 às 17:25
Adotar um estilo de vida equilibrado é uma escolha que traz diversos benefícios à saúde física e mental. Compreender a importância de uma alimentação saudável pode ser um divisor de águas quando falamos sobre condicionamento. Associada a uma rotina de exercícios bem planejada, uma dieta adequada potencializa os resultados físicos, promove uma recuperação mais eficiente e ajuda a prevenir lesões.
Nesse contexto, o frango desempenha um papel crucial. Sendo uma excelente fonte de proteínas magras, fornece os aminoácidos necessários para a reparação e o crescimento muscular após o treino. Além disso, é rico em nutrientes como vitaminas do complexo B e minerais essenciais, contribuindo para a saúde geral do organismo.
A seguir, confira 5 receitas fit com frango para o pós-treino!
Em um recipiente, misture o frango moído, a cebola ralada, o ovo, a farinha grão-de-bico e o sal. Em seguida, leve para descansar na geladeira por cerca de 10 minutos. Faça bolinhas nas mãos e molde no formato de hambúrguer . Unte uma forma com óleo de coco, coloque os hambúrgueres e leve ao forno preaquecido a 180 °C até ficarem dourados. Sirva em seguida.
Dica: sirva com salada.
Para empanar
Em uma panela, refogue o alho no azeite e acrescente o brócolis picado, mexendo por 3 minutos em fogo médio. Junte a aveia, o queijo cottage, o sal e a pimenta até obter uma massa e reserve. Corte cada filé de frango, abrindo-o no sentido horizontal, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Recheie cada um com a massa. Para fechá-los, use palitos de madeira.
Para empanar
Misture a aveia, o gergelim, o sal e a pimenta em um recipiente. Passe os filés na clara batida com um garfo e, em seguida, na mistura de aveia. Coloque-os em um refratário untado com azeite e leve ao forno preaquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Vire na metade do tempo ou quando a superfície estiver levemente dourada e crocante. Retire do fogo e sirva.
Tempere os filés com o limão, o sal e a pimenta. Pincele o azeite e polvilhe com as castanhas-do-pará. Forre uma assadeira com papel-alumínio e coloque os filés. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, coloque o orégano e regue com o molho de tomate. Sirva em seguida.
Em um recipiente, tempere o frango com o sal e o limão 30 minutos antes do preparo e reserve. No liquidificador, bata os tomates com a água até adquirir consistência de molho e reserve. Em uma panela, fogo baixo, refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente o frango reservado e os cogumelos e mexa.
Quando o frango dourar levemente, acrescente a páprica e mexa um pouco mais. Acrescente os tomates batidos e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente a biomassa de banana-verde, mexa e deixe em fogo baixo por mais 10 minutos. Quando o molho ficar mais consistente, acrescente a salsinha. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Tempere o frango com sal, pimenta e metade do curry em um recipiente. Misture bem para que os pedaços de frango fiquem completamente envolvidos pelos temperos. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio e refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Em seguida, adicione o frango temperado e cozinhe até que esteja dourado por todos os lados.
Junte a quinoa à panela, adicione o restante do curry e mexa por 1-2 minutos, permitindo que os grãos sejam revestidos pelos temperos. Despeje o caldo de legumes, ajuste o sal e a pimenta e deixe cozinhar em fogo médio-baixo com a panela semicoberta até que a quinoa absorva todo o líquido e o frango esteja completamente cozido, cerca de 20 minutos.
Acrescente o leite de coco, misture delicadamente e deixe no fogo por mais 5 minutos, até o prato adquirir uma consistência cremosa. Finalize com salsinha picada e sirva quente.