Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Aprenda a preparar opções gostosas e nutritivas para o dia a dia
Portal Edicase
Publicado em 5 de março de 2024 às 18:25
A dieta vegana pode favorecer a saúde do corpo e, quando bem equilibrada e distribuída, também pode ser benéfica para quem deseja ganhar massa muscular. Substituindo a proteína animal pela vegetal, esse tipo de alimentação combina frutas e legumes ricos em nutrientes que ajudam a fornecer energia ao organismo e potencializam os músculos.
Por isso, confira 6 receitas saborosas e sem ingredientes de origem animal para inserir na dieta e aumentar o ganho de massa muscular!
Em um liquidificador, disponha todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo e o óleo vegetal, e bata até obter uma massa homogênea. Transfira a mistura para um recipiente e, aos poucos, adicione a farinha de trigo até obter uma massa lisa. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e reserve. Coloque as bolinhas em uma forma untada com óleo e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite de dendê e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o pimentão, o tomate e as bananas-da-terra e refogue por 5 minutos. Acrescente o leite de coco, o caldo de legumes, o sal e a pimenta-do-reino do reino e misture bem. Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo, polvilhe com coentro e salsinha e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque os floretes de couve-flor, cubra com água, coloque sal e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macios. Desligue o fogo, espere amornar, escorra um pouco da água e transfira a mistura para um liquidificador. Bata até obter uma consistência homogênea e reserve. Encha uma panela com água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Desligue o fogo, adicione as folhas de espinafre por 2 minutos e escorra, espremendo bem para retirar o excesso de água. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e o alho e doure. Acrescente as folhas de espinafre e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, transfira o conteúdo para um liquidificador, junte a mistura de couve-flor e bata bem. Depois, disponha o creme novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a abóbora, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Desligue o fogo, escorra a água, espere amornar e amasse a abóbora com a ajuda de um garfo. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Após, acrescente a abóbora amassada e a água e mexa até obter uma consistência homogênea. Desligue o fogo, tempere com sal. Regue com azeite e sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o abacate e o azeite e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, coloque a farinha de trigo, o cacau em pó, o açúcar, o açúcar mascavo e o bicarbonato de sódio e misture bem. Aos poucos, adicione a mistura ao abacate e mexa para incorporar. Junte o suco de limão e as nozes e mexa para incorporar. Unte uma assadeira com azeite e enfarinhe com farinha de trigo. Disponha a massa e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 25 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente os legumes e refogue por 5 minutos. Junte o molho de tomate, o arroz e a água e misture bem. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Desligue o fogo, tempere com sal e polvilhe com cheiro-verde. Sirva em seguida.