7 cuidados para manter o sorriso bonito e saudável

7 cuidados para manter o sorriso bonito e saudável

Dentista explica como alguns hábitos são importantes para prevenir problemas nos dentes

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 11 de junho de 2024 às 16:28

Imagem Edicase Brasil
Alguns hábitos ajudam a manter os dentes saudáveis (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock) Crédito:

O cuidado com a saúde bucal vai muito além de apenas escovar os dentes. Apesar deste ser um passo importante na rotina de higiene pessoal, outros hábitos podem ser adotados – ou evitados – por quem deseja manter os dentes bonitos e saudáveis. Por isso, a cirurgiã-dentista Kátia Blume lista 7 cuidados diários que auxiliam na manutenção do sorriso. Confira!

1. Escove os dentes após as refeições

Segundo a especialista, escovar os dentes após as refeições é o cuidado mais básico da higiene bucal, pois é “por meio da escovação que eliminamos os resíduos dos alimentos”. Para uma escovação adequada, ela recomenda a utilização de uma escova de cerdas macias e a realização de movimentos suaves. Além disso, também é preciso escovar a língua e os espaços entre os dentes.

2. Utilize fio dental diariamente

O uso do fio dental também deve ser incluído na rotina, pois auxilia na remoção dos resíduos de alimentos que a escova não alcança. “Esse hábito é complementar à escovação e previne cáries e doenças gengivais. Para uma utilização correta, deslize o fio suavemente entre os dentes, fazendo movimentos de vaivém”, explica a cirurgiã-dentista.

3. Mantenha uma alimentação balanceada

Ter uma dieta equilibrada beneficia não só o corpo, mas também a saúde bucal. A recomendação é optar por alimentos ricos em cálcio, como leite, que fortalecem os dentes, e evitar o consumo excessivo de itens com açúcares e alimentos ácidos, pois eles podem causar danos ao esmalte do dente.

Imagem Edicase Brasil
Beber água produz saliva, fluido importante para a limpeza dos dentes e prevenção do mau hálito (Imagem: GBJSTOCK | Shutterstock) Crédito:

4. Hidrate o corpo

Manter-se hidratado ao longo do dia também é outra dica de cuidado importante para deixar o sorriso em dia. Isso porque o hábito de beber água regularmente estimula a produção de saliva, que desempenha um papel fundamental na proteção e saúde dos dentes. “A saliva é um tipo de fluido que contribui com a limpeza dos dentes e ajuda na prevenção do mau hálito e de cáries, por exemplo”, explica Kátia Blume.

5. Não utilize os dentes incorretamente

Roer unhas , morder objetos duros ou usar os dentes como ferramentas, para abrir objetos como garrafas, são hábitos que podem colocar o sorriso em perigo e devem ser evitados no dia a dia, pois aumentam o risco de desgaste ou, até mesmo, de fraturas nos dentes, segundo a especialista.

6. Invista em um enxaguante bucal de qualidade

Enxaguantes bucais podem complementar a higiene dos dentes, mas é importante usar produtos adequados e seguir as orientações do dentista. “Evite, por exemplo, enxaguantes com álcool, que podem ressecar a boca, e opte por soluções com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes”, recomenda a profissional.

7. Visite o dentista regularmente

Para garantir a manutenção e saúde do sorriso é indispensável consultar periodicamente o dentista a cada seis meses, pois ele é o profissional capaz de detectar e prevenir problemas bucais de forma precoce. Além disso, o dentista realizará uma limpeza profissional nos dentes e poderá passar orientações sobre cuidados específicos. “Seguir esses hábitos simples pode fazer uma grande diferença na saúde e na beleza do seu sorriso”, finaliza Kátia Blume.

Por Vitória Soares